Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP.
O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas.
O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:
Central Única dos Trabalhadores (CUT);
Força Sindical;
União Geral dos Trabalhadores (UGT);
Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.
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DIAP divulga quem são os “Cabeças” do Congresso 2018
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quinta-feira, 20 de setembro de 2018
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DIAP divulga quem são os “Cabeças” do Congresso 2018
Deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente licenciado da Força Sindical, está entre os 100
Esta é a 25ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, que na definição do DIAP, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo [1], se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, destaca-se na definição da publicação.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, isto é, entre fevereiro e julho de 2018. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.
Por isto, não constam entre os 100 mais influentes de 2018 os deputados e ministros do governo Michel Temer — Alexandre Baldy (PP-GO), ministro das Cidades, Carlos Marun (MDB-MS), ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, senador Blairo Maggi (PP-MT), ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o senador Walter Pinheiro (sem partido-BA), atual secretário de Educação do estado da Bahia.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores.
Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga levantamento que inclui, na publicação, anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.
Distribuição partidária
A elite do Congresso Nacional está assim distribuída partidariamente nas 2 casas legislativas — Câmara e Senado:
– PT – 13 deputados e 6 senadores na lista | bancadas na Câmara (61) e no Senado (9)*;
– PSDB – 7 (D) e 7 (S) | 49/D e 12/S*;
– MDB – 4 (D) e 8 (S) | 51/D e 18/S*;
– DEM – 9 (D) e 2 (S) | 43/D e 5/S*;
– PP – 6 (D) e 2 (S) | 10/D e 1/S*;
– PCdoB – 5 (D) e 1 (S) | 10/D e 1/S*;
– PSB – 3 (D) e 2 (S) | 26/D e 3/S*;
– PSol – 4 (D) | 6/D*;
– PDT – 2 (D) e 1 (S) | 19/D e 3/S*;
– PR – 2 (D) e 1 (S) | 40/D e 4/S*;
– PSD – 2 (D) e 1 (S) | 37/D e 5/S*;
– PTB – 2 (D) e 1 (S) | 16/D e 2/S*;
– PTC – 1 (S) | 1/S*;
– Rede – 1 (D) e 1 (S) | 2/D e 1/S*; e
– Avante (5/D*), Pode (17/D e 5/S*), PPS (8/D e 1/S*), PSC (9/D*), PV (3/D e 1/S*) e SD (10/D*), cada 1 tem 1 deputado na lista.
(*) Corresponde ao total de membros das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados (D) e no Senado Federal (S)
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NOTA
[1] Processo legislativo, para efeito deste trabalho, é entendido como algo além dos procedimentos formais de elaboração, apresentação e deliberação de leis no âmbito do Poder Legislativo. Ele, neste particular, precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.