Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

1º de Maio

1º de maio: Sintraconst-Rio sorteia motos e reforça luta por empregos

terça-feira, 3 de maio de 2016

1º de Maio

1º de maio: Sintraconst-Rio sorteia motos e reforça luta por empregos

Construção Cívil do Rio de JaneiroCrédito: Arquivo: Sindicato

Milhares de operários e seus familiares lotaram a quadra da Unidos da Tijuca neste 1º de maio para a tradicional Festa do Dia do Trabalho realizada pelo Sintraconst-Rio.

O evento, que começou às 9h e foi até o fim da tarde, sorteou para os sindicalizados dezenas de eletrodomésticos como TV 40 polegadas, notebook e micro-ondas. Além disso, foram sorteadas duas motocicletas 0km.

A festa ainda foi um ato em defesa dos empregos e pelo fim da crise econômica e política que assola o Brasil.

Quem compareceu à comemoração curtiu também o churrasco completo gratuito servido pelo Sindicato – com direito a bebidas – acompanhado do pagode do grupo Dá Pra Ser e da bateria da Unidos da Tijuca. Já as crianças tiveram seu espaço exclusivo com pula-pula, brincadeiras de arco e flecha, esgrima, entre outras atividades.

Neste ano, mesmo com a crise que derrubou empregos em todo o Brasil, o Sindicato manteve o tradicional evento em respeito a toda categoria.

Diversão

Alcimar do Carmo, ajudante na obra de reforma do Hospital Samaritano, em Botafogo, chegou cedo com sua família ao evento.

Ele acompanhava, ao lado de sua esposa, seu filho Cristian, de 9 anos, que se divertia na área exclusiva para as crianças — com pula-pula, golfe e esgrima infantil.

"A festa está muito bem organizada, estamos bem confortáveis", conta Alcimar.

Ele destaca que o limite de cinco cervejas grátis por sindicalizado na festa deste ano foi uma boa iniciativa do Sindicato.

"Isso coloca um limite em alguns aí que querem tumultuar", diz o ajudante.

Aposentados

Além das crianças, os aposentados da construção civil têm espaço exclusivo na festa. E ocupando uma das mesas por lá estava Seu Severino Bernardino, de 77 anos, junto a sua esposa, Erineia.

Ele, que é morador de Queimados, conta que vem ao evento "sempre para curtir".

"É bom dar uma volta, sair de casa", diz Severino, carpinteiro aposentado há 10 anos.

Em uma mesa próxima a de Severino, estavam os amigos Ernesto Cardoso, de 68 anos, e Amadeo Ferreira da Silva, de 84.

"Nós somos muito bem tratados pelo Sindicato aqui, por isso sempre volto a festa", conta Amadeo.

Ernesto diz que as comemorações do Sintraconst-Rio também são uma oportunidade para "se atualizar das notícias da política e da luta dos aposentados".

Mais empregos, menos crise

O presidente Carlos Antonio lembrou das bandeiras dos trabalhadores diante do cenário econômico e político frágil que o Brasil enfrenta e explicou sobre o andamento das negociações do reajuste salarial com os empresários.

Nesta semana, uma nova reunião será feita em busca de um acordo. Em função do cenário econômico e político brasileiro, as negociações estão complicadas. Os patrões querem tirar direitos conquistados a muito custo pelos operários.

"E isso nós não vamos permitir", destaca Carlos Antonio.

"Nós vamos negociar para chegar um acordo. E isso demora. Não adianta fazer um acordo que gere desemprego depois", completa o presidente.

"É bom lembrar que somos os protagonistas da história desse país, e assim nós vamos seguir na luta", completa.
Mudança política

Ele também falou aos trabalhadores sobre o enfrentamento político que o Brasil tem pela frente.

"Os empresários não investem até que se resolva as questões de ordem política. Ninguém quer investir sem segurança política e jurídica. Estamos vivendo um momento ruim para a história do país", completa.

"É preciso uma mudança na política e na economia. Enquanto não mudar, vamos ter juros e inflação alta, além do desemprego", destaca.

Premiados da festa

Os principais ganhadores do dia foram Antônio Carlos Gonçalves, de 54 anos, morador de Belford Roxo, e João Mariano de Oliveira, de 82 anos.

João, que é aposentado, não conseguia esconder a felicidade pelo prêmio.

"Vou vender a moto e ficar com o dinheiro", conta ele.

O mesmo deve fazer Antônio, que é montador. Ele foi demitido em março em função da crise que atinge o país.

