Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
25 ABR 2024

Imagem do dia

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

DIEESE

Dieese realiza 3º Seminário Nacional da Rede Observatórios do Trabalho

segunda-feira, 21 de maio de 2018

DIEESE

Dieese realiza 3º Seminário Nacional da Rede Observatórios do Trabalho

O DIEESE e o Ministério do Trabalho (MTb), por meio da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego (SPPE), realizarão, em 11 e 12 de junho, o 3º Seminário Nacional da Rede Observatórios do Trabalho.
dieese_logoCrédito: Divulgação

O evento terá como tema Uso de estatísticas e informações do mercado de trabalho no ciclo de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. A atividade acontecerá no Auditório do Edifício Sede do MTb, na Esplanada dos Ministério, em Brasília.

O seminário reunirá membros dos governos federal, estaduais e municipais, de conselhos públicos, técnicos dos observatórios do trabalho, representantes de instituições ligadas ao mundo do trabalho, acadêmicos e pesquisadores da área.
Após o evento, será realizado o planejamento anual da Rede de Observatórios do Trabalho.

•    Rede de estudos acompanhará mudanças da reforma trabalhista

O DIEESE promoveu a oficina Um acompanhamento crítico da reforma trabalhista – rede de pesquisadores e estudiosos, na Universidade de Campinas (Unicamp), em 19 e 20 de março. A atividade, que teve como objetivo discutir o significado e os impactos da reforma trabalhista, deu origem à Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir-Trabalho).
O grupo elaborou um plano de trabalho para a Rede nos próximos meses. Entre as metas está a elaboração de um diagnóstico das relações de trabalho no Brasil e a publicação de um dicionário de verbetes sobre a reforma sindical.

A oficina contou com a participação do coordenador de educação e comunicação, Fausto Augusto Júnior, e dos técnicos Carlindo Rodrigues de Oliveira, da Escola DIEESE, e Gustavo Monteiro, do Núcleo de Produção de Informações (NPI).

•    Projeto analisará o perfil de unidades de saúde do Ceará

O DIEESE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará, realizou oficina, em 23 de março, para apresentar o projeto Capacitação para o Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde.

Com o objetivo de obter um perfil dos trabalhadores de nove unidades públicas de saúde da rede estadual, o projeto levantará dados sobre estrutura física, capacidade, processos de trabalho, distribuição da carga horária, qualificação e características dos profissionais.
O levantamento será realizado em sete hospitais (Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, Hospital São José), no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e no Centro de Especialidades Odontológicas.

Além da coleta dos dados, também está prevista a realização de curso de extensão para 54 representantes das nove unidades de saúde participantes, a realização de um seminário e de oficinas.

•    Observatório do Trabalho da Bahia

O Observatório do Trabalho da Bahia, parceria entre o DIEESE e o governo baiano, por meio de convênio firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizaram, em 19 de abril, duas oficinas de formação para gestores e técnicos, em Salvador.

Denominadas Oficinas de Treinamento do Sistema de Georreferenciamento das Informações Geográficas, Populacionais, da Atividade Econômica, do Mercado de Trabalho e das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda da Bahia, as atividades foram coordenadas pela técnica Flávia Santana Rodrigues, do Observatório do Trabalho da Bahia. As atividades contaram com a participação de gestores da Setre e técnicos do SineBahia.

O encontro teve como objetivo ensinar como utilizar o Sistema de Informações Geográficas da Bahia (Sig-Web). O programa disponibiliza, em tabelas e mapas, indicadores populacionais do mercado de trabalho, de políticas públicas e da atividade econômica estadual.

•    Cursos com inscrições abertas

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está com inscrições abertas para cursos de graduação, pós-graduação e extensão. As aulas são presenciais, realizadas no Centro de São Paulo.

O curso de extensão Campanha de sindicalização de baixo custo será realizado em 12 e 13 de junho. As aulas acontecerão das 9h às 18h. A atividade oferece descontos para grupos de entidades filiadas ao DIEESE e para inscrições individuais realizadas até 30 de maio.
A graduação em Ciências do Trabalho tem duração de três anos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30. O curso foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5. Há possibilidade de bolsa de estudos de até 90% do valor do curso. Os interessados podem se inscrever até 11 de junho.

Os cursos de pós-graduação em Economia e Trabalho e em Sindicalismo e Trabalho são oferecidos em duas turmas: às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30; e aos sábados, das 8h30 às 17h30. Os interessados na pós em Economia e Trabalho podem se inscrever até 8 de junho. Já para o curso sobre Sindicalismo e Trabalho, as inscrições vão até 11 de junho.

Para mais informações sobre as atividades da Escola DIEESE, acesse www.escola.dieese.org.br, envie e-mail para contatoescola@dieese.org.br ou e telefone para (11) 3821-2150 e 3821-2155.
•    7ª Semana do Trabalho da Escola DIEESE

A 7ª Semana do Trabalho da Escola DIEESE será realizada de 21 a 25 de maio, no Auditório da Escola DIEESE, no Centro de São Paulo. Desta vez, a programação do evento terá como tema Ocupar a cidade! Direito à moradia e luta dos trabalhadores e trabalhadoras sem-teto.

Devido ao número limitado de lugares, é necessário confirmar presença pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br.

Programação

21/05 | segunda-feira | Os grandes centros urbanos, as cidades e as periferias
– Percepções e valores políticos nas periferias de São Paulo (2017)

Artur Henrique da Silva Santos, diretor-executivo da Fundação Perseu Abramo

– Configuração urbana da cidade paulistana, a conformação concreta e simbólica a partir de um olhar sobre as desigualdades sociais
Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo

22/05 | terça-feira | A questão da moradia

– Teto e trabalho: Perfil e características de trabalho e moradia das famílias da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo
Adriana Marcolino, técnica da Subseção DIEESE-CUT

– O envolvimento da CUT na ocupação Povo Sem Medo

João Cayres, atualmente secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

– A experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Andrea, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
23/05 | quarta-feira | A luta dos movimentos de moradia

– A experiência de coordenar o programa de intercâmbio entre dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Antônio Silvestre Leite, coordenador do programa de intercâmbio
– Sindicalismo enquanto movimento social

Andréia Galvão, professora do Programa de Pós-graduação em Ciência Política, da Universidade de Campinas (Unicamp)
24/05 | quinta-feira | A luta dos movimentos de moradia
– As experiências pessoais nos movimentos sociais

Manoel Del Rio, advogado, assessor jurídico de movimentos sociais organizados pela Frente de Luta por Moradia (FLM), filiada à Central de Movimentos Populares (CMP)

– Apresentações de pesquisas sobre movimentos de moradia urbana de estudantes do terceiro semestre da graduação em Ciências do

rabalho

25/05 | sexta-feira | Produção do espaço nas periferias de São Paulo e o caso de Paraisópolis
– o extermínio de jovens nas periferias

Eduardo Donizeti Girotto, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP)
– Livro Cidade do Paraíso: há vida na maior favela de São Paulo

Vagner de Alencar, mestre em educação, colaborador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, editor e correspondente de Paraisópolis e autor do livro

Mais informações no site da Escola DIEESE, pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br ou pelos telefones (11) 3821-2150 e 3821-2155.
•    Atividades sindicais e outras

Bahia

– Em 27/04, a técnica Flávia Santana Rodrigues, do Observatório do Trabalho da Bahia, fez apresentação sobre O panorama do trabalho decente na Bahia, com recorte do trabalho doméstico, na 9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico na Bahia. O evento foi promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), em Salvador.

– Em 26/04, Ana Georgina da Silva Dias participou de evento em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A atividade aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA), em Salvador.

– Em 14/04, Ana Georgina falou sobre reforma da previdência. A palestra fez parte da programação do 14º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Candeias (Siticcan). O evento teve como tema Siticcan unido contra a reforma trabalhista e aconteceu na sede da entidade, em Candeias.

– Em 10/04, ela participou de reunião da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae). O encontro aconteceu na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em Salvador.

– Em 09/04, Ana Georgina participou, a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), de sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em Salvador. A atividade teve como objetivo discutir o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen).

– Em 03/04, a supervisora do ER-BA esteve no Seminário em comemoração aos 10 anos de implementação da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O evento foi realizado na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador.

– Em 27/03, ela fez palestra sobre as reformas trabalhista e da previdência. A apresentação foi feita a pedido do Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia BA) para trabalhadores do Grupo Global Participações em Energia, em Candeias.

– Em 24/03, Ana Georgina da Silva Dias falou sobre reforma da previdência no Encontro de Delegados Sindicais do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj). A atividade aconteceu em Salvador e discutiu a importância da contribuição sindical e as contas da entidade em 2017.

– Em 22/03, Ana Georgina fez palestra no Seminário de planejamento da campanha salarial 2018 da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A participação foi realizada a pedido do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA), em Salvador.

– Em 20/03, ela participou de debate sobre Impactos econômicos da reforma trabalhista e previdenciária. A participação aconteceu a convite do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), na reunião anual do colegiado em Salvador.

– Em 20/03, a técnica Ana Margaret Simões, do Escritório Regional BA, fez palestra com o tema Mulher aposentada versus mercado de trabalho. A apresentação fez parte da programação do VII Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical Bahia, realizado em Salvador.

Ceará

– Em 05 e 06/04, os técnicos Thomaz Ferreira Jensen e José Inácio Ferreira Júnior, ambos da Escola DIEESE, coordenaram oficina de avaliação e monitoramento do projeto de implantação de mesas regionais de negociação do Sistema Único de Saúde. A atividade aconteceu em Fortaleza.

Distrito Federal

– Em 13/04, o diretor técnico, Clemente Ganz Lúcio, fez análise de conjuntura em reunião da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A atividade aconteceu na sede da entidade, em Brasília.

– Em 03/04, o técnico Gustavo Teixeira, da Subseção da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU-CUT), participou de audiência pública sobre a Medida Provisória n° 814/2017, que trata do setor elétrico nacional. A atividade foi realizada no Senado, em Brasília, com o objetivo de discutir as mudanças propostas pela MP.

araná

– Em 05/04, o supervisor técnico do Escritório Regional PR, Sandro Silva, participou da II Semana Edésio Passos, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

– Em 04/04, Sandro Silva e o técnico Fabiano Camargo da Silva, do ER-PR, participaram de quatro reuniões das Centrais Sindicais CSB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT com federações patronais. Os encontros aconteceram no Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em Curitiba. Às 9h, representantes das Centrais se reuniram com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar);, às 10h, com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); às 11h, com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR); e, às 13h, com a Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

– Em 27/03, Sandro e Fabiano participaram de reunião das Centrais Sindicais CSB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT com o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR). O encontro aconteceu na sede do MPT-PR, em Curitiba, e teve como objetivo discutir encaminhamentos do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical.

Rio Grande do Sul

– Em 18/04, a técnica Cristina Pereira Vieceli, da Subseção da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS), participou do evento Economia em debate, promovido pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre.

– Em 11/04, a técnica Anelise Manganelli, do Escritório Regional RS, falou sobre reforma trabalhista. A apresentação fez parte da programação de seminário promovido pela CUT-RS para discutir a relação da reforma com as negociações coletivas. A atividade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo (Sindipolo), em Porto Alegre.
– Em 09/04, Anelise Manganelli fez apresentação sobre conjuntura e subsídios para negociação coletiva. A palestra fez parte da programação de encontro organizado pelo Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul (Sindserf-RS), em Porto Alegre. A atividade reuniu trabalhadores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e peritos agrários.

– Em 05/04, Anelise falou sobre Negociação coletiva: distinções entre o setor público e privado. A apresentação fez parte da programação do Curso de negociação e contratação coletiva do Rio Grande do Sul, promovido pela Escola Sul da CUT, na sede da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

– Em 28/03, ela fez análise de conjuntura econômica e apresentou projeção de arrecadação municipal de Caxias do Sul. Os dados foram apresentados durante assembleia do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).

– Em 23/03, o supervisor técnico do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, falou sobre reforma trabalhista e situação do movimento sindical. A apresentação foi feita para 60 dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS) e de sindicatos filiados, em Porto Alegre.

Santa Catarina

– Em 17 e 18/05, o Escritório Regional SC promoveu o seminário Planejamento de uma campanha de sindicalização, em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina. A atividade foi coordenada pelo supervisor técnico do ER-SC, José Álvaro Cardoso. O evento aconteceu na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaraguá do Sul e contou com a presença de 20 dirigentes sindicais.

– Em 10/05, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, fez palestra sobre Golpe de Estado e contrarreforma trabalhista, na semana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

– Em 28/04, José Álvaro Cardoso participou de duas atividades. Primeiro, fez palestra sobre Conjuntura nacional e os cenários de 2018 para a Plataforma Operário e Camponesa, em Florianópolis. Depois, falou sobre Conjuntura econômica e negociações coletivas para os sindicatos da CSB, em Imaruí.

– Em 27/04, José Álvaro fez palestra sobre Introdução à história do movimento sindical para a direção da Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina, em Balneário Camboríu.

– Em 19/04, o supervisor do ER-SC fez duas palestras. Primeiro, falou sobre Conjuntura nacional e o novo cenário das negociações coletivas, para o Sindicato dos Professores de Joinville e Região. Depois, fez palestra sobre O Brasil e o quadro desafiador da conjuntura mundial, para alunos e professores do Curso Popular de Pré-vestibular Rio Tavares, em Florianópolis.

– Em 12 e 13/04, o Escritório Regional SC realizou o segundo seminário Planejamento de uma campanha de sindicalização. O evento foi coordenado pelo supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, e pelo técnico Mairon Brandes, da Subseção da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc). A atividade reuniu dirigentes de Joinville e região na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Joinville (Sinditex).

– Em 05 e 06/04, a Escola DIEESE e o ER-SC promoveram o curso Regimes Próprios de Previdência Social. A atividade foi ministrada pelo consultor Luciano Fazio e aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina.

– De 02 a 04/04, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, o supervisor técnico do ER-SC, José Álvaro Cardoso, e a técnica Samya Campana, da Subseção do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia), participaram do seminário de planejamento de campanha salarial da Intersindical dos Trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Clemente falou sobre conjuntura, na abertura da atividade. Samya e José Álvaro coordenaram o evento.

São Paulo

– Em 22/05, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participará do debate Como serão as negociações pós Reforma Trabalhista – como serão agora, como os sindicatos virão negociar, como deverá ser o posicionamento patronal. A mesa será dividida com o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, e o sócio do escritório Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados, Wolnei Tadeu Ferreira. O evento será realizado pela Dialoga – desenvolvimento de pessoas, em 21 e 22 de maio, em São Paulo.

– Em 11/05, Clemente Ganz Lúcio falou sobre Perspectivas para o movimento sindical, na 18ª Reunião da Direção Nacional da CTB, realizada em São Paulo.

– De 24 a 26/04, o técnico César Andaku, responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (PED-RMSP), participou do III Encontro de Produtores de Informação Visando à Agenda 2030. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Brasília.

– Em 18/04, os técnicos Rosângela Vieira dos Santos, da Subseção da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQR) e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos da CUT do Estado de São Paulo (Fetquim-CUT/SP), e Thomaz Ferreira Jensen, da educação, apresentaram estudo sobre o setor químico de produção de agrotóxicos, em São Paulo. O estudo foi apresentado para as professoras Larissa Mies Bombardi, da Faculdade de Geografia da USP, e Kendra Briken, da Universidade de Strathclyde, de Glasgow, na Escócia. O encontro faz parte da formulação de projeto sobre os impactos dos agrotóxicos nos trabalhadores, consumidores e o meio ambiente, coordenado pelas pesquisadoras, e que conta com apoio do DIEESE.

– Em 27/03, a técnica Camila Ikuta, do Escritório Regional SP, realizou a palestra Lei 13.467/2017 e PEC 287-A: precarização do trabalho e restrição à aposentadoria. A apresentação fez parte da programação de evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), em São Paulo.

 Em 21/03, o técnico Ilmar Ferreira, do Escritório Regional SP, falou sobre conjuntura e perspectivas para as negociação coletiva. A palestra fez parte da programação do seminário promovido pela Comissão de Negociação do Sindicato dos Motoristas de São Paulo. A atividade aconteceu em São Paulo e teve como objetivo discutir o acordo coletivo de 2018.

– Em 17/03, Camila Ikuta falou sobre Impactos da Reforma Trabalhista na vida das mulheres. A apresentação aconteceu em evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

ocantins

– Em 24/03, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, fez palestra com o tema Reforma da previdência: aspectos políticos e econômicos e os impactos na vida do trabalhador. A apresentação foi realizada para a CUT-TO, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas.

•    Publicações
– 11/05 – Índice do Custo de Vida (dados de abril)
– 09/05 – Boletim de Conjuntura 14
– 09/05 – Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (dados de abril)
– 26/04 – Desempenho dos Bancos 2017
– 16/04 – Nota Técnica 193 – Análise da evolução do crédito no período recente
•    Participe do DIEESE Comunic@!
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.

Fonte: Diesse

Últimas de DIEESE

Todas de DIEESE
8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Imagem do dia 25 ABR 2024

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio
Força 25 ABR 2024

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio

Não ao assédio moral
Artigos 25 ABR 2024

Não ao assédio moral

Vida que segue
Artigos 25 ABR 2024

Vida que segue

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 25 ABR 2024

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 25 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis
Força 25 ABR 2024

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis

Aplicação da NR-12 na saúde e segurança dos trabalhadores em debate
Força 25 ABR 2024

Aplicação da NR-12 na saúde e segurança dos trabalhadores em debate

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...