Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Relações Internacionais

Confira a declaração da Alternativa Democrática Sindical

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Relações Internacionais

Confira a declaração da Alternativa Democrática Sindical

Veja no final do texto as versões em inglês e espanhol
logo-adsCrédito: Arquivo Força

III ANIVERSÁRIO DA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA SINDICAL DAS AMÉRICAS
 
DECLARAÇÃO DE ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA SINDICAL DAS AMÉRICAS – ADS, NO ÂMBITO DO TERCEIRO ANIVERSÁRIO 2017 – 2020

 
O Conselho Continental da Alternativa Democrática Sindical das Américas – ADS, em reunido virtualmente em 17/04/2020, por ocasião de seu 3 de aniversário, aprovou a seguinte declaração para os trabalhadores (as) e a opinião pública em nível global.
 
Durante esses três anos de existência, a ADS se consolida reafirmando seu compromisso com o sindicalismo de valores e princípios, com autonomia, democracia, unidade e solidariedade. Em defesa dos direitos dos trabalhadores, em defesa do emprego, saúde, previdência social, Democracia, Diálogo Social, Negociação Coletiva, Trabalho Decente, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e um modelo econômico com justiça social e melhores condições de vida e dignidade para a sociedade em todos os países das américas, o caribe e no mundo.
 
ADS, foi fundada em 2017, num contexto e situação muito difícil na região e no mundo. Com crises econômicas, políticas e sociais, desemprego, ataque aos direitos trabalhistas e sindicais, crise do sindicalismo na região e no mundo, declínio e ameaças à democracia e intensificação das ditaduras, e o estabelecimento de governos com tendências autoritárias em vários países da região, como Venezuela, Nicarágua, Cuba, Brasil, entre outros.
 
Consideramos que, neste momento, três anos depois, a situação nas Américas, no Caribe e no mundo não mudou, pelo contrário, aprofundouse e piorou com a crise da pandemia de coronavírus, COVID 19, que tornouse a maior crise de saúde, econômica e social de toda a humanidade.
 
A Alternativa Democrática Sindical das Américas, considera que a Pandemia do novo Coronavírus – COVID 19, é um inimigo comum de toda a humanidade, que já infectou mais de 2,5 milhões de pessoas, com um saldo de mais de 170.000 mortes em todo o mundo. Devemos lutar e agir incansavelmente com unidade e solidariedade para derrotá-lo.
 
A ADS expressa sua solidariedade com os trabalhadores, o sindicalismo e com todos os povos, devido à grave situação de saúde e aos impactos econômicos e sociais que estamos enfrentando em quase todos os países do mundo. Expressamos condolências a todas as famílias que perderam seus entes queridos, vítimas do COVID 19.   Repudiamos as ações, medidas e projetos prejudiciais que estão sendo propostos e implementados por vários governos e setores empresariais, que buscam aproveitar a crise da saúde para obter vantagens indevidas e de má-fé, retirando direitos, violando negociações coletivas e leis, e as  constituições dos países, ignorando sindicatos, mecanismos de diálogo social, o tripartismo e as Normas internacionais de trabalho da OIT.
 
Denunciamos a violação dos direitos humanos e sindicais em vários países da região, especialmente Venezuela, Nicarágua, Cuba, Brasil, Colômbia, entre outros, caracterizados por autoritarismo, ataque aos direitos e sindicatos, violência e perseguição contra ativistas, líderes sindicais e sociais que trabalham em defesa dos direitos, a democracia, a justiça social e melhores condições de vida para a população.
 
A grave crise da pandemia do COVID 19 indica que todos devemos fazer esforços e contribuir para a luta contra a epidemia, devemos focar em salvar vidas, fortalecer os sistemas de saúde pública e bem-estar das pessoas, e que implique na necessidade de medidas drásticas. Como medidas de isolamento, quarentena e prevenção à saúde, como a melhor maneira de prevenir e conter a rápida disseminação do vírus. Para o qual o Estado, as instituições democráticas e o setor privado devem alocar recursos econômicos para a subsistência alimentar todas as pessoas e salvaguardar o emprego, os direitos e o funcionamento mínimo e adequado da economia, durante o período de isolamento, quarentena e Estado de calamidade pública, em nível nacional, regional e global.
 
Acreditamos que o cenário e as perspectivas de sérios impactos econômicos, políticos e sociais, nas Américas, no Caribe e no mundo, exigirão o esforço e a contribuição dos Estados, dos setores produtivo e financeiro, dos setores social e sindical e a sociedade, para buscar consenso e acordos que permitam a retomada das atividades econômicas, tendo como bússola e objetivo o imperativo de superar e melhorar as profundas desigualdades econômicas e sociais nas américas, no Caribe e no mundo.
 
Nesse sentido, é essencial que governos e setores empresariais criem condições e espaços para o diálogo social e o tripartismo, onde todos os setores sociais, sindicatos e a população em geral possam debater e contribuir com medidas e projetos para o desenvolvimento sustentável com justiça social. e superação segura e justa da atual crise de saúde, política, econômica e social que estamos enfrentando em nível regional e global.
 
Exigimos a suspensão e o cancelamento da dívida externa de todos os países em desenvolvimento, especialmente dos países mais pobres das Américas, o Caribe e mundo. Porque com os graves impactos econômicos e sociais do COVID 19, a sobrevivência da população mais pobre e vulnerável será quase impossível, e o desenvolvimento econômico e social desses países ficará seriamente comprometido.
 
Por fim, a Alternativa Democrática Sindical das Américas repudia profundamente a decisão antidemocrática e contra a liberdade sindical, tomada pelo Conselho de Administração da OIT, na 337 reunião realizada em outubro de 2019, onde sem motivo ou argumentos, rejeito o pedido de
 
ADS, de Status de organização consultiva perante a OIT, pelo simples fato de as ADS não pertencerem a monopólios sindicais regionais e mundial, que em muitos casos se inclinam aos interesses dos governos e do capital, contra os direitos e interesses dos trabalhadores, como é o caso da Venezuela.
 
Alternativa Democrática Sindical das Américas, representa mais de 20 milhões de trabalhadores, de 25 organizações sindicais, de 15 países da América Latina e do Caribe. Nesse sentido, solicitamos respeitosamente ao companheiro, GUY RYDER, Diretor Geral da OIT, para que interceda junto ao Conselho de Administração, para que se reconsidere esa decisão, e seja reconhecido o Status Consultivo da ADS, como interlocutor social perante a OIT, da mesma forma que outras organizações internacionais de trabalhadores (as) são reconhecidas. Em conformidade com os princípios, mandato e constituição da OIT.
 
 
¡COM LUTA, UNIDADE E SOLIDARIEDADE, VENCEREMOS!

Julio Roberto Gómez Esguerra                                                        Nilton Souza Da Silva  Presidente                                                                                        Secretario General  
 
Bogotá, Colombia, 21 de abril de 2020

 
CONFIRA A VERSÃO EM INGLÊS

CONFIRA A VERSÃO EM ESPANHOL

Últimas de Relações Internacionais

Todas de Relações Internacionais
Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 24 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Aguarde! Carregando mais artigos...