Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Florianópolis(SC): Força SC tem nova direção eleita no Congresso Estadual

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Força

Florianópolis(SC): Força SC tem nova direção eleita no Congresso Estadual

Arquivo: Força Sindical SC

Numa linda sexta-feira de sol, a Força Sindical de SC recepcionou os dirigentes sindicais para o 7º Congresso da entidade, na capital catarinense.
Com o objetivo de discutir e deliberar as propostas para o Congresso Nacional, os sindicalistas debatem os assuntos e votam nas propostas feitas e acrescentadas a pauta.

Antes disso, na abertura, os dirigentes ouviram os convidados da Força SC Deputado Federal, Pedro Uczai, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Miguel Padilha, o Superintendente Regional da do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Luiz Miguel Vaz Viegas, a 4ª vice- presidente da Força Nacional, Eunice Cabral,  o 1º secretário da Força Nacional, Sergio Luiz Leite, Jose Pereira dos Santos, secretario de Formação Sindical da Força Sindical Nacional e o  presidente da Nova Central Sindical SC, Altamiro Perdona.

A Pauta do congresso foi amplamente discutida e aprovada e ainda será formatado um documento oficial que posteriormente será levada até o congresso nacional.

Após as discussões, foi apresentada a chapa que concorreu ao novo pleito da Força Sindical SC, para mais quatro anos.

Osvaldo Mafra e uma grande equipe (segue anexado) foi eleita para continuar a frente da Força estadual.

Ainda foram definidos 80 delegados representantes do estado no 7º Congresso Nacional da Força Sindical Nacional nos dias 24, 25 e 26 de Julho na Praia Grande/SP.
 
CARGO NOME ENTIDADE

PRESIDENTE OSVALDO OLÁVIO MAFRA SIND. ALIM. ITAJAÍ
1º VICE PRESIDENTE MIGUEL PADILHA FED. IND. CARNES ALIM. SC
2º VICE PRESIDENTE JOSEMAR DA MAIA PAVÃO SIND. COMB. CHAPECÓ
SECRETÁRIO MARCIO AURELIO GUAPIANO SIND.CONF.CAR.PORT. ITAJAÍ
1º SECRETÁRIO FÁBIO JONE ARIENTE ALMEIDA SIND. REF. COL. BLUMENAU
TESOUREIRO ARI DE OLIVEIRA ALANO FED. MET. SC
1ºTESOUREIRO EDUARDO SOUZA SIND. MET. BRUSQUE
SEC. ED. FORM. SIND. JOSÉ ISAIAS VECHI SIND. MET. BRUSQUE
SEC. ADJ. ED. FORM. SIND. VALMOR VALLE SIND, REF. AQ. AR JOINVILLE
SEC. QUAL. REQ. PROF. EUDES LUIS GUDIEL SIND. CARNES MARAVILHA
SEC. ADJ. QUAL. REQ. PROF. GILBERTO WEBER SIND. CARNES SEARA
SEC. COMUNICAÇÃO CHAYENNE BERNARDI SECOVELAR – BAL. CAMBORIU
SEC. ADJ. COMUNICAÇÃO VITÓRIO CAVILHA SIND. CARNES ALIM. MAFRA
SEC. APOSENTADOS MARIA ROSELI BEUTING SIND. APOSENTADOS
SEC. ADJ. APOSENTADOS BELATOR BRAZ DE AZEVEDO SIND. MET. TIMBÓ
SEC. JUVENTUDE JONAS DA SILVA SIND. ALIM. ITAJAI
SEC. SAÚDE LUÍZ BITTENCOURTE SIND. REF. AQ. AR JOINVILLE
SEC. INT. SUL E MERCOSUL LUDOVINO SOCCOL SIND. CARNES CAPINZAL
SEC. SERV. PUB. E CIDADANIA ORLANDO SOARES FILHO SIND. SRV. PUB. BRUSQUE
SEC. DIR. HUM. E MEIO AMB. PAULO SERGIO SIND. POL. ROD. FED. SC
SEC. MULHER TANIA MARA VIEIRA POMPERMAYER SIND. SERV. PUB. BRUSQUE
SEC. REGIÃO OESTE VILSON SILVEIRA SIND. PLÁSTICOS CHAPECÓ
SEC. REGIÃO PLANALTO LEOCIR JOSÉ DEON SIND. ALIM. LAJES
SEC. REGIÃO SUL IZIO INACIO SIND. VEST. CRICIUMA
SEC. REGIÃO MEIO OESTE LUIZ DE ANDRADE SIND. CARNES JOAÇABA
SEC. REGIÃO ALTO VALE ALFEU JOSÉ ANASTÁCIO SIND. MET. TIMBÓ
SEC. REGIÃO LITORAL JORGE JOÃO PEREIRA SIND. ALIM. ILHOTA
SEC. REGIÃO NORTE JOSÉ ADEMIR NEGHERBON SIND, REF. AQ. AR JOINVILLE
CONS. FISCAL TITULAR MARIO JOSÉ DA SILVA SIND. ALIM. ITAJAÍ
CONS. FISCAL TITULAR ROLAND GRAETHER SIN. MET. TIMBO
CONS. FISCAL TITULAR VILMAR ANTONIO DE FAVERI SIN. CARNES ALIM. TUBARÃO
CONS. FISCAL SUPLENTE ENGELBERT THUROW SIND. MET. INDAIAL
CONS. FISCAL SUPLENTE ELIANE APARECIDA CORREIA SIND. SERV. PUB. ITAJAI
CONS. FISCAL SUPLENTE JUAREZ DA CONCEIÇÃO SIND. MET. TUBARÃO
 
 
Fala da mesa diretiva:
 
Altamiro Perdona – presidente da Nova Central Sindical SC: Saudou todos da mesa e principalmente os companheiros de luta. Já que a entidade é parceira em muitas lutas.
“Parabenizo os sindicalistas que aqui estão. Esse congresso é importante e vocês são os legítimos representantes dos trabalhadores da base”.
 
Jose Pereira dos Santos – secretário de Formação Sindical da Força Sindical Nacional: Pereira garantiu que a Força é a luta viva e desafiadora de muitas outras lutas que virão.
“Agradeço pelo convite e principalmente por poder passar a minha experiência de luta e de comprometimento com essa central”.
 
Sergio Luiz Leite – 1º secretário da Força Nacional: Serginho revelou que estar a frente da Força Sindical é um desafio muito grande. “Crescemos muito nos últimos anos e isso quer dizer que também duplica a nossa responsabilidade”, adiantou. “Fico feliz em participar desse evento, que é um evento que já faz parte do congresso nacional”.
 
Eunice Cabral – 4ª vice- presidente da Força Nacional: Eunice lembrou a cota de participação das mulheres nos congressos, que essa será a melhor forma de garantir a participação das mulheres.

“Estou feliz em ver o crescimento da Central aqui em SC sob o comando do Mafra (que é como conhecemos ele lá em SP). Agora, temos que tomar cuidado com a proporção das mulheres. Porque inseridas nas lutas que veremos o resultado dessa participação”.
 

Luiz Miguel Vaz Viegas – Superintendente Regional da do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina: O superintendente do MTE em SC c grandes revelações. A primeira delas é que o ministro do MTE, Manoel Dias, terá em SC uma base do governo e que uma vez por mês deliberará assuntos no estado. A outra revelação foi sobre o autoritarismo dos promotores e auditores fiscais do MTE, que “cobram e fecham” sindicatos deliberadamente.

“Nós não vamos admitir que auditores fiscais e promotores fechem sindicatos, ou que digam quem entra ou sai dessas entidades. Os donos do processo são os trabalhadores, são eles que construíram e defenderam os seus direitos. A CLT faz 70 anos e foi o único mecanismo que sobreviveu inclusive a ditadura. Hoje, podemos acrescentar, mas nunca reduzir os direitos garantidos”.
 
Pedro Uczai – Deputado Federal: O único deputado que esteve no congresso fez ponderações sobre a pauta do congresso e se colocou inteiramente a disposição da central. “É lindo toda a semana ver um mar laranja em Brasília. Porque assim como vocês eu acredito que ‘político e feijão só me amolece com pressão’. Vocês são a marca da redução da jornada e eu acredito que as demais centrais deveriam se unir a vocês. E além de me colocar a disposição quero pedir que vocês continuem na luta pelos direitos dos trabalhadores portuários (MP dos Portos), pela CLT e, também, que somem na luta pela licença maternidade de seis meses para a mulher do campo e da cidade”, disse em seu discurso. “Mas acima de tudo, continuem em busca dos acordos coletivos com aumento real. Com essa luta vocês não acrescentam só aos trabalhadores, mas a toda sociedade, pois com aumento real, maior a economia, o fortalecimento econômico, sindical e social”.
 
Miguel Padilha – presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de SC: Padilha lembrou das lutas com todos os companheiros da mesa e lembrou do maior problema enfrentado pelos sindicatos nesse momento: o sistema de custeio sindical.

“Nós defendemos uma massa, precisamos que alguém nos defenda. Pois vivemos retaliações do Ministério Público, dos auditores fiscais e promotores. Não vemos eles fiscalizando os sindicatos dos patrões, só dos trabalhadores”, lamentou.
 
José Isaias Vechi – presidente Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque: “Estamos aqui para mostrar o quanto somos forte como central e também como central estadual, dentro da central nacional. Pois estamos cada vez mais unidos, mais preparados e atingindo mais objetivos, lutando em prol dos trabalhadores com toda a garra de sindicalista”.
 
Juruna – Secretário da Força Sindical: Juruna representou o presidente da Força Sindical Nacional, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. E defendeu que o congresso nacional começou antes, quando as estaduais se reuniram para apresentar pautas.

“Pensamos em central, pensamos em Brasil, em levar experiências boas dos trabalhadores do Amazonas, para Santa Catarina e assim por diante. É unir capacidades, esforços e construir uma luta que será igual para todos e benéfica para todos os trabalhadores”.
 
