Divulgação

Após quase dois meses de negociações salariais, a Comissão de Negociação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) conquistou um dos maiores reajustes do Brasil – que vai de 9% a 15,48% de aumento salarial para a categoria. O menor piso salarial da categoria, que é o de servente, subiu para R$1.045.

Além disso, o Cartão Ticket Alimentação, um benefício por assiduidade, teve um aumento de 29,17%, passando de R$120 para R$155.

“Nenhuma negociação é fácil e com certeza essa também não foi. Em alguns momentos, nesses quase dois meses, chegamos a pensar em fazer assembleias localizadas nos canteiros de obra, pois o setor patronal não estava avançando. Mas, com muito diálogo e bom senso, fomos reconhecidos pela nossa luta e conseguimos ultrapassar momentos delicados na mesa de negociação. Tenho certeza que foi e será um dos maiores acordos do Brasil.

Quero destacar, em especial, o trabalho e a dedicação de todas as dez equipes que atuam nos canteiros de obras diariamente, no município do Rio. Parabéns a todos e à categoria, que se manteve firme no propósito de avançar cada vez mais em nossos objetivos. Para termos maiores êxitos, temos que construir um ambiente mais digno, com saúde, segurança e cidadania para nossos trabalhadores (as), com justiça social”, declaro o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

NOVA TABELA DE PISOS SALARIAIS
OCUPAÇÕES  R$ POR HORA R$ POR MÊS %
Mestre de obra  15,00 3.300,00 9,73%
Encarregado de obra e encarregado administrativo de obra 10,91 2.400,20 9,65%