Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

De norte a sul do país, Fundacentro organiza palestras e debates para o dia 28 de abril

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Imprensa

De norte a sul do país, Fundacentro organiza palestras e debates para o dia 28 de abril

Há menos de uma semana, o Brasil e o mundo promovem ações de conscientização para a prevenção de acidentes do trabalho

Em todo o país e no mundo, o dia 28 de abril é uma data celebrada em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Para 2015, o mote da Organização Internacional do Trabalho (OIT) versa sobre a construção de uma cultura de prevenção em saúde e segurança ocupacional. De acordo com o órgão internacional, mais de 865 mil pessoas sofrerão acidentes ou perderão suas vidas no ambiente de trabalho no mundo em um ano.

Para a OIT, promover o trabalho decente, seguro e condições dignas no ambiente de trabalho é responsabilidade de todos.
No site oficial, por meio de animação, a OIT mostra como essa responsabilidade pode e deve ser compartilhada entre as partes envolvidas: a própria OIT, o governo, os empregadores, os trabalhadores, os especialistas em SST e a seguridade social.

Desde que a data foi criada em 28 de abril de 2003 pela OIT, a Fundacentro vem realizando desde então, eventos, seminários, palestras e debates que promovam a conscientização por condições mais dignas de trabalho.

Para a presidenta da instituição, Maria Amelia Gomes de Souza Reis, o 28 de abril é uma data para unir forças e consolidar ainda mais as ações tripartites.

O diretor Técnico da instituição, Robson Spinelli Gomes, defende que a prevenção pode se tornar uma cultura, na medida em que cada ator social desenvolva o seu papel em prol da sensibilização e conscientização da prevenção de acidentes do trabalho.

“Começando por si próprio, acredito que a educação é um instrumento poderoso de informação na medida em que ela pode mudar a cultura de um grupo”, diz.

Abaixo, confira os eventos organizados em ordem alfabética das Unidades Descentralizadas da Fundacentro.

Brasília/DF
Das 9h às 12h, a Fundacentro realiza solenidade alusiva ao Dia Mundial da SST, com a participação do Getrin TRT 10, Sinduscon-DF, Seconci-DF, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília, Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador, Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABRAEST), CREA-DF, Sintest-DF, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério da Saúde (MS) e Confederação Nacional.

O auditório da instituição fica localizado no Setor de Diversões Sul, Quadra 4, Blocos A-J, Edifício Boulevard Center 5º Andar.
Informações pelos telefones: (61) 3535-7300/03
Campinas/SP
Em Campinas, sob organização e coordenação do CEREST São João da Boa Vista, a Fundacentro representada por Thais Santiago e Roberto Giuliano (ambos engenheiros da entidade), acontece a mesa redonda: NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos.
O evento será realizado no Teatro Municipal São João da Boa Vista, município de São João da Boa Vista, das 20h às 22h.

Promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São João da Boa Vista e Região; UNIFAE – Universidades Associadas de Ensino; CAAT – Associação dos Portadores de Doenças Ocupacionais e Acidentados do Trabalho de Mogi Guaçu e região, participa do evento, o MPT 15ª. Região.

As inscrições deverão ser feitas em: cerest@saojoao.sp.gov.br fornecendo o nome, função, empresa, telefone e o município.

Organizado pela Fundacentro e o Colégio Técnico de Campinas – UNICAMP (COTUCA), acontece das 19h30 às 21h, a mesa redonda: O trabalho seguro em máquinas e equipamentos – o papel do técnico. O evento terá na abertura, a participação do professor João Roberto Boccato- COTUCA e de Álvaro Cesar Ruas da Fundacentro de Campinas. Rodrigo Cauduro, engenheiro da Fundacentro fará uma exposição dialogada sobre o tema.

O Colégio Técnico de Campinas fica localizado à rua Jorge de Figueiredo Correa, 735, Parque Taquaral Campinas.
Não há a necessidade de efetuar inscrição. Basta comparecer no local.

Campo Grande/MS
O tema a ser abordado pela Fundacentro no Mato Grosso do Sul será: “Por uma cultura de segurança e saúde no trabalho na indústria frigorífica”.

O Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho no MS terá como objetivo promover a reflexão, a disseminação e a troca de informações sobre temas pertinentes à segurança e saúde no trabalho, tornando compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O evento acontece no auditório Famasul, situado à rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira, Campo Grande, das 8h às 17h.
O evento é realizado pela Fundacentro, com o apoio do Ministério Público do Trabalho e Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS). Informações e inscrições pelo e-mail: erms@fundacentro.gov.br

Curitiba/PR
Em espaço disponibilizado em uma tenda montada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba para ações relativas à data, no centro de Curitiba, local de grande fluxo de pessoas e conhecido como “Boca Maldita”, a Fundacentro marcará sua presença com cartazes e fará a distribuição de publicações técnicas. Além disso, haverá ações de divulgação sobre o Dia Internacional sobre a Conscientização sobre o Ruído, que este ano será comemorado no dia 29 de abril.

