Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Brasília (DF): Delegação baiana intensifica em Brasília a mobilização pela Agenda Nacional da classe trabalhadora
quinta-feira, 7 de março de 2013
Força
Arquivo: Força Sindical BA
|
Mais de 60 mil trabalhadores das mais diversas categorias participaram na manhã ontem (06) da 7ª Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília. A delegação baiana da Força Sindical também esteve presente em grande número e protagonizou uma bela surpresa: recebeu a benção da ala de Baianas de Acarajé para que a caminhada fosse de muita vibração e luta pelos direitos dos trabalhadores.
Os trabalhadores começaram a Marcha no Estádio Mané Garrincha e caminharam até a Praça dos Três Poderes. O ato teve por objetivo fazer com que o Governo Federal negocie a pauta trabalhista. Confira os 10 itens da pauta no final dessa matéria.
Segundo José Mário Rodrigues, Diretor Financeiro da Força Sindical Bahia, a unidade entre as centrais é muito importante. “ A pauta é dos trabalhadores, então precisamos dessa unidade. Os trabalhadores da Bahia e de todo o país estão juntos para pressionar o Governo Federal.”
“ A Bahia quer desenvolvimento com Trabalho Decente”. Essa foi uma das frases das inúmeras faixas com palavras de ordem dos trabalhadores baianos. Vários Sindicatos de todo o estado representaram os aposentados, as técnicas de enfermagem, rodoviários, servidores públicos, frentistas, hoteleiros, portuários, taxistas, pescadores, guardas municipais, bombeiros, dentre outras categorias.
Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), afirmou que a intenção é negociar com o governo a pauta trabalhista. “Os trabalhadores da Bahia , mais uma vez, demonstram sua representatividade nessa Marcha. Viemos com o intuito de intensificar a nossa mobilização e buscarmos através da unidade das Centrais Sindicais a implementação da Agenda Nacional da classe trabalhadora.”
A pauta trabalhista ainda foi divulgada e explicada para a sociedade em frente ao Palácio da Justiça e Itamarati. O segundo momento do ato, à tarde, foi realizado com vários encontros com o Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado; Com Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal; com o Deputado Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados; e com a Presidente Dilma Rousseff.
A pauta trabalhista:
• 40 horas semanais sem redução de salário;
• Fim do fator previdenciário;
• Igualdade e oportunidade entre homens e mulheres;
• Política de valorização dos aposentados;
• 10% do PIB para a Educação;
• 10% do Orçamento da União para a Saúde;
• Correção da Tabela do Imposto de Renda;
• Ratificação da Convenção OIT/158;
• Regulamentação da Convenção da OIT/151 e,
• Ampliação do investimento público.