A segunda-feira (14), foi marcada pelo fortalecimento da classe trabalhadora, através da realização da Plenária Final do 6º Congresso da Força Sindical Bahia com o tema “Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Democracia no Brasil e na Bahia” que reelegeu Emerson Gomes presidente e elegeu Eustácio Lopes vice-presidente da Central na Bahia. O evento realizado de forma semipresencial, no Hotel Portobello em Salvador e através do aplicativo zoom, contou com a presença de sindicalistas dos diversos segmentos e regiões do estado representados pela Central na Bahia.
O 6º Congresso da Força Sindical Bahia contou com a realização de Plenárias preparatórias nos dias 09 e 10 de março que debateram os temas “Mulheres, Organização Sindical e Desafios: Protagonismo da Mulher na Sociedade Democrática e o combate as Múltiplas Violências” e "Geração de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Sustentável para trabalhadores e trabalhadoras”, temas fundamentais para o fortalecimento da Central.
A Plenária Final teve a presença de diversas autoridades. Participaram da atividade de forma presencial, o senador suplente e vice-prefeito de Ilhéus Bebeto Galvão, a deputada federal Lídice da Mata, a deputada estadual Fabíola Mansur, o deputado estadual Tum e a supervisora técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina. O senador Jaques Wagner e o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães, enviaram mensagens parabenizando a Central pela realização do Congresso.
Homenagem – O momento de grande emoção do Congresso foi a entrega do Prêmio Nair Goulart, que tem o objetivo de reverenciar a memória da grande guerreira, lutadora, fundadora e primeira presidente da Força Sindical Bahia. A entrega do prêmio para a deputada federal Lídice da Mata, a supervisora do Dieese na Bahia, Ana Georgina e o presidente do Sindnapi BA, Nilson Bahia, reconheceu a dedicação, brilhante história de trabalho e contribuição prestadas à luta das mulheres trabalhadoras no Brasil e na Bahia.
Filiação – Durante o evento, a Federação da Agricultura Familiar e Agrária – FAFER, o Sindicato dos Servidores Públicos de São Filipe, o Sindicato dos Servidores Públicos de Esplanada e o Sindicato dos Servidores Públicos de Euclides da Cunha foram filiados durante o evento para compor a base da Força Sindical Bahia.