Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
12 MAR 2024

Imagem do dia

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Saúde e Segurança

Norma de segurança do trabalho mais frouxa

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Saúde e Segurança

Norma de segurança do trabalho mais frouxa

Comissão muda termo ambíguo sobre falha na NR-12Crédito: Divulgação da Internet

Governo quer revisar NR-12, que impõe máquinas mais seguras. Juízes e procuradores são contra medida

O governo do presidente interino, Michel Temer, prepara a flexibilização de uma norma de segurança a trabalhadores no manuseio de máquinas e equipamentos na indústria. Na linha de frente da mudança estão o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Pereira, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto de Souza Ferreira. A ABDI está subordinada ao Mdic. Juízes, procuradores e auditores fiscais do Trabalho, além de pesquisadores de acidentes na área, são contrários à flexibilização da norma regulamentadora, a NR-12, criada em 1978, e atualizada por meio de dez portarias sucessivas.

Dados compilados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social revelam a extensão dos acidentes envolvendo máquinas e equipamentos. Em três anos, de 2011 a 2013, 601 trabalhadores morreram por causa deste tipo específico de acidente de trabalho — uma morte a cada 44 horas. No mesmo período, houve 13,7 mil amputações e 41,9 mil fraturas. São, portanto, 12 trabalhadores amputados por dia em razão de acidentes com máquinas e equipamentos.

Mudanças na NR-12 são um pleito antigo de empresários que atuam na indústria, principalmente em razão de uma atualização feita por portaria de 2010. A portaria especificou as alterações necessárias a equipamentos já existentes para que se tornassem seguros, o que é tido como um fator encarecedor da produção industrial. Conforme o ramo de atuação, foi dado um prazo para a atualização do maquinário. Pesquisadores de acidentes de trabalho relatam que uma minoria de indústrias se adaptou às exigências.

O ministro da Indústria defendeu a “reforma” ou a “revisão” da NR-12 no Palácio do Planalto, em evento, em 30 de junho, com 500 empresários ligados à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Pereira chamou a NR-12 de “anomalia”.

— Já estamos constituindo grupos de trabalho junto ao Ministério da Indústria e ao Ministério do Trabalho. Neste grupo de trabalho específico que estamos criando com o ministro Ronaldo Nogueira (do Trabalho), vamos rediscutir a real aplicabilidade da norma regulamentadora número 12. Aliás, já citei essa norma, por duas vezes pelo menos, ao presidente Michel Temer. E já citei umas três vezes ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de tão urgente a reforma ou, pelo menos, a revisão dessa norma, que é uma anomalia e infelizmente só existe no Brasil — afirmou o ministro Marcos Pereira aplaudido pelos empresários.

PROJETO NO CONGRESSO PROPÕE SUSPENDER A NR

A criação do grupo de trabalho pelo ministro da Indústria se soma a outra frente de atuação de seu aliado o presidente da ABDI. Luiz Ferreira diz que a agência emitirá nota técnica defendendo a suspensão da fiscalização da aplicação da norma. Pereira é ministro por indicação do PRB, partido que presidiu até assumir a pasta. Ferreira foi filiado ao partido de 2007 a 2013 e foi indicado à presidência da ABDI pelo novo ministro.

— A ABDI defende a suspensão imediata da fiscalização da norma — disse o presidente da agência.

Fontes ligadas ao Ministério da Indústria afirmam que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, avaliza, dentro do governo, a revisão da NR-12. O GLOBO questionou o ministério a respeito. Por meio da assessoria de imprensa, Nogueira afirmou que “o governo federal está estudando uma forma de melhorar a aplicabilidade da NR-12, mas que não existe nenhuma alteração prevista na norma". “Qualquer alteração será feita por meio da comissão nacional temática tripartite", acrescentou o ministro via assessoria.

A comissão tripartite — com representantes das empresas, trabalhadores e governo — existe desde 2010, “com o objetivo de acompanhar a implantação da nova regulamentação", segundo a portaria que a criou. A mesma portaria que determinou atualizações nos maquinários para adequação à NR-12. O grupo de trabalho anunciado pelo ministro da Indústria atuaria em paralelo à comissão tripartite, considerada pelos especialistas da área e pelas partes envolvidas como o espaço existente para esse tipo de discussão.

