Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Praia Grande (SP): Motta abre evento “Mulher Valorizada” na presença de autoridades e 700 comerciárias
sexta-feira, 8 de março de 2013
Força
Arquivo Fecomerciários SP
|
Diversas autoridades prestigiaram a abertura solene do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida 2013, realizada na noite de quinta-feira (7/3) no Centro de Lazer da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo em Praia Grande. Essa é a quarta edição do evento, que comemora o Dia Internacional da Mulher neste 8 de Março e fortalece as ações das comerciárias na luta por igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, principalmente por igualdade salarial, contra a discriminação e qualquer forma de violência.
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, recepcionou as seguintes personalidades: Eloisa de Sousa Arruda, secretária estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, representando o governador Geraldo Alckmin; Aparecido de Jesus Bruzarosco, secretário estadual adjunto do Emprego e Relações de Trabalho; Teresa Cristina Kodama, procuradora do Estado; Carlos Zimmermann, superintendente do Trabalho no Estado de SP; Clarice D’Urso, do Departamento de Cultura da OAB São Paulo; Warny Santana, coordenadora da Sutaco, setor artesanal da Secretaria Estadual do Emprego; Maria Auxiliadora, coordenadora da Secretaria Estadual da Mulher da Força Sindical; Maria Augusta dos Santos Marques, a Lia, presidente do Sincomerciários de Votuporanga e coordenadora executiva do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida.
Avanços
Todos os discursos reconheceram os avanços conquistados pelas mulheres nos cenários políticos, sindicais e sociais. Durante sua fala às mulheres, o presidente Motta agradeceu a presença das autoridades, ao trabalho da Comissão Organizadora e às comerciárias de todo o Estado que participam “desse evento de discussão e de encaminhamentos das causas femininas, que já é referência em todo o Estado de São Paulo”.
Arquivo Fecomerciários SP
|
“A Fecomerciários e seus 68 Sindicatos Filiados repudiam toda e qualquer forma de discriminação à mulher, combate às violências física, sexual e moral, às quais muitas estão submetidas no lar ou no ambiente de trabalho. Esta luta por igualdade tem ultrapassado as fronteiras da Federação e dos Filiados e fica reforçada com a atuação incansável do nosso Departamento de Educação e Responsabilidade Social e agora ganha mais força com o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, lançado neste palco na semana passada”, disse Motta.
Segundo o presidente, outro avanço que vem reforçar a luta das comerciárias é a Regulamentação da Profissão de Comerciário, porque entre as suas vantagens está a normatização da jornada de trabalho. “Em breve, teremos a Secretaria da Mulher da Fecomerciários para fortalecer, sobremaneira, a luta das mulheres”, anunciou.
Motta também relatou a audiência do governador Geraldo Alckmin com ele e com presidentes de 22 Sindicatos Filiados, no dia 7/3, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de parcerias com a Federação, Prefeitura e Sindicatos Filiados. “Entre propostas de parceria para cursos de qualificação, atividades esportivas e culturais, prevaleceu na mesa, de modo unitário, um tema que, com certeza, atenderá uma antiga reivindicação das mães comerciários: a construção de creches, mas com horário de funcionamento que coincida com a jornada de trabalho”.
Também citou as projeções que a Federação e os Filiados vêm tendo a nível federal e estadual, da participação das mais de mil comerciárias e comerciários na 7ª Marcha das Centrais em Brasília, no dia 6 de março, que reuniu mais de 50 mil trabalhadores, e relatou o encontro com a presidenta Dilma Rousseff, do qual participou ao lado do Paulinho da Força e do secretário-geral Juruna.
“Evento grandioso”
Por sua vez, a secretária Eloisa de Sousa Arruda enfatizou “Estão todas lindas, vestidas com esta bonita camiseta vermelha. Eu também deveria estar vestindo vermelho. Eu quero enaltecer o vigor de cada uma de vocês. O evento Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida é grandioso. Revela a credibilidade e o prestígio que os comerciários e as comerciárias do Estado têm, sob a liderança do presidente Luiz Carlos Motta. Estou satisfeita por estar aqui. Bom evento a todas”.
Palestras e plenária
Mais de 700 pessoas participam do evento, que segue durante toda esta sexta-feira (8/3) com uma série de palestras e plenária para encaminhamentos das resoluções do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida.
Discurso do presidente Motta, na íntegra:
“Sejam bem-vindas, mais uma vez, ao Centro de Lazer da nossa Federação para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher.
Agradeço a presença da cada de vocês que viajaram horas e horas, quilômetros por quilômetros, para prestigiar mais uma versão do Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida, um evento de discussão e de encaminhamentos das causas femininas que já é referência em todo o Estado de São Paulo.
Agradeço também a Comissão Organizadora, ao qual faço questão de denominar:
A Lia de Votuporanga, coordenadora-executiva deste evento, e as companheiras Rosana de Fernandópolis, Maria Ramires de Jales, Rosemeire de Registro, Regina de Ribeirão Preto, Michele de Rio Pardo, Nanci de Sumaré, Nadir de Presidente Venceslau, Ana Célia de Caraguatatuba e Márcia Caldas de Rio Preto.
