Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Brasília (DF): Diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros é empossada em Brasília
segunda-feira, 15 de março de 2010
Força
Aceleração do crescimento e superação da falta de mão de obra são as grandes bandeiras da nova gestão
No dia 18 de março, às 15 horas, acontece na Câmara dos Deputados (Auditório Nereu Ramos, Praça dos Três Poderes, Anexo II), em Brasília, a solenidade de posse da diretoria da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), cujo mandato vai de 2010 a 2013.
Estará à frente da entidade o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, reconduzido ao cargo, que, durante a solenidade de posse, entregará à Câmara dos Deputados o manifesto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento e a Superação da Crise", com propostas da categoria para a aceleração do crescimento econômico brasileiro. O documento conta com a análise técnica de diversos especialistas acerca dos temas ligados ao desenvolvimento no novo cenário brasileiro, tais como o exploração das reservas de petróleo na camada do pré-sal, os desafios e possibilidades de desenvolvimento sustentável na Amazônia e a engenharia pública. Áreas estratégicas como saneamento, energia, mobilidade urbana, meio ambiente e comunicações também são contempladas nas proposições da categoria.
Diante da perspectiva arrojada de crescimento em torno de 6%, os desafios a serem superados são inúmeros. Por isso, a FNE tem o desenvolvimento como uma de suas lutas prioritárias. Nesse sentido, o manifesto Cresce Brasil alerta sobre a iminente falta de profissionais dos ramos da Engenharia. "Precisamos dobrar a quantidade de engenheiros formados para atender à demanda no ritmo do desenvolvimento que o Brasil quer alcançar", afirma Murilo Pinheiro, presidente reeleito da FNE, que é contra a importação de mão de obra. Por isso mesmo, defende ações coordenadas entre governo, empresas e entidades de classe para requalificar profissionais e reinseri-los no mercado de trabalho, além de garantir a formação de jovens engenheiros.
A FNE conta com 18 sindicatos estaduais filiados e o seu programa da gestão abrange, entre outros pontos, fortalecer iniciativas intersindicais e federativas que modernizem as organizações; buscar avanços nas relações capital-trabalho; acompanhar, junto ao Congresso Nacional, projetos de lei e emendas constitucionais de interesse dos engenheiros; exigir o fortalecimento da fiscalização do Sistema Confea/Creas em todo o País, com vistas a combater o exercício ilegal da profissão; estimular o fomento ao empreendedorismo nos estados; e propor campanha nacional de valorização profissional, cujas bases já começam a ser delineadas. Além disso, luta por interesses do conjunto dos trabalhadores brasileiros como a redução da jornada de trabalho, a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe a demissão imotivada, e a valorização do salário mínimo.
Diretoria Gestão 2010-2013
Presidente
Murilo Celso de Campos Pinheiro
Vice-presidente
Maria de Fátima Ribeiro Có
Diretor financeiro
Carlos Bastos Abraham
Diretor financeiro adjunto
Luiz Benedito de Lima Neto
Diretor administrativo
Antônio Florentino de Souza Filho
Diretor administrativo adjunto
Manuel José Menezes Vieira
Diretor de Relações Internas
Augusto César de Freitas Barros
Diretora de Relações Institucionais
Maria Odinéa de Melo Ribeiro
Diretor operacional
Flávio José A. de Oliveira Brízida
Diretores regionais
Norte
Sebastião Aguiar Fonseca Dias
Nordeste
José Ailton Ferreira Pacheco
Centro-Oeste
Cláudio Henrique Bezerra Azevedo
Sudeste
Clarice Maria de Aquino Soraggi
Sul
José Luiz Bortoli Azambuja
Conselheiros fiscais
Efetivos
Thereza Neumann Santos de Freitas
José Carlos Rauen
Arthur Chinzarian
Suplentes
João Alberto Rodrigues Aragão
Lincolin Silva Américo