Um projeto de decreto legislativo no Senado, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), propõe a suspensão da NR-12. A proposta é de 2015 e chegou a ter urgência na análise, o que acabou sendo retirado por conta das posições contrárias de entidades como a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).

“A portaria de 2010 alterou a norma com o objetivo de alinhar o padrão brasileiro de segurança em máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes de trabalho. Ocorre que o resultado dessa alteração foi que a norma extrapolou seu poder regulamentar ao criar regras para a fabricação, sendo mais exigente que seus paradigmas e ocasionando altos custos para sua adaptação, tanto para as máquinas usadas como para as máquinas novas", argumentou o senador na justificativa do projeto de decreto. O relator do projeto é o senador Armando Monteiro (PTB-PE), ex-ministro da Indústria no governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

PAÍS É 4º EM ACIDENTES DE TRABALHO NO MUNDO

Entidades como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) têm opinião semelhante. “A NR-12, em vigor, exige níveis de proteção que superam o padrão europeu, considerado referência por tratar a proteção de máquinas e equipamentos de forma eficaz e sob o enfoque da razoabilidade, distinguindo as obrigações de fabricantes e usuários. A NR-12 extrapola paradigmas internacionais e, em muitos aspectos, revela-se uma norma inviável e inexequível", diz nota técnica da Fiesp emitida no ano passado.

O presidente da Anamatra, Germano Siqueira, defende a continuidade da norma e justifica com a comparação da realidade brasileira com a da Europa. No Brasil, o índice de acidentes de trabalho é de sete para cada cem mil trabalhadores. Na União Europeia, o índice é de dois a cada cem mil. Os acidentes com máquinas equivalem a 30% do total, lembra o magistrado.

— Sustar a norma seria uma regressão absoluta do ponto de vista das garantias dos trabalhadores. A finalidade da norma é proteger contra acidente de trabalho. Os custos com esse tipo de acidentes superam R$ 56 bilhões por ano. O campo adequado para as discussões a respeito é a comissão tripartite. Revogar a norma põe em risco não só os trabalhadores, mas também as empresas, pois haveria mais pedidos de indenizações, com reflexo na Justiça do Trabalho — diz Siqueira.

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, sustenta que a demora dos empregadores em se adequarem à norma, com a modernização do maquinário e das linhas de produção, “é uma das causas do alto número de trabalhadores vitimados".

— O Brasil já é o quarto colocado em acidentes de trabalho no mundo. Prega-se a modernização da legislação trabalhista mas quase nada se fala quanto à atualização do processo produtivo para a proteção do trabalhador. A consequência é o adoecimento, o aumento da quantidade de licenças por motivo de saúde e das aposentadorias precoces, com prejuízo para a sociedade brasileira que paga a conta da Previdência Social — afirma o procurador-geral.

Para o procurador federal Fernando Maciel, mestre em prevenção de acidentes de trabalho, a adequação à NR-12, como exige a portaria de 2010, pode ser vantajosa também aos empresários:

— Algumas empresas já se adaptaram e estão pagando menos tributos porque há menos acidentes.

O GLOBO procurou o Ministério da Indústria para obter a posição do ministro sobre o grupo de trabalho que vai “reformar” ou “revisar” a NR-12. Não houve retorno da pasta até o fechamento desta edição.
 

Fonte: O Globo

Últimas de Saúde e Segurança

Todas de Saúde e Segurança
Simecat elege nova diretoria; Carlos Albino segue no comando
Força 28 MAR 2024

Simecat elege nova diretoria; Carlos Albino segue no comando

Golpe de 1964: Para que nunca mais aconteça, para que nunca mais se repita!
Força 28 MAR 2024

Golpe de 1964: Para que nunca mais aconteça, para que nunca mais se repita!