"Esse dinheiro vai dar um grande alívio", diz ele, com os olhos marejados.
Ao lado do trabalhador

O pedreiro aposentado Paulo Fernandes de Oliveira, 54 anos, ganhou um notebook no sorteio da festa. A história desse operário com o Sintraconst-Rio é longa.

Nos anos 1990, Paulo foi um dos milhares de empregados da construtora Encol que ficaram a ver navios com a falência da empresa.

"Chegamos um dia para trabalhar e demos de cara com o portão da obra fechado", lembra ele, que dava expediente em um canteiro na Barra da Tijuca.

Há cerca de quatro anos, graças à atuação do Departamento Jurídico do Sindicato, Paulo Fernandes recebeu R$ 6,6 mil da massa falida da Encol.

"Foi uma luta dura, o Sindicato mandou advogado a vários lugares para que eu, assim como outros trabalhadores, recebesse o que a empresa devia", conta. Representantes do Departamento Jurídico do Sintraconst-Rio chegaram a ir até Goiânia, onde tramitava o processo pois era local da sede da Encol.
Futebol na sala

Outro  operário que saiu com o sorriso de orelha a orelha e carregando uma TV de 40 polegadas ganha no sorteio foi operador de betoneira Geraldo Barbosa.

Ele trabalha em uma obra de reforma na Avenida Brasil e sabe já o que vai fazer com a TV.

"Vou colocar essa TV na sala para ver jogo do Flamengo", conta Geraldo.
Lideranças

A festa de 1º de maio do Sintraconst-Rio contou com a presença de lideranças sindicais e políticas do estado do Rio.

Vice-presidente da Força Sindical e presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Rio de Janeiro, Isaac Wallace de Oliveira, prestigiou o evento.

Ele lembrou que o momento exige que os sindicatos expliquem aos trabalhadores sobre a situação política e econômica instalada no Brasil.

"E este é um ano de eleição, vamos cuidar do voto. Há uma crise com mais de 10 millhoes de desempregados."

O coordenador do Legado Olímpico da Prefeitura do Rio, Alex Barros, também compareceu.

Da Força Sindical do estado, também estiveram presentes na quadra da Unidos da Tijuca Maria Aparecida da Silva, Sandoval Marques Rodrigues Silva e Marcelo Peres Gomes.

Atuação sindical

A servente Priscila Ribeiro, de 29 anos, aproveitou a comemoração do Dia do Trabalho na quadra da Unidos da Tijuca para agradecer a atuação do Sintraconst-Rio.

Ela recebeu R$ 26 mil de seguro que a família do trabalhador tem direito em caso de morte do operário — conforme determina a convenção coletiva. No caso de Priscila, quem faleceu foi sua mãe, que era servente de uma empresa terceirizada da João Fortes em uma obra no Recreio dos Bandeirantes.

 "Eu trabalhava com a minha mãe como servente na obra. Ela morreu e eu nem sabia que tinha direito ao seguro. A empresa também não falou nada", conta Priscila. "Disse que ia pagar só a rescisão."

"Durante uma visita do Sintraconst-Rio na obra há cerca de um mês, conversei com os representantes do Sindicato que me falaram do seguro", completa ela.

Com o dinheiro, a servente conseguiu dar entrada em uma casa própria.

"O Sindicato vai até o fim para garantir o cumprimento da convenção coletiva de trabalho", frisa o presidente Carlos Antonio.

O Sindicato lembra que quando a empresa não tem seguro de vida coletivo, o trabalhador deve denunciar o caso ao Sintraconst-Rio pelo telefone 2196-1606 ou 2196-1607.
Talento

Além do pagode do grupo Dá Pra Ser e da bateria da Unidos da Tijuca, a comemoração de 1º de maio foi animada pela batida do funk de Paulo Giovani Rosa, o MC Gi.

Ele, que é ajudante em uma obra da empresa Cury na Pavuna, participou do concurso de talento do Sindicato e trouxe seu show com a temática do combate ao mosquito Aedes Aegypti, acompanhado da dançarina Pricila.

"Foi uma honra participar dessa festa", diz ele cheio de alegria.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sintraconst-Rio

Últimas de 1º de Maio

Todas de 1º de Maio
86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico
Força 17 ABR 2024

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU
Força 17 ABR 2024

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho
Força 17 ABR 2024

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza
Força 17 ABR 2024

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM
Força 17 ABR 2024

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado
Força 17 ABR 2024

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?
Força 17 ABR 2024

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate
Força 16 ABR 2024

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 16 ABR 2024

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação
Força 16 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário
Imagem do dia 16 ABR 2024

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)
Força 16 ABR 2024

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Força 16 ABR 2024

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China
Força 16 ABR 2024

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China

Aguarde! Carregando mais artigos...