Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Praia Grande (SP): Motta abre evento “Mulher Valorizada” na presença de autoridades e 700 comerciárias

sexta-feira, 8 de março de 2013

Força

Praia Grande (SP): Motta abre evento “Mulher Valorizada” na presença de autoridades e 700 comerciárias

Arquivo Fecomerciários SP

Diversas autoridades prestigiaram a abertura solene do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida 2013, realizada na noite de quinta-feira (7/3) no Centro de Lazer da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo em Praia Grande. Essa é a quarta edição do evento, que comemora o Dia Internacional da Mulher neste 8 de Março e fortalece as ações das comerciárias na luta por igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, principalmente por igualdade salarial, contra a discriminação e qualquer forma de violência.

O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, recepcionou as seguintes personalidades: Eloisa de Sousa Arruda, secretária estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, representando o governador Geraldo Alckmin; Aparecido de Jesus Bruzarosco, secretário estadual adjunto do Emprego e Relações de Trabalho; Teresa Cristina Kodama, procuradora do Estado; Carlos Zimmermann, superintendente do Trabalho no Estado de SP; Clarice D’Urso, do Departamento de Cultura da OAB São Paulo; Warny Santana, coordenadora da Sutaco, setor artesanal da Secretaria Estadual do Emprego; Maria Auxiliadora, coordenadora da Secretaria Estadual da Mulher da Força Sindical; Maria Augusta dos Santos Marques, a Lia, presidente do Sincomerciários de Votuporanga e coordenadora executiva do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida.

Avanços
Todos os discursos reconheceram os avanços conquistados pelas mulheres nos cenários políticos, sindicais e sociais. Durante sua fala às mulheres, o presidente Motta agradeceu a presença das autoridades, ao trabalho da Comissão Organizadora e às comerciárias de todo o Estado que participam “desse evento de discussão e de encaminhamentos das causas femininas, que já é referência em todo o Estado de São Paulo”.

 Arquivo Fecomerciários SP

“A Fecomerciários e seus 68 Sindicatos Filiados repudiam toda e qualquer forma de discriminação à mulher, combate às violências física, sexual e moral, às quais muitas estão submetidas no lar ou no ambiente de trabalho. Esta luta por igualdade tem ultrapassado as fronteiras da Federação e dos Filiados e fica reforçada com a atuação incansável do nosso Departamento de Educação e Responsabilidade Social e agora ganha mais força com o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, lançado neste palco na semana passada”, disse Motta.

Segundo o presidente, outro avanço que vem reforçar a luta das comerciárias é a Regulamentação da Profissão de Comerciário, porque entre as suas vantagens está a normatização da jornada de trabalho. “Em breve, teremos a Secretaria da Mulher da Fecomerciários para fortalecer, sobremaneira, a luta das mulheres”, anunciou.

Motta também relatou a audiência do governador Geraldo Alckmin com ele e com presidentes de 22 Sindicatos Filiados, no dia 7/3, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de parcerias com a Federação, Prefeitura e Sindicatos Filiados. “Entre propostas de parceria para cursos de qualificação, atividades esportivas e culturais, prevaleceu na mesa, de modo unitário, um tema que, com certeza, atenderá uma antiga reivindicação das mães comerciários: a construção de creches, mas com horário de funcionamento que coincida com a jornada de trabalho”.

Também citou as projeções que a Federação e os Filiados vêm tendo a nível federal e estadual, da participação das mais de mil comerciárias e comerciários na 7ª Marcha das Centrais em Brasília, no dia 6 de março, que reuniu mais de 50 mil trabalhadores, e relatou o encontro com a presidenta Dilma Rousseff, do qual participou ao lado do Paulinho da Força e do secretário-geral Juruna.  

“Evento grandioso”
Por sua vez, a secretária Eloisa de Sousa Arruda enfatizou “Estão todas lindas, vestidas com esta bonita camiseta vermelha. Eu também deveria estar vestindo vermelho. Eu quero enaltecer o vigor de cada uma de vocês. O evento Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida é grandioso. Revela a credibilidade e o prestígio que os comerciários e as comerciárias do Estado têm, sob a liderança do presidente Luiz Carlos Motta. Estou satisfeita por estar aqui. Bom evento a todas”.

Palestras e plenária
Mais de 700 pessoas participam do evento, que segue durante toda esta sexta-feira (8/3) com uma série de palestras e plenária para encaminhamentos das resoluções do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida.