Força 28 MAR 2024

Diretor do Sincomerciários de Jundiaí se reúne com prefeito de Itupeva

Em assembleia, Servidores de Guarulhos decidem por paralisação dia 1º de abril
Força 28 MAR 2024

Em assembleia, Servidores de Guarulhos decidem por paralisação dia 1º de abril

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Força 28 MAR 2024

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Força-tarefa vai fiscalizar postos de combustíveis do Rio
Força 28 MAR 2024

Força-tarefa vai fiscalizar postos de combustíveis do Rio

Emprego formal e renda crescem no País!
Força 28 MAR 2024

Emprego formal e renda crescem no País!

FEQUIMFAR realiza encontro de lideranças sindicais mulheres
Mulher 27 MAR 2024

FEQUIMFAR realiza encontro de lideranças sindicais mulheres

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro
Imprensa 27 MAR 2024

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Sindicatos debatem situação dos acordos da Nestlé no Brasil
Força 27 MAR 2024

Sindicatos debatem situação dos acordos da Nestlé no Brasil

Cartilha tira dúvidas sobre a Lei de igualdade salarial
Força 27 MAR 2024

Cartilha tira dúvidas sobre a Lei de igualdade salarial

“Combustível do Futuro” e o futuro do trabalho
Artigos 27 MAR 2024

“Combustível do Futuro” e o futuro do trabalho

STAP convoca assembleia geral com Servidores nesta quarta (27), às 19h
Força 27 MAR 2024

STAP convoca assembleia geral com Servidores nesta quarta (27), às 19h

Negociação salarial dos frentistas do Rio continua indefinida
Força 27 MAR 2024

Negociação salarial dos frentistas do Rio continua indefinida

Desigualdade salarial entre mulheres e homens eleva número de denúncias no MPT
Imprensa 27 MAR 2024

Desigualdade salarial entre mulheres e homens eleva número de denúncias no MPT

Sintrabor: avanços sociais em novo acordo coletivo na Bridgestone
Força 26 MAR 2024

Sintrabor: avanços sociais em novo acordo coletivo na Bridgestone

Centrais se reúnem para organizar 1º de Maio Unitário
Força 26 MAR 2024

Centrais se reúnem para organizar 1º de Maio Unitário

Sindicalistas têm encontro com delegação do Ministério do Trabalho Alemão
Força 26 MAR 2024

Sindicalistas têm encontro com delegação do Ministério do Trabalho Alemão

Presidente da Força participa do lançamento do L20
Força 26 MAR 2024

Presidente da Força participa do lançamento do L20

TST nega recurso a posto condenado por não cumprir convenção coletiva
Força 26 MAR 2024

TST nega recurso a posto condenado por não cumprir convenção coletiva

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório
Imprensa 26 MAR 2024

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório

Evento “Cachorrada do SIMECAT” relançará Clube de Vantagens do Sindicato
Força 25 MAR 2024

Evento “Cachorrada do SIMECAT” relançará Clube de Vantagens do Sindicato

Metalúrgicos vão às urnas para eleger a nova diretoria do SIMECAT
Força 25 MAR 2024

Metalúrgicos vão às urnas para eleger a nova diretoria do SIMECAT

Mulheres das centrais fortalecem mobilização contra retrocesso
Mulher 25 MAR 2024

Mulheres das centrais fortalecem mobilização contra retrocesso

Sindicato garante aplicação da Lei de Igualdade Salarial na Bridgestone
Mulher 25 MAR 2024

Sindicato garante aplicação da Lei de Igualdade Salarial na Bridgestone

Um navio para o futuro
Artigos 25 MAR 2024

Um navio para o futuro

Vídeos 25 MAR 2024

Centrais intensificam luta no Congresso por mais direitos

Nota de repúdio
Mulher 23 MAR 2024

Nota de repúdio

Nota do Sindnapi – Indignação
Força 22 MAR 2024

Nota do Sindnapi – Indignação

Presidente da Força participa de Encontro do Sintesp/PA
Força 22 MAR 2024

Presidente da Força participa de Encontro do Sintesp/PA

Aguarde! Carregando mais artigos...