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Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

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Miguel Torres

A Rota 2030 é a rota do Brasil?

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Miguel Torres

A Rota 2030 é a rota do Brasil?

O governo acabou de assinar a MP 843/18, que acompanhada pelo Decreto 9.442/18, visa a facilitar a vida das montadoras de automóveis instaladas no Brasil.

A indústria automobilística é, de longe, o setor que mais recebe benesses do setor público sem gerar benefícios para a Nação nas mesmas proporções.

O Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, nome oficial da MP, é uma violenta renúncia fiscal que soma R$ 1,5 bilhão por ano só em crédito tributário. Mas não fica nisso, pois o governo também reduzirá o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros híbridos e elétricos. A partir de 2023, os demais veículos, movidos à gasolina ou etanol, também terão menor tributação se cumprirem ‘metas de eficiência’, fazer mais quilômetros com menos combustível e poluir menos. Resta saber quem fiscalizará tudo isso, talvez o governo deixe a cargo da própria indústria. A raposa tomando conta do galinheiro.

Em troca de toda a grana que a Receita Federal aceita abrir mão, as montadoras comprometem-se a destinar, pelo menos, R$ 5 bilhões por ano, em pesquisa e desenvolvimento de seus produtos. Mas será que vão mesmo? Ou vão importar o que já está desenvolvido e pronto em suas matrizes, fazer uma maquiagenzinha por aqui e embolsar a dinheirama da renúncia fiscal e da redução do imposto.
Outro aspecto a ser considerado, e aí o perigo também mora, é que haverá redução de imposto de importação para peças não produzidas no país. Então, ao invés de promover investimentos nessa área e desenvolver tecnologia nacional, vamos importar sem taxação. Imaginem os carros híbridos e elétricos, ainda não produzidos no país, além de importados e sofrerem mínimas adaptações para justificar o IPI, suas peças serão trazidas para o país sem pagar imposto. Enquanto isso, a indústria brasileira da cadeia automobilística torna-se cada vez mais obsoleta e será extinta em breve.

Na MP não há nenhum compromisso na geração de emprego, na possível renovação da frota de automóveis e no adensamento da cadeia produtiva do setor, medidas que incentivariam a indústria diretamente envolvida e outros ramos de atividade. Como sempre, e a exemplo de outras atitudes desse governo, apenas um lado é beneficiado, as grandes empresas.

Quando o trabalhador reclama do não reajuste na tabela do Imposto de Renda, ou questiona a reforma da Previdência, o governo diz que não pode fazer nada, pois os cofres públicos estão muito onerados. Mas, para as multinacionais, pode tudo… e mais um pouco.  

Miguel Torres
Presidente (interino) da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM

 

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