O evento, organizado pela Superintendência Regional do Trabalho SP, através da Seção de Relações do Trabalho, contou com o apoio da Secretaria de Relações do Trabalho e a participação de diversas representações incluindo, além da Força Sindical a CUT e Nova Central.
O objetivo foi a capacitação interna dos servidores que trabalham na área de relações do trabalho, e realizam atividades de:
- Mediação Coletiva de Trabalho,
- Análise e registro de Instrumentos Coletivos (Acordo e Convenções Coletivas),
- Atualização dos Dados Perenes (SD) de filiação e/ou de diretoria no CNES,
- Além de atendimento e diálogo social com diversas entidades sindicais.
Danilo afirmou que, por mais que o Ministério do Trabalho tem sido reativado no governo no Lula, muito ainda precisa ser feito.
“Em consequência da extinção da pasta no governo anterior, Inúmeras deficiências ainda não foram resolvidas e este evento é um importante passo para estabelecer um maior e mais amplo diálogo social no intuito de fortalecer as relações de trabalho”, destacou o sindicalista.
O sindicalista defendeu, durante sua fala, o reestabelecimento do Conselho Intersindical (conselho tripartite formado por representantes dos trabalhadores, empresários e governo) para, desta forma estabelecer uma reaproximação ainda maior.
Ele lembra que este conselho tinha um planejamento de fiscalização no ambiente do trabalho evitando a precarização do trabalho.
Marcus Alves de Mello, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo – SRTE SP , afirmou que a intenção e aprