Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Aracaju (SE): Sindicato dos Professores e Auxiliares é a entidade representativa da categoria em Aracaju
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Força
O Sindicato dos Professores e Auxiliares é a entidade representativa da categoria em Aracaju. Sinproad é o legítimo representante dos professores e auxiliares da área administrativa e operacional das instituições privadas de ensino fundamental, médio e superior de Aracaju. O Sindicato dos Professores e Auxiliares da Área Administrativa e Operacional das Instituições Privadas de Ensino Fundamental, Médio e Superior do Município de Aracaju foi fundado em 15 de outubro de 2006.
De lá pra cá, vem travando uma batalha contra o Sindicato dos Professores da Rede Particular do Estado (SINPRO) pela legitimidade de representar a categoria da educação privada da capital. "Foi pela falta de atuação do SINPRO que surgiu a necessidade de um desmenbramento da base, fato perfeitamente legal. A justiça e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já reconhecem a divisão da categoria em todo o país. Isso porque a área territorial de um sindicato é estritamente municipal", explica o professor Fábio Figueirôa, presidente do SINPROAD. Com o processo em andamento no MTE para a obtenção do Registro Sindical, o SINPROAD recorreu à Justiça do Trabalho de Sergipe o direito de representar todos os professores e funcionários das instituições de ensino particulares de Aracaju.
Em janeiro deste ano, foi deferido o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, declarando o SINPROAD como legítimo representante da categoria, autorizando o Ministério do Trabalho e Emprego a dar prosseguimento a análise do seu pedido de registro e ainda uma liminar que oficiou a Caixa Econômica Federal, entidade responsável pela arrecadação da contribuição sindical, para promover abertura de conta à disposição da justiça, na qual foram depositadas quase todas as contribuições relativas às categorias representadas pelo SINPROAD. Com isso, o repasse do Imposto Sindical recolhido pelas empresas dos professores e funcionários no pagamento do mês de março, não fica mais à disposição do SINPRO. "Nada mais justo porque eu acredito que a arrecadação do Imposto Sindical, somente em Aracaju, daria muito bem para prestar grandes serviços aos trabalhadores. É o que o SINPROAD pretende fazer a partir de agora e esquecer os 50 anos de atraso", finaliza Figueirôa.





