Osvaldo Mafra – presidente da Força Sindical SC: Quero saudar em especial aos meus companheiros de luta, que deixaram suas casas, seu sindicato, suas lutas para acrescentar ao congresso e junto conosco se responsabilizar pelo movimento sindical da central estadual, dos trabalhadores e de uma sociedade mais justa e igualitária”.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical SC

Últimas de Força

Todas de Força
Instituto Meu Futuro encerra ano com festa e certificados
Força 17 DEZ 2025

Instituto Meu Futuro encerra ano com festa e certificados

Guarulhos: Seminário metalúrgico avalia 2025 e planeja 2026
Força 17 DEZ 2025

Guarulhos: Seminário metalúrgico avalia 2025 e planeja 2026

Metalúrgicos da Deca aprovam Convenção Coletiva 2025
Força 17 DEZ 2025

Metalúrgicos da Deca aprovam Convenção Coletiva 2025

Sindicalistas criticam GT de aplicativos composto por Boulos
Imprensa 17 DEZ 2025

Sindicalistas criticam GT de aplicativos composto por Boulos

Confira o calendário de 2026 para pagamento do abono salarial
Imprensa 17 DEZ 2025

Confira o calendário de 2026 para pagamento do abono salarial

Sinpospetro-RJ celebra 40 anos do Cesteh em debate na Fiocruz
Força 16 DEZ 2025

Sinpospetro-RJ celebra 40 anos do Cesteh em debate na Fiocruz

Federação dos Químicos de Goiás filia-se à CNTQ
Força 16 DEZ 2025

Federação dos Químicos de Goiás filia-se à CNTQ

Brasil e Argentina fortalecem unidade no setor pneumático
Força 16 DEZ 2025

Brasil e Argentina fortalecem unidade no setor pneumático

Mobilização em Porto Alegre defende fim da escala 6×1
Força 15 DEZ 2025

Mobilização em Porto Alegre defende fim da escala 6×1

GM Mogi das Cruzes é acusada de coagir e intimidar trabalhadores
Força 15 DEZ 2025

GM Mogi das Cruzes é acusada de coagir e intimidar trabalhadores

Cofen inaugura espaço e celebra avanço pela unificação da Enfermagem
Força 15 DEZ 2025

Cofen inaugura espaço e celebra avanço pela unificação da Enfermagem

Colônias de Férias do Sindnapi reúnem idosos do programa Turismo 60+
Força 15 DEZ 2025

Colônias de Férias do Sindnapi reúnem idosos do programa Turismo 60+

Redução da jornada e fim da escala 6×1 no debate sindical
Imprensa 15 DEZ 2025

Redução da jornada e fim da escala 6×1 no debate sindical

Todo apoio à greve dos petroleiros!
Força 15 DEZ 2025

Todo apoio à greve dos petroleiros!

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
Artigos 15 DEZ 2025

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Força Sindical participa do lançamento do Brasil que Cuida
Força 15 DEZ 2025

Força Sindical participa do lançamento do Brasil que Cuida

Centrais e movimento sociais convocam atos nacionais em defesa da democracia
Força 12 DEZ 2025

Centrais e movimento sociais convocam atos nacionais em defesa da democracia

Força Sindical critica Portaria 204 e cobra diálogo
Força 11 DEZ 2025

Força Sindical critica Portaria 204 e cobra diálogo

Juntos somos fortes!
Artigos 11 DEZ 2025

Juntos somos fortes!

NOTA OFICIAL – CNTTT
Força 11 DEZ 2025

NOTA OFICIAL – CNTTT

Comparação das jornadas de trabalho no Brasil e na França
Imprensa 11 DEZ 2025

Comparação das jornadas de trabalho no Brasil e na França

Banco Central: vergonha nacional dá presentão aos especuladores
Força 10 DEZ 2025

Banco Central: vergonha nacional dá presentão aos especuladores

Dia Internacional dos Direitos Humanos reforça luta sindical
Força 10 DEZ 2025

Dia Internacional dos Direitos Humanos reforça luta sindical

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
Artigos 9 DEZ 2025

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Centrais sindicais exigem queda urgente na taxa Selic
Força 9 DEZ 2025

Centrais sindicais exigem queda urgente na taxa Selic

Trabalhadores da Maggion aprovam reivindicações da Campanha Salarial 2026
Força 9 DEZ 2025

Trabalhadores da Maggion aprovam reivindicações da Campanha Salarial 2026

Sinpospetro-RJ define prioridades e reforça trabalho de base para 2026
Força 9 DEZ 2025

Sinpospetro-RJ define prioridades e reforça trabalho de base para 2026

Eletricitários firmam parceria com Metalúrgicos de Guarulhos por mais lazer
Força 9 DEZ 2025

Eletricitários firmam parceria com Metalúrgicos de Guarulhos por mais lazer

Ato na Paulista reforça luta nacional contra violência às mulheres
Força 9 DEZ 2025

Ato na Paulista reforça luta nacional contra violência às mulheres

Nota de Pesar – Gustavo Alves Dias
Força 9 DEZ 2025

Nota de Pesar – Gustavo Alves Dias

Aguarde! Carregando mais artigos...