Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Campo Grande (MS):Trabalhadores de MS vão às ruas, Dia Internacional de Luta Contra a Crise e as Demissões

terça-feira, 31 de março de 2009

Força

Campo Grande (MS):Trabalhadores de MS vão às ruas, Dia Internacional de Luta Contra a Crise e as Demissões

Trabalhadores de Mato Grosso do Sul vão às hoje (30) em Campo Grande,MS numa manifestação (internacional) contra a crise e as demissões. O ato, que conta com o apoio de sindicatos, federações e confederações de trabalhadores, tem o apoio também de todas as centrais sindicais. Manifestações semelhantes serão realizadas em todo o Brasil e em diversos países, que elegeram esse dia 30 de março como “Dia Internacional de Luta Contra a Crise e as Demissões”.

Em Campo Grande, os trabalhadores vão se concentrar às 14 horas no plenário da Câmara Municipal, onde será realizada Audiência Pública da Assembléia Estadual, que contará também com a participação de deputados e vereadores.

De acordo com o presidente da Força Sindical em Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima, a manifestação de amanhã foi um apelo  da Confederação Sindical Internacional (CSI) e da Confederação Sindical das Américas (CSA). “A Força Sindical, as centrais sindicais brasileiras e organizações populares e estudantis realizarão em todo o País, nesse 30 de março, o Dia Internacional de Luta Contra a Crise e as Demissões.

No plenário da Câmara de Campo Grande, parlamentares e dirigentes sindicais deverão manifestar opinião sobre o atual quadro de crise local e apresentar sugestões que podem contornar esse problema, para depois encaminhá-las aos órgãos competentes.

O presidente da CGTG (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Samuel da Silva Freitas confirmou presença na manifestação. Ele falou da importância da organização de entidades em torno de um problema comum hoje no Brasil e em quase todo o mundo. “Somente com muito esforço e trabalho, venceremos essa difícil fase de nossas economias”, comentou.

Mais de mil trabalhadores ligados à Força Sindical, CUT, CGTB, Conlutas, CTB e outras organizações, deverão participar da audiência pública no plenário da Câmara Municipal, prevê o diretor da Força, José Lucas da Silva. Segundo ele, “trabalhadores do campo e da cidade estão unidos contra a crise e as demissões. Somos favoráveis às políticas que geram mais emprego e salário; pela manutenção e ampliação de direitos; pela redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução de salários e em defesa dos investimentos em políticas sociais”, comentou.

Repudio às demissões

Em nota assinada pelas centrais sindicais e movimentos populares brasileiros, foram apresentados os seguintes posicionamentos: A crise e a especulação dos monopólios estouraram no centro do sistema capitalista, os Estados Unidos, e atinge as economias menos desenvolvidas. Lá fora – e também no Brasil – estão sendo torrados trilhões de dólares para cobrir o rombo das multinacionais, num poço sem fim, mas o desemprego continua se alastrando, podendo atingir mais 50 milhões de pessoas.

No Brasil, a ação nefasta e oportunista das multinacionais do setor automotivo e de empresas como a Vale do Rio Doce, CSN e Embraer, levou à demissão de mais de 800 mil trabalhadores nos últimos cinco meses.

O povo não é o culpado pela crise. Ela é resultante de um sistema  que entra em crise periodicamente e transformou o planeta em um imenso cassino financeiro, com regras ditadas pelo “deus mercado”. Diante di fracasso desta lógica excludente, querem que  a classe trabalhadora pague a fatura em forma de demissões, redução de salários e de direitos, injeção de recursos do BNDES nas empregas que estão demitindo e criminalização dos movimentos sociais. Basta!

A precarização, o arrocho salarial e o desemprego enfraquecem o mercado interno, deixando o país vulnerável e à mercê da crise, prejudicando fundamentalmente os mais pobres, nas favelas e periferias. É  preciso cortar drasticamente os juros, reduzir a jornada sem reduzir os salários, acelerar a reforma agrária, ampliar as políticas públicas em habitação, saneamento, educação e saúde, e medidas concretas dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores.  
 

 

 
 

 

Fonte: Wilson Aquino, Força Sindical MS

Últimas de Força

Todas de Força
Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 27 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas
Força 27 AGO 2026

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador
Força 27 AGO 2026

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo
Força 27 AGO 2026

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical
Força 27 AGO 2026

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 27 AGO 2026

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial
Força 27 AGO 2026

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília
Força 27 AGO 2026

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília

TST debate limites ao controle do uso do banheiro
Força 26 AGO 2026

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi
Força 26 AGO 2026

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...