Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Agasalho faz parte do uniforme do frentista da cidade do RJ
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Força
Frentistas do Rio têm direito a agasalho no uniforme anual, garantido por convenção coletiva para enfrentar o frio na pista de abastecimento
Agasalho faz parte do uniforme do frentista da cidade do RJ
O inverno de 2025 está sendo marcado por temperaturas abaixo da média no período em várias regiões do país. A estação, que começou em junho, registra queda significativa de temperaturas e de chuva nas principais capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Apesar do último fim de semana de sol, o clima no Rio de Janeiro mudou com a chegada de uma nova frente fria no estado. A temperatura apresenta queda significativa, com máxima de 21 °C e mínima de 16 °C nesta terça-feira, dia 29 de julho.
Para vencer o frio na pista de abastecimento, a diretoria do Sinpospetro-RJ conquistou na Convenção Coletiva de Trabalho do Município do Rio de Janeiro o direito a um agasalho por ano para os frentistas.
A cláusula determina que as empresas devem fornecer uniformes, gratuitamente, aos seus funcionários. Os trabalhadores devem receber quatro jogos de uniformes anualmente, dois jogos a cada seis meses. Os funcionários também têm direito a um agasalho por ano.
Além disso, os postos devem fornecer equipamentos de proteção individual (EPI), como capacetes, botas, capas de chuva, luvas ou cremes para as mãos e óculos para os funcionários que prestam serviços especiais. O EPI não pode ser cobrado do trabalhador.
O funcionário que tiver o contrato de trabalho rescindido dentro de seis meses, a partir da última entrega, deverá devolver o uniforme à empresa.
Além de proporcionar conforto, o uso de roupas adequadas pode prevenir diversos problemas de saúde e assegurar o bem-estar durante os dias frios.
A Convenção Coletiva tem força de lei e se sobrepõe à legislação trabalhista. Tudo o que consta na convenção é uma conquista do sindicato. Os trabalhadores que não recebem agasalhos das empresas devem entrar em contato com o departamento jurídico do sindicato pelo WhatsApp (21) 97020-9100 ou pelo telefone (21) 2233-9926.