Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
25 ABR 2024

Imagem do dia

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

Ata do Copom: economia deve se estabilizar no curto prazo

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Imprensa

Ata do Copom: economia deve se estabilizar no curto prazo

jurosaltos

Documento indica que, sem ajuste, brasileiro sofrerá mais com inflação

Com recados claros para o mercado financeiro, governo e Congresso Nacional, o Banco Central (BC) afirmou que não pode cortar juros neste momento, apesar da recessão econômica. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) aponta para um período maior de taxa básica em 14,25% ao ano. Nela, os dirigentes da autoridade monetária disseram que não há espaço para um alívio na política de controle inflacionário porque as expectativas para os preços — feita pelos analistas — ainda estão muito longe da meta de 4,5%. Frisaram também que a velocidade do processo de desinflação depende da aprovação das medidas de controle de gastos enviadas ao Legislativo.

Os membros do Copom concordam que houve melhora perceptível do cenário macroeconômico e que indicadores recentes mostram perspectiva de estabilização da atividade econômica no curto prazo. Houve progressos também no controle da inflação, principalmente por causa das quedas das estimativas para os próximos dois anos, mas numa velocidade aquém da almejada. O BC falou claramente que a sua política depende das projeções do mercado:

“O Comitê deve procurar conduzir a política monetária de modo que suas projeções de inflação, inclusive no cenário de mercado, apontem inflação na meta nos horizontes relevantes”.

A aposta do mercado está em IPCA de 7,25% para este ano. Está mais alta que as previsões feitas nos modelos do BC. Tanto no chamado cenário de referência (quando o Copom faz a conta com juros e câmbio estáveis), quanto no cenário de mercado (quando usa as estimativas dos analistas para fazer as projeções), os cálculos apontam para inflação em torno de 6,75%. O BC observa que contempla desinflação na economia brasileira nos próximos anos, mas aponta que as expectativas do mercado ainda não convergiram.

“Para 2017, a desinflação até a meta ocorre sob as hipóteses do cenário de referência. Entretanto, no cenário de mercado, a desinflação ocorre em velocidade aquém da perseguida pelo Comitê”, alerta o Copom, que explica que sob as hipóteses do cenário de mercado, a inflação para 2017 situa-se em torno de 5,3%.

O BC ainda diminuiu o peso do reajuste das tarifas públicas — o grande vilão da inflação nos últimos anos — para 2016. A aposta caiu 0,2 ponto percentual e ficou em 6,6%, abaixo do valor projetado na reunião do Copom de junho. Por outro lado, para 2017, a alta deve ser de 5,3%: 0,3 ponto percentual acima do valor projetado na última reunião.

RISCOS PARA A INFLAÇÃO

Segundo a ata do Copom, há riscos de curto prazo para a inflação no Brasil. A elevação recente nos preços de alimentos pode se mostrar persistente por causa da transmissão dos preços do atacado para o varejo. Em contrapartida, o período sazonalmente favorável — por causa da safra — pode contribuir para uma reversão rápida desses preços. O Copom alerta para o fato de a experiência brasileira mostrar que períodos prolongados de inflação alta e expectativas acima da meta reforçam mecanismos inerciais e tornar o processo de desinflação mais lento e custoso.

“Nesse contexto, uma maior persistência inflacionária requer uma persistência maior da política monetária. Por outro lado, o processo contínuo de distensão do mercado de trabalho e a desaceleração significativa da atividade econômica podem, a princípio, produzir uma desinflação mais rápida (por exemplo, no setor de serviços) do que a refletida nas expectativas de inflação medidas pela pesquisa Focus e nas projeções condicionais produzidas pelo Copom.”

Sobre a recente surpresa dos índices de preços, o BC diz que foram causadas pela alta de alimentos e “talvez” pela maior persistência da inflação. No debate sobre o tema, o Copom focou, ainda, no grau de confiança na desinflação em curso. De acordo com a ata, alguns membros ponderaram que, diante da desaceleração econômica observada até aqui, esperava-se uma queda maior da inflação. Outros esperam que os efeitos desinflacionários do nível de ociosidade na economia ainda possam vir mais intensamente.

“Todos os membros do Comitê reconheceram progressos em relação às perspectivas de desinflação da economia brasileira, mas demonstraram preocupação com medidas de expectativas de inflação apuradas pela pesquisa Focus acima da meta para 2017 e com projeções do Comitê para a inflação que se situam acima da meta em horizontes de 18 ou mais meses, sob as hipóteses do cenário de mercado.”

