Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Ericsson vai demitir 2,2 mil funcionários
quinta-feira, 12 de março de 2015
Imprensa
![]() |
A Ericsson anunciou ontem que deverá eliminar 2,2 mil postos de trabalho na Suécia, principalmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, e de suprimentos. O corte, que representa cerca de 2% de seus funcionários, faz parte do programa global anunciado em novembro do ano passado para reduzir custos e aumentar a eficiência, informou a companhia. Em 2012, a Ericsson eliminou 1,55 mil postos de trabalho na Suécia.
O programa inclui duas reduções de pessoal, além de corte de custos em todas as operações globais da empresa, para economizar 9 bilhões de coroas suecas, ou mais de US$ 1 bilhão. A execução dos planos está prevista para o período 2015-2017, em âmbito mundial.
No Brasil, o grupo sueco tem quase 5 mil funcionários. A subsidiária brasileira da Ericsson afirmou ao Valor ontem que não há demissões previstas para a operação local até o momento. A informação é que a operação já está enxuta – mas isso não quer dizer que futuros ajustes estejam descartados.
Quase 50% da receita de 228 bilhões de coroas suecas do grupo, em 2014, veio da área de software. Essa participação sobe para 63% quando somada com serviços.
A América Latina representa 10% da receita de 228 bilhões de coroas suecas (mais de US$ 26,4 bilhões pelo câmbio atual) registrada em 2014. A região é a quarta maior entre as dez listadas no ranking do grupo por receita, liderado pela América do Norte.
A receita na América Latina passou de 22 bilhões de coroas suecas em 2013 para 22,6 bilhões em 2014. O Brasil responde por cerca de 40% do total.
A meta do programa global é concentrar o foco em algumas áreas principais, como rádio, núcleo e serviços de transmissão e telecomunicações, para financiar o crescimento em redes IP, nuvem, TV e mídia, software para suporte à operação (OSS) e para suporte ao negócio (BSS).