Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Direitos Humanos e Cidadania

Representantes sindicais do Brics participam de reunião em Nova Deli (Índia)

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Direitos Humanos e Cidadania

Representantes sindicais do Brics participam de reunião em Nova Deli (Índia)

BricsCrédito: Arquivo: Fequimfar

Comunicado Conjunto: Pelos representantes sindicais do BRICS presents na Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos Países do BRICS  
 (25 e 26/01/2016 – Ufa, Russia)

Pela Força Sindical, participa Ruth Coelho Monteiro, secretária de Cidadania e Direitos Humanos da Central

A Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos Países do BRICS sob a presidência da Rússia no BRICS foi realizada na cidade de Ufa, Federação Russa, durante 25-26 janeiro de 2016 e tornou-se a primeira reunião desse tipo na história dessa aliança. A reunião teve a participação de delegados do Fórum Sindical dos BRICS, representando as maiores federações no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como observadores sindicais.

•    O convite para participar da reunião estendida aos representantes sindicais e patronais indica progresso substancial realizado no sentido de institucionalização do diálogo social dentro do BRICS e fornece bases para promover o desenvolvimento de contatos trilaterais destinadas a melhorar a coerência da ação nas principais áreas de cooperação entre os nossos países.

•    Sindicatos notam a relevância dos itens na agenda relativa à formalização do mercado de trabalho, a interação trilateral em matéria de formação avançada e educação profissional, melhorando a eficiência da proteção social dos trabalhadores. A solução conjunta destes problemas ajudará a melhorar significativamente a situação socioeconômica das centenas de milhões de trabalhadores nos países BRICS.

•    Os sindicatos estão convencidos de que uma solução mais eficiente dos problemas dos trabalhadores requer o reforço do diálogo social dentro BRICS. Eles observam, porém, que os procedimentos e condições de cooperação trilateral ainda não são claros e requerem mais discussão e coordenação.

•    Os representantes sindicais recebem a participação dos líderes da OIT na Reunião Ministerial do Trabalho que reafirma o empenho mútuo dos lados para buscar soluções eficazes para os problemas em mãos.

•    Os sindicatos acreditam que a plataforma e o mecanismo do diálogo social, que seria baseado em uma experiência quase secular acumulada pela OIT, podia ser acordado por um grupo de trabalho composto pelos representantes sindicais, governamentais e empregadores dos países BRICS.

•    Os sindicatos estão convidando para o Conselho de Negócios e Ministros do Trabalho e do Emprego dos países do BRICS para estabelecer um Grupo de Trabalho sobre o Diálogo Social, que incluiria 1-2 representantes de cada uma das partes a fim de que o Grupo pudesse tomar parte na preparação da próxima Reunião Ministerial do Trabalho sob a presidência indiana.

Possíveis tópicos para discussão No Fórum Sindical do BRICS na Índia em 2016

O resultado da reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos países do BRICS em Ufa (Rússia) em janeiro 2016 foi a assinatura da Declaração, o que reflete a necessidade de prosseguir uma política integrada destinada à formalização do mercado de trabalho e aumento da alta qualidade do emprego inclusivo, o que levaria ao crescimento da renda, redução das tensões sociais e crescimento econômico acelerado.

Estas questões poderiam ser mais desenvolvidas no âmbito da discussão do Fórum Sindical do BRICS na Índia, com especial destaque para a criação de emprego e redução da pobreza e da desigualdade de renda. Dadas às especificidades do local do Fórum, esses problemas poderiam ser direcionados em um contexto mais focado. Ou seja, podemos examinar dois setores da economia nacional, muito diferentes uns dos outros, mas, no entanto, representando esferas estrategicamente importantes de cooperação entre os países do BRICS:

1.    A produção e o processamento de produtos agrícolas: aspecto do desenvolvimento da segurança alimentar, criação de empregos e erradicação da pobreza e da disparidade de renda;

2.    Tecnoogia da informação: uma area avançada da nova revolução tecnológica.

Both these sectors play an important role in the Indian economy. At the same time, the first of them (agriculture, food and processing industry) is particularly important in terms of creating employment, rising incomes and formalizing the economy. It is exactly in the rural areas where the BRICS trade unions have a huge potential for increasing their membership and strengthening influence. Besides, those are the areas of activity of a large number of agro-industrial MNC’s that violate workers' rights and are weakly unionized. Respect of workers’ rights in supply chains could be analyzed as well, in the light of 2016 ILC discussions.  