Também no Paraná, no municipio de Guaratuba, a Fundacentro será representada por Adir de Souza, chefe do Centro Estadual, o qual participará do 3º Congresso Estadual da UGT/Paraná. O evento acontece nos dias 27 e 28 de abril e Adir fará palestra na sessão solene de abertura com o tema “Abril Verde: Mês de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Ato em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”.

Florianópolis/SC
Em Chapecó, a Fundacentro será representada pelo engenheiro agrônomo, Clovis Eduardo Meireles, durante a realização da III Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador de Chapecó (SEMPAT). Na palestra a ser realizada no dia 29, o engenheiro discorrerá sobre Segurança e Saúde Ocupacional Rural. Veja a programação completa das palestras e oficinas.
A III SEMPAT acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, sala Agostinho Duarte.
No dia 27, o evento terá inicio às 18h; no dia 28, às 19h e no dia 29, às 13h30.
Informações poderão ser obtidas pelo telefone (49) 2049.9052.
Porto Alegre/RS
Na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e com o apoio da Fundacentro, acontece o 4º Seminário de Valorização do Trabalho e Vida – Idéias e diálogos: os pilares de uma sociedade justa.
O evento será realizado das 9h às 18h e terá como principal foco debater as condições do trabalhador na construção civil.
Informações pelo telefone (51) 3073.8100
Recife/PE
Na capital pernambucana, o Getrin 6 realiza o evento Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador, com o apoio da Fundacentro e demais instituições parceiras.
O evento terá inicio às 9h e término às 15h e acontece no auditório do SENAC, situado à avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro, Recife.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail: mov28deabril@gmail.com
Rio de Janeiro/RJ
Das 13h30 às 17h, a Universidade Unigranrio prepara para o dia 28, uma tarde de integração entre alunos, escolas, sindicatos e profissionais, com o objetivo de discutir o cenário atual e as perspectivas da SST no país.
A palestra será realizada por Luiz Carlos Lumbrera, Auditor Fiscal do MTE.

Participam da atividade, a Fundacentro, Unigranrio, SEEACMRJ, Dupont, Sindipetro-Caxias, Sindicato dos Bancários do Municipio do Rio de Janeiro, Sindicato das Industrias da Construção, revista CIPA, Sindhoteis, restaurantes Baixada, Proteção, Eletrobras, Indica Serviços, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde. Haverá distribuição de revistas.

Aos inscritos por e-mail, haverá certificado de participação. Data limite para inscrição: 26/04/2015
A Unigranrio está localizada na rua professor Jorge de Souza Herdy, 25 de Agosto, Duque de Caxias.
Inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: orlandinodossantos@yahoo.com.br
No auditório do TRT, das 12h30 às 17h30, a Fundacentro promove palestras voltadas para a cultura da SST, o papel do médico do trabalho na prevenção de SST, trabalho seguro e outros temas.

Estarão presentes profissionais do TRT, SOBES-Rio, CREA/RJ, OIT e Superintendencia Regional do Trabalho/RJ.
O TRT está localizado na avenida Presidente Antonio Carlos, 251, 4º andar, Centro, RJ e não é necessário preencher ficha de inscrição.

Salvador/BA
Para representar a Fundacentro no evento que será realizado em Chapecó (SC), o engenheiro de segurança do Trabalho da Fundacentro Bahia, Marcos Paiva fará palestra sobre o tema Insalubridade – a prova pericial e assistência técnica – experiências práticas, no dia 27, às 14h10.

O evento promovido pela CONTAC CUT faz parte da Campanha Nacional pela Aposentadoria Especial aos 25 anos de trabalho para o pessoal da alimentação e refeições coletivas que será lançado no dia 27 de abril, das 8h30 às 16h30.

O evento coordenado pelo presidente da CONTAC CUT, Siderlei de Oliveira, irá apresentar um panorama da situação de saúde e riscos laborais nestes setores, e tem como objetivo iniciar a jornada de lutas pelos 25 anos de trabalho para aposentadoria de trabalhadores deste setor. Além disto, também serão discutidas as perspectivas dos adicionais de insalubridade regulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, conforme NR 15 (insalubridade), bem como as ações coletivas que podem ser utilizadas pelos jurídicos dos Sindicatos.

O evento acontece somente no dia 27, das 8h30 às 16h30h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região.

Informações poderão ser obtidas pelos telefones 11 2108- 9309 /9196.

