Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Acidentes de trabalho aumentam 27,5%
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Força
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registrou 653 mil acidentes de trabalho em 2007, número 27,5% maior que em 2006. Porém, o aumento que a princípio pode preocupar, é resultado do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico), plano de ampliação de doenças que caracterizam acidente de trabalho.
"Desde de abril de 2007, há mais situações que caracterizam acidente de trabalho, como por exemplo, um trabalhador que desenvolve algum problema crônico na coluna por carregar peso", explica a médica perita do Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade da Gerência Executiva do INSS, Denise Maria Nogueira.
Os benefícios que antes eram registrados como não-acidentários passaram a ser identificados como acidentários. Isso contribuiu para que o número de acidentes de trabalho registrados em 2007 aumentasse de 512,2 mil para 653 mil.
Do total, os acidentes típicos – decorrentes da atividade profissional – representam 80,7% do total. Os de trajeto – ocorridos entre a residência e o local de trabalho, e vice-versa – respondem por 15,3% e, as doenças do trabalho, por 4%.
MEDIDAS – O ministro da Previdência Social, José Pimentel, enfatizou que o ministério vem atuando na definição de ações e políticas preventivas de acidentes e doenças do trabalho. Pimentel destacou ainda a importância da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho – composta por representantes do governo, dos trabalhadores e empresários -, que vai apresentar medidas para diminuir o número de acidentes do trabalho até o fim do ano.
Os principais focos de prevenção são para os setores de transporte rodoviário de cargas e da indústria da construção – edificações, obras viárias e construções de estações e redes de distribuição de energia elétrica.
Fonte: Diário do Grande ABC