Ambos estes sectores desempenham um papel importante na economia indiana. Ao mesmo tempo, o primeiro deles (agricultura, alimentação e indústria de processamento) é particularmente importante em termos de criação de emprego, aumento da renda e formalização da economia. É exatamente nas áreas rurais, onde os sindicatos do BRICS têm um enorme potencial para aumentar seus participantes e fortalecer sua influência. Além disso, essas são as áreas de atividade de um grande número de multinacionais da agroindústria que violam os direitos dos trabalhadores e são fracamente sindicalizados. Assim como o respeito dos direitos dos trabalhadores nas cadeias de fornecimento poderia ser analisado à luz das discussões do ILC de 2016.

O segundo sector (TI) foi destaque na Declaração de Ufa do Fórum Sindical do BRICS (Parágrafo n.º 14): "… rápidas mudanças tecnológicas atualmente permitem alcançar novos níveis de automação, robótica, nanotecnologia, novos materiais, padrões de consumo de energia e organização dos processos de produção. É certo, portanto, que isso impulsionará mudanças na produção, concentração e centralização do capital, concorrência no domínio dos monopólios e oligopólios, inevitavelmente, afetando o emprego e de rendimentos dos trabalhadores em todos os lugares ".

A Índia tem o seu próprio vasto e dinâmico "Silicon Valley", que pode ser de particular interesse para os países BRICS. Não é por acaso que a segunda reunião dos Ministros do BRICS de Tecnologia de Comunicação e Informação será realizada na Índia, no verão ou no outono de 2016. A primeira reunião teve lugar em Moscou, no outono de 2015, onde  as partes discutiram a desmonopolização do mercado mundial de software e de equipamentos de TI, gestão de infraestrutura de Internet, e adotaram um comunicado para expandir a cooperação no campo da comunicação. Assuntos da Quarta Revolução Industrial, à luz da difícil situação financeira global, que também foi discutido pelos participantes do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e no âmbito do ILC de 2016, em Genebra.

2a Reunião do Grupo de Trabalho e Emprego do BRICS e Reunião Ministerial do Trabalho e Emprego – Presidência Indiana –  26-28/09/2016 – Nova Delhi, Índia

AGENDA

2a. Reunião do Grupo de Trabalho e Emprego do BRICS (BEWG)
Segunda-feira – 26/09/2016
9:30 – 10:00 Hrs.

10.00– 10:15 Hrs.

10:15 – 11.15 Hrs.    Inscrição

Discurso de Boas Vindas do Sr. Manish Kumar Gupta, Secretário Adjunto, Ministério do Trabalho e Emprego, Governo da Índia.

Discussão sobre o Esboço da Declaração Ministerial do Trabalho e Emprego do  BRICS
11.15 – 11:45Hrs.       Intervalo para Café

11:45 – 13.00 Hrs.    Continuação da Discussão sobre o Esboço da Declaração Ministerial do Trabalho e Emprego do  BRICS

13.00 – 14.30 Hrs.       Almoço
14.30 – 16.30 Hrs.
♣    Finalização da Declaração Ministerial do Trabalho e Emprego do  BRICS

Observações Finais do Sr. Manish Kumar Gupta, Secretário Adjunto, Ministério do Trabalho e Emprego
14.30 – 16.30 Hrs.
♣    Discussão de Grupo entre o Grupo de Empregadores do BRICS
14.30 – 16.30 Hrs.
♣    Discussão de Grupo entre o Grupo de Trabalhadores do BRICS

♣ Reuniões paralelas em salas de conferências separadas


Reunião Ministerial do Trabalho e Emprego
Terça-feira  27/09/2016
Sessão Inaugural*
9:00 – 9:30 Hrs.