Santos/SP
A Fundacentro na Baixada Santista organiza o Abril Verde: I Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista, das 8h30 às 13h.

O evento será realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, situado à avenida Dona Ana Costa, n° 55, Vila Mathias-Santos/SP.

Dirigido a estudantes e profissionais que atuam na área de SST, o Seminário tem como objetivo ampliar o debate a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes e adoecimentos pelo trabalho por meio de palestras e discussões com os trabalhadores, empregadores, representantes sindicais e órgãos governamentais.

Participam da programação, a presidenta da entidade, Maria Amelia de Souza Reis, o chefe do Escritorio de Representação da Baixada Santista, Josué Amador, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, a Procuradoria Regional do Trabalho – 2ª região, a UNIFESP Baixada Santista, a Secretaria Municipal da Saúde de Santos, o Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista e o Conselho Sindical da Baixada Santista.

Durante a programação, serão apresentados quatro temas: o Tema 1: “O trabalho dos Centros de Referencias em Saúde do Trabalhador na Baixada Santista” será abordado por Fabíola Otero, Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santos e Fernando José Águas, Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cubatão), coordenando a mesa, Juliana Andrade Oliveira, Tecnologista da Fundacentro Baixada Santista; o Tema 2: “Análise dos Acidentes de Trabalho” será apresentado por Leonidas Pandaggis, Gerente da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho, da Fundacentro; o Tema 3: “Violências e Assédio Moral no Trabalho”, coordenado por Laura Câmara Lima, Professora Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Psicodinâmica do Trabalho, do Departamento Saúde, Clínica e Instituição, do Instituto Saúde e Sociedade, da UNIFESP Baixada Santista e o Tema 4: “Acidente do trabalho que não é comunicado, vai acontecer de novo”, apresentado por Sergio Pardal, advogado e professor.

Como parte da inscrição, solicita-se 1kg de leite em pó que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.
Inscrições gratuitas no portal da Fundacentro.

São Paulo/SP
Na Fundacentro (CTN), em Pinheiros, o Dia Mundial em Memória às Vitimas em Acidentes do Trabalho, terá a palestra Educação no trabalho, apresentada pela presidente da instituição, Maria Amelia Gomes de Souza Reis. Para este ano, a direção da Fundacentro organizou palestras com representantes das três bancadas: governo, trabalhadores e empregadores. Para tanto, foram convidados Marco Antonio Gomes Perez, Diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social; Representante Patronal do Conselho Curador da Fundacentro; Jairo José da Silva – Diretor de Segurança e Saúde no Trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores. Da área técnica da Fundacentro, haverá também a palestra sobre Educação em SST, apresentada por Jefferson Peixoto, Chefe do Serviço de Ações Educativas da Coordenação de Educação da Fundacentro.

Antes do encerramento, haverá a Cerimônia da Vela com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
O evento será realizado das 13h30 às 17h. Clique para efetuar as inscrições.

Das 9h às 16h, no Vão Livre do MASP, o TST/SP organiza atividades com a presença do diretor Técnico, Robson Spinelli Gomes, representando a presidência da Fundacentro. As atividades fazem parte do Programa Trabalho Seguro do TST, cujo tema este ano é: Atrás de cada máquina, existe uma vida! Pratique o Trabalho Seguro. Os servidores da Fundacentro, Glaucia Nascimento de Souza e Amarildo Aparecido Pereira estarão presentes no MASP prestando informações ao público, além da exposição de banners produzidos pela instituição e a distribuição de publicações.
O MASP fica na avenida Paulista, 1578, Cerqueira Cesar e não é necessário efetuar inscrição.
Na Faculdade de Saúde Pública, será lançado no dia 28, o livro Análises do Trabalho – Escritos Escolhidos, em homenagem à pesquisadora aposentada da Fundacentro, Leda Leal Ferreira. Após o lançamento, a Assessoria de Comunicação da Fundacentro fará a divulgação da obra em seu portal institucional.
O evento ocorrerá das 8h30 às 12h30, no auditório João Yunes, avenida doutor Arnaldo, 715 – Cerqueira Cesar, São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site da Faculdade de Saúde Pública
Ainda no dia 28, Robson Spinelli Gomes, diretor Técnico da Fundacentro fará palestra no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco com o tema Desafios da Gestão Contemporânea em Acidentes de Trabalho.

Vitoria/ES
Das 8h às 12h15, acontece no Instituto Federal do Espirito (IFES), a palestra: Acidentes e doenças do trabalho desde a época de Ramazzini até os dias atuais que será apresentada por Liliane Graça Santana, coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ES. Com o apoio da Fundacentro, preencha a inscrição.

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 24 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Aguarde! Carregando mais artigos...