Arquivo: Força Sindical MG

O bate papo contou com a presença do presidente em exercício Carlos Malaquias e presidente do Sindicato da Saúde Juvenal Araújo.

“Buscamos a unidade, estar junto com uma Central forte para sentirmos fortes. Estando sozinho é difícil, por isso é importante o apoio e a parceria com a Força Sindical”, explicou o presidente Mizael Silva. “A filiação do sindicato mostra que a Força continua crescendo e fortalecendo nossas bases no estado”, afirmou Carlos Malaquias.

O facilitador do processo de filiação do sindicato à Força foi o presidente do Sindicato da Saúde de Governador Valadares, Juvenal Araújo, ele acredita que a categoria só tem a ganhar participando da Central. “Estamos a frente de vários projetos no âmbito político e somos a central que mais cresce no país”, finaliza Araújo.

O Sindicato representa 30 mil trabalhadores na cidade e abrange os setores da marmoraria, móveis, terceirização da Cemig e a construção civil. Mizael está a frente do sindicato desde maio de 2011 e, segundo ele, a maior preocupação da diretoria é a questão da qualificação profissional, pois falta mão de obra, principalmente na construção civil.

Para tentar sanar essa carência dos profissionais o sindicato tem realizado cursos de segurança do trabalho, palestras e busca parcerias na região. Outro problema enfrentado pelos trabalhadores da construção civil, apontado por Mizael, é a questão das drogas e do álcool, “há muitos trabalhadores nos canteiros de obras que enfrentam o problema do vício”, por isso a importante de palestras realizadas no sindicato para conscientização.