9:30 – 9:45 Hrs.

9:45 – 10:00 Hrs.

10:00 – 10.15Hrs.

10.15 – 10.45 Hrs

10.45 – 11.00 Hrs    Inscrição

Discurso do Sr. Shankar Aggarwal, Secretario, Ministério do Trabalho e Emprego, Governo da Índia.

Discurso do Sr. Guy Ryder, Diretor Geral, Organização Internacional do Trabalho.

Nota-chave discursada pelo Sr. Bandaru Dattatreya, Honorável Ministro do Estado (Independente) (Trabalho e Emprego) Governo da Índia.

Intervenções pelos Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS e Organizações Internacionais

Voto de Agradecimento pelo Sr. M Sathiyavathy, Oficial do Serviço Especial, Ministério do Trabalho e Emprego

11.00 – 11.45 Hrs.     Intervalo para Café e Foto de Família
Sessão Especial *
11.45 – 13.00 Hrs
    Apresentação dos Parceiros Sociais Nacionais do BRICS sobre as questões do Trabalho e Emprego
Intervenções dos Honoráveis Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS
13.00 – 14.30 Hrs.    Almoço
Sessão I
14:30 – 14:40Hrs
14.40 – 15.30 Hrs
    
Discurso de Abertura do Sr. Guy Ryder, Diretor Geral, OIT
Apresentação pela OIT sobre "Geração de Emprego"
Sub-Temas
1.Reforçar a Empregabilidade e Experiência
2.Criação de Oportunidades de Emprego
3.Fortalecimento dos Serviços de Empregos Públicos
Intervenções dos Honoráveis Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS
15:30 – 16:00 Hrs    Intervalo para Café

Sessão II
16:00 – 16:10Hrs

16.10 – 17.00Hrs    

* Sessão Inaugural e Especial com a participação dos Ministros do Trabalho e Emprego Delegados e Parceiros Sociais
Discruso de Abertura pelo Sr. Hans-Horst Konkolewsky, Secrtário Geral, ISSA

Apresentação da ISSA sobre “Segurança Social”
Sub-Temas
1.Portabilidade de Segurança Social
2.SSA entre os países do BRICS
3.Segurança Social e Formalização

Intervenções dos Honoráveis Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS
19.00 – 21.00 Hrs.                                         Jantar Oficial

Quarta-feira 28/09/2016
Sessão III
10:00 – 10:10 Hrs.

10:10 – 11:00 Hrs.
    
Discurso de Abertura do Banco Mundial

Apresentação do Banco Mundial sobre "Desenvolvimento Inclusivo incluindo a formalização"
Sub-Temas
1. Geração de Emprego e Erradicação da Pobreza
2. Intervenções do Mercado de Trabalho e SDGs
3. Transição para a Formalidade: Várias Abordagens

Intervenções dos Honoráveis Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS

11.00 – 11.30 Hrs.          Intervalo para Café

Sessão de Encerramento
11.30 – 11:40 Hrs.

11:40 – 11:45 Hrs

11:45 – 12:00 Hrs

12:00 – 12:10 Hrs    

Resumo do Sr. Shankar Aggarwal, Secretário, Ministério do Trabalho e Emprego, Governo da Índia.

Adoção da Declaração dos Ministros do Trabalho e Emprego do BRICS

Discurso do Sr. Bandaru Dattatreya, Honorável Ministro do Estado (Independente) (Trabalho e Emprego) Governo da Índia.

Voto de agradecimento do Sr. Manish Kumar Gupta, Secretário Adjunto, Ministério do Trabalho e Emprego, Governo da Índia.


12.30 – 13.30 Hrs.    Conferênia de Imprenssa
13.30 – 14.30Hrs                                          Almoço
14.30 Hrs    Exursão

 

Fonte: Secretária de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical

Últimas de Direitos Humanos e Cidadania

Todas de Direitos Humanos e Cidadania
Vida que segue
Artigos 25 ABR 2024

Vida que segue

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 25 ABR 2024

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 25 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis
Força 25 ABR 2024

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Aguarde! Carregando mais artigos...