Discurso do presidente Motta, na íntegra:
“Sejam bem-vindas, mais uma vez, ao Centro de Lazer da nossa Federação para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher.
Agradeço a presença da cada de vocês que viajaram horas e horas, quilômetros por quilômetros, para prestigiar mais uma versão do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida, um evento de discussão e de encaminhamentos das causas femininas que já é referência em todo o Estado de São Paulo.

Agradeço também a Comissão Organizadora, ao qual faço questão de denominar:
A Lia de Votuporanga, coordenadora-executiva deste evento, e as companheiras Rosana de Fernandópolis, Maria Ramires de Jales, Rosemeire de Registro, Regina de Ribeirão Preto, Michele de Rio Pardo, Nanci de Sumaré, Nadir de Presidente Venceslau, Ana Célia de Caraguatatuba e Márcia Caldas de Rio Preto.

Obrigado a todas pelo empenho e pela determinação na realização deste evento que une e integra as comerciárias do Estado.
Estendo ainda meu muito obrigado à Diretoria da Federação pelo incentivo dado à realização do mesmo e também meus cumprimentos aos funcionários da Federação e deste Centro de Lazer pelos trabalhos executados.

O Dia 8 de Março, por meio do “Mulher Valorizada”, tem definido as diretrizes das lutas das comerciárias reiterando nosso empenho por RECONHECOMENTO e IGUALDADE.

A Fecomerciários e seus 68 Sindicatos Filiados repudiam toda e qualquer forma de discriminação à mulher, combate às violências física, sexual e moral, às quais muitas estão submetidas no lar ou no ambiente de trabalho.

Esta luta por igualdade tem ultrapassado as fronteiras da Federação e dos Sindicatos Filiados e fica reforçada com a atuação incansável do nosso Departamento de Educação e Responsabilidade Social e agora ganha mais força com o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, lançado neste palco na semana passada.

Outro avanço que vem reforçar a luta das comerciárias é a Regulamentação da Profissão de Comerciário, porque entre as suas vantagens está a normatização da jornada de trabalho. Em breve, teremos a Secretaria da Mulher da Fecomerciários para fortalecer, sobremaneira, a luta das mulheres.

Desse modo, a mulher que desenvolve os papéis de trabalhadora, mãe, esposa, filha, estudante, entre outros, terá mais tempo pra cuidar de si própria, inclusive da saúde e do convívio familiar.

Tomo a liberdade de dizer a vocês que na manhã de hoje (7/3), eu e um grupo de Sindicatos Filiados à Federação participamos da primeira reunião do gênero com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
Em quase duas horas de audiência o governador ouviu e anotou nossas solicitações.

Mas entre propostas de parceria para cursos de qualificação, atividades esportivas e culturais, prevaleceu na mesa, quase que de modo unitário, um tema que, com certeza, atenderá uma antiga reivindicação das mães comerciários: a construção de creches, mas com horário de funcionamento que coincida com a jornada de trabalho.

Seria uma parceria entre as Prefeituras, nossos Sindicatos e o Governo do Estado. Nesta ampliação de horários, também constariam sábados, domingos e feriados.

Com atenção, o governador Alckmin se comprometeu, dentro do possível, dar os devidos encaminhamentos juntos às Secretarias e esferas afins do governo para atender as solicitações comerciários.

Em breve, um segundo grupo de presidentes dos nossos Sindicatos Filiados também será recebido pelo governador para apresentar suas demandas.
No âmbito federal, aproveito a oportunidade para agradecer aos Sindicatos Filiados que, sem medir esforços, atendeu ao chamamento da Federação e se dirigiram até Brasília, no dia 6 de março, quando foi realizada a 7ª Marcha das Centrais Sindicais.

Nossa Federação deu mais uma demonstração de poder de mobilização quando ocupamos as ruas do Distrito Federal com mais de mil comerciários.
Obrigado companheiros e companheiras, porque colaboramos para a realização da maior Marcha das Centrais feita em Brasília, quando mais de 50 mil trabalhadores da nossa Central, a Força Sindical, da UGT, da CUT, da CTB, da Nova Central e da CGTB reivindicaram, por exemplo, a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

Por nossa vez, conquistamos um importante espaço de visibilidade com a nossa faixa de abre alas escrita em letras garrafais: “Regulamentação da Profissão de Comerciário: SANCIONA, DILMA!” Confesso que além de se revelar um ato sindical e trabalhista muito importante, a 7ª Marcha também demonstrou ser um ato político.

Encerrado o movimento, numa atitude inédita, a presidenta Dilma Rousseff recebeu uma delegação das Centrais, da qual tive a honra de participar ao lado do nosso presidente Paulinho da Força e do secretário-geral Juruna.
Entendemos que a partir do dia 6 de março foi aberta uma frente de diálogo com a presidenta Dilma, enfim com o Palácio do Planalto, para tratarmos das mais urgentes reivindicações da classe trabalhadora.

As bandeiras femininas amplamente já discutidas e deliberadas aqui nos vitoriosos Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida ficam fortalecidas com estes diálogos que a nossa Federação vem mantendo com o Governo do Estado e com o Poder Executivo federal e os Legislativos estadual e nacional.
Ou seja, com o governador Alckmin, com a presidenta Dilma, com os deputados federais, senadores e com os deputados estaduais paulistas.

Enfim, são ações que contemplam nosso elenco federativo como um todo porque são estas relações que estreitam e potencializam nossa política de entendimento e também de projeção no nome Fecomerciários não somente no Estado de São Paulo, mas, para nossa alegria, em todo o Brasil com o respaldo da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC, e com o apoio irrestrito da Força Sindical.

Para encerrar, reitero minha mensagem que vocês já devem ter lido aqui nas dependências do nosso Centro de Lazer:
O caminho se faz ao caminhar. Passo a passo, com os pés firmes no chão, numa trajetória incansável da mulher por respeito e igualdade, sem nunca desistir. Longe é um lugar que não existe.

Feliz Dia Internacional da Mulher.”

Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários SP

Últimas de Força

Todas de Força
Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico
Força 17 ABR 2024

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU
Força 17 ABR 2024

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho
Força 17 ABR 2024

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza
Força 17 ABR 2024

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM
Força 17 ABR 2024

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado
Força 17 ABR 2024

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?
Força 17 ABR 2024

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate
Força 16 ABR 2024

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 16 ABR 2024

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação
Força 16 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário
Imagem do dia 16 ABR 2024

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)
Força 16 ABR 2024

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Força 16 ABR 2024

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China
Força 16 ABR 2024

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China

Medicamentos a prefeitura tem, mas não farmacêuticos suficientes
Força 16 ABR 2024

Medicamentos a prefeitura tem, mas não farmacêuticos suficientes

Reunião de sindicalistas chineses e da Força Sindical
Força 15 ABR 2024

Reunião de sindicalistas chineses e da Força Sindical

1º de Maio Unitário: presidentes das centrais falam à imprensa
Força 15 ABR 2024

1º de Maio Unitário: presidentes das centrais falam à imprensa

Sindnapi apoia mudanças no desconto de mensalidade associativa de aposentados
Força 15 ABR 2024

Sindnapi apoia mudanças no desconto de mensalidade associativa de aposentados

Intercâmbio Sindical Brasil e China
Força 15 ABR 2024

Intercâmbio Sindical Brasil e China

Centrais iniciam panfletagem do 1º de Maio Unitário nesta terça (16)
Força 15 ABR 2024

Centrais iniciam panfletagem do 1º de Maio Unitário nesta terça (16)

Liberdade de expressão não é liberdade de agressão
Artigos 15 ABR 2024

Liberdade de expressão não é liberdade de agressão

Diretoria do Sindicato dos Rodorivários SP toma posse
Força 12 ABR 2024

Diretoria do Sindicato dos Rodorivários SP toma posse

Rescisão de trabalhador com estabilidade só pode ser validada no sindicato
Força 12 ABR 2024

Rescisão de trabalhador com estabilidade só pode ser validada no sindicato

Mínimo RS: Centrais repudiam reajuste de apenas 2,2% proposto por entidades patronais
Força 12 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais repudiam reajuste de apenas 2,2% proposto por entidades patronais

Força Sindical filia-se ao DIESAT
Força 12 ABR 2024

Força Sindical filia-se ao DIESAT

Presidentes das centrais farão coletiva, segunda (15), sobre 1º de Maio Unificado
Força 12 ABR 2024

Presidentes das centrais farão coletiva, segunda (15), sobre 1º de Maio Unificado

Presidente da Força participa de Seminário promovido pela FETRAMICO
Força 11 ABR 2024

Presidente da Força participa de Seminário promovido pela FETRAMICO

Aguarde! Carregando mais artigos...