Relatório do programa Diálogos sobre a Empregabilidade da Pessoa com DeficiênciaCrédito: Divulgação
Dois a cada 3 trabalhadores com deficiência têm Ensino Médio Completo ou mais, mas a invisibilidade continua

As empresas brasileiras iniciaram o ano com 403.255 trabalhadores com deficiência contratados, no setor público e privado. Este número representa menos de 1% dos 48,06 milhões de trabalhadores.

Os registros indicam que a cada 3 trabalhadores com deficiência, dois têm ensino médio ou mais e para cada analfabeto empregado há 18 com educação superior completa.

Pelo lado da remuneração as diferenças variam de R$ 1.139,01 como remuneração média aos trabalhadores com deficiência intelectual, e, os reabilitados, geralmente acidentados no próprio trabalho, recebem remuneração média de R$ 3.066,80. A remuneração média dos trabalhadores com deficiência é de R$ 2.656,94 mas as variações são gritantes dependendo do tipo de deficiência, onde nos exemplos citados o primeiro grupo recebe 57,1% a menos que a média e o segundo grupo 15,6% acima da mesma média.

Para vencer mitos que ainda impedem o pleno emprego destes trabalhadores e discutir a utilização da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde como ferramenta para ampliar a inclusão, o Espaço da Cidadania incluiu o debate destes assuntos em seu 9º Encontro Anual, que está com inscrições abertas.

Dia: 24/11/2016
Horário: 9h00 às 13h30
Local: Ministério Público do Trabalho – 2ª Região
Endereço: Rua Cubatão, 322 – Paraíso – São Paulo (Próximo à estação Paraiso do Metrô)

Para efetuar a inscrição é necessário informar os seguintes dados: Nome completo, RG, Empresa/Entidade, Cidade, Telefone e E-mail.
As inscrições gratuitas podem ser feitas até 16/11/2016 através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br Oportunamente as pessoas inscritas receberão a programação definitiva e orientações.

Associação Pestalozzi de Osasco realiza VIII Seminário Inclusão em Debate

O Seminário Inclusão em Debate – Inclusão da pessoa com deficiência intelectual: Avanços e Desafios é um espaço dedicado à reflexão, troca de experiências e ampliação do conhecimento sobre as práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual.

Data: 27 de outubro de 2016
Horário: 8h30 as 12h00
Local: Associação Pestalozzi de Osasco (Rua Dionísio Bizarro, 415 – Jardim Ester – Osasco/SP)

Inscrições gratuitas pelo e-mail comunicacao@pestalozziosasco.org.br ou pelo telefone 11-3682-2158 (Falar com Isabel Vaz). Vagas limitadas

Rede Empresarial de Inclusão Social lança Pacto pela Inclusão, em São Paulo

A Rede Empresarial de Inclusão Social lançou o Pacto pela Inclusão, uma carta de compromissos para as empresas promoveram a inclusão de pessoas com deficiência.

Luiz Alexandre Souza Ventura, do blog Vencer Limites, participou e escreveu sobre o evento em seu blog. Segue abaixo o link para acessar o conteúdo:

Dia: 24/11/2016
Horário: 9h00 às 13h30