Obrigado a todas pelo empenho e pela determinação na realização deste evento que une e integra as comerciárias do Estado.
Estendo ainda meu muito obrigado à Diretoria da Federação pelo incentivo dado à realização do mesmo e também meus cumprimentos aos funcionários da Federação e deste Centro de Lazer pelos trabalhos executados.
O Dia 8 de Março, por meio do “Mulher Valorizada”, tem definido as diretrizes das lutas das comerciárias reiterando nosso empenho por RECONHECOMENTO e IGUALDADE.
A Fecomerciários e seus 68 Sindicatos Filiados repudiam toda e qualquer forma de discriminação à mulher, combate às violências física, sexual e moral, às quais muitas estão submetidas no lar ou no ambiente de trabalho.
Esta luta por igualdade tem ultrapassado as fronteiras da Federação e dos Sindicatos Filiados e fica reforçada com a atuação incansável do nosso Departamento de Educação e Responsabilidade Social e agora ganha mais força com o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, lançado neste palco na semana passada.
Outro avanço que vem reforçar a luta das comerciárias é a Regulamentação da Profissão de Comerciário, porque entre as suas vantagens está a normatização da jornada de trabalho. Em breve, teremos a Secretaria da Mulher da Fecomerciários para fortalecer, sobremaneira, a luta das mulheres.
Desse modo, a mulher que desenvolve os papéis de trabalhadora, mãe, esposa, filha, estudante, entre outros, terá mais tempo pra cuidar de si própria, inclusive da saúde e do convívio familiar.
Tomo a liberdade de dizer a vocês que na manhã de hoje (7/3), eu e um grupo de Sindicatos Filiados à Federação participamos da primeira reunião do gênero com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
Em quase duas horas de audiência o governador ouviu e anotou nossas solicitações.
Mas entre propostas de parceria para cursos de qualificação, atividades esportivas e culturais, prevaleceu na mesa, quase que de modo unitário, um tema que, com certeza, atenderá uma antiga reivindicação das mães comerciários: a construção de creches, mas com horário de funcionamento que coincida com a jornada de trabalho.
Seria uma parceria entre as Prefeituras, nossos Sindicatos e o Governo do Estado. Nesta ampliação de horários, também constariam sábados, domingos e feriados.
Com atenção, o governador Alckmin se comprometeu, dentro do possível, dar os devidos encaminhamentos juntos às Secretarias e esferas afins do governo para atender as solicitações comerciários.
Em breve, um segundo grupo de presidentes dos nossos Sindicatos Filiados também será recebido pelo governador para apresentar suas demandas.
No âmbito federal, aproveito a oportunidade para agradecer aos Sindicatos Filiados que, sem medir esforços, atendeu ao chamamento da Federação e se dirigiram até Brasília, no dia 6 de março, quando foi realizada a 7ª Marcha das Centrais Sindicais.
Nossa Federação deu mais uma demonstração de poder de mobilização quando ocupamos as ruas do Distrito Federal com mais de mil comerciários.
Obrigado companheiros e companheiras, porque colaboramos para a realização da maior Marcha das Centrais feita em Brasília, quando mais de 50 mil trabalhadores da nossa Central, a Força Sindical, da UGT, da CUT, da CTB, da Nova Central e da CGTB reivindicaram, por exemplo, a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.
Por nossa vez, conquistamos um importante espaço de visibilidade com a nossa faixa de abre alas escrita em letras garrafais: “Regulamentação da Profissão de Comerciário: SANCIONA, DILMA!” Confesso que além de se revelar um ato sindical e trabalhista muito importante, a 7ª Marcha também demonstrou ser um ato político.
Encerrado o movimento, numa atitude inédita, a presidenta Dilma Rousseff recebeu uma delegação das Centrais, da qual tive a honra de participar ao lado do nosso presidente Paulinho da Força e do secretário-geral Juruna.
Entendemos que a partir do dia 6 de março foi aberta uma frente de diálogo com a presidenta Dilma, enfim com o Palácio do Planalto, para tratarmos das mais urgentes reivindicações da classe trabalhadora.
As bandeiras femininas amplamente já discutidas e deliberadas aqui nos vitoriosos Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida ficam fortalecidas com estes diálogos que a nossa Federação vem mantendo com o Governo do Estado e com o Poder Executivo federal e os Legislativos estadual e nacional.
Ou seja, com o governador Alckmin, com a presidenta Dilma, com os deputados federais, senadores e com os deputados estaduais paulistas.
Enfim, são ações que contemplam nosso elenco federativo como um todo porque são estas relações que estreitam e potencializam nossa política de entendimento e também de projeção no nome Fecomerciários não somente no Estado de São Paulo, mas, para nossa alegria, em todo o Brasil com o respaldo da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, a CNTC, e com o apoio irrestrito da Força Sindical.
Para encerrar, reitero minha mensagem que vocês já devem ter lido aqui nas dependências do nosso Centro de Lazer:
O caminho se faz ao caminhar. Passo a passo, com os pés firmes no chão, numa trajetória incansável da mulher por respeito e igualdade, sem nunca desistir. Longe é um lugar que não existe.
Feliz Dia Internacional da Mulher.”