FISCAL

Segundo o BC, os ajustes necessários na economia, inclusive de natureza fiscal, apresentam-se “como um risco e uma oportunidade” para o processo desinflacionário. O perigo é se os agentes financeiros perceberem que esses ajustes seriam abandonados, ou postergados significativamente.

“Nesse cenário, o processo desinflacionário tenderia a ser mais lento, aumentando os custos de levar a inflação para a meta.”

A oportunidade é a possibilidade de acelerar a queda de inflação. Isso, segundo o Copom, permitiria ganhos de confiança e queda das expectativas de inflação. A redução de incertezas potencializaria os efeitos do ajuste monetário em curso.

“Todos os membros do Comitê enfatizaram que a continuidade dos esforços para aprovação e implementação dos ajustes na economia, notadamente no que diz respeito a reformas fiscais, é fundamental para facilitar e reduzir o custo do processo de desinflação. Não houve consenso sobre a velocidade desses ajustes, o que sugere que constituem, ao mesmo tempo, um risco e uma oportunidade”, ressaltaram os diretores que entendem não haver apenas impactos de confiança no curto prazo, mas há necessidade de melhora da dinâmica das contas públicas no médio e longo prazos.

“Os membros do Comitê ressaltaram que o ajuste das contas públicas pode envolver medidas com impactos diretos desfavoráveis sobre a inflação, e que esse é um risco a ser monitorado”, mas não detalharam quais seriam.

ATIVIDADE

Para o Copom, há perspectiva de estabilização da atividade econômica no curto prazo. Há sinais o investimento e a produção industrial pararam de cair. São vistos alguns sinais “incipientes” de melhora nas perspectivas da atividade econômica apesar de a economia seguir com nível elevado de ociosidade tanto na estrutura das indústria quanto no desemprego.

CENÁRIO EXTERNO

Sobre a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (Brexit), o Copom ressaltou que a ação dos BCs com sinais de estímulos conseguiram acalmar os mercados financeiros e criar um ambiente de curto prazo “relativamente benigno” para economias emergentes.

No entanto, o Copom ressaltou que o cenário permanece frágil por causa das incertezas sobre o crescimento global e a possibilidade de aumento de juros em economias desenvolvidas.

“Os possíveis desdobramentos econômicos do Brexit contribuíram para um aumento das incertezas de médio e longo prazos e produziram revisões negativas das projeções de crescimento para o Reino Unido e para a Zona do Euro”, diz a ata.

O documento lembra ainda que os Estados Unidos têm sinalizado que deverão aumentar os juros de forma mais gradual, entretanto, as trajetórias de juros sinalizadas pelos membros do Comitê de Política Monetária de lá estão acima da trajetória prevista e negociada nos instrumentos financeiros. O BC brasileiro faz um alerta: “O que pode levar a correções adiante”.

APOSTA PARA OS JUROS

O tom mais pesado da ata do Copom fez o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito, alterar sua aposta para o início dos cortes de juros. Ele previa o início das quedas em outubro. Após ler o documento, alterou seu posicionamento.

— Por sinal essa ata nova parece uma mulher que resolve cortar o cabelo curto para mudar de vida ou um homem que deixa a barba crescer para mudar de cara.

Ele faz referência à toda a mudança na comunicação do BC. Para tentar recuperar a credibilidade perdida pelo ex-presidente Alexandre Tombini, o novo presidente da autarquia, Ilan Goldfajn, reformulou todos os instrumentos de comunicação. Com a ata não foi diferente.

O texto foi mais conciso e claro. Deixou de lado os vários números de indicadores, um trecho que era ignorado pelos analistas do mercado. Passou a focar na análise e deu mais informações para os economistas trabalharem.
 

Fonte: O Globo

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Imagem do dia 25 ABR 2024

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio
Força 25 ABR 2024

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio

Não ao assédio moral
Artigos 25 ABR 2024

Não ao assédio moral

Vida que segue
Artigos 25 ABR 2024

Vida que segue

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 25 ABR 2024

Sindicalistas cearenses debatem fortalecimento do movimento sindical

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 25 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis
Força 25 ABR 2024

Sindmetana inicia campanha salarial com trabalhadores da Caoa em Anápolis

Aplicação da NR-12 na saúde e segurança dos trabalhadores em debate
Força 25 ABR 2024

Aplicação da NR-12 na saúde e segurança dos trabalhadores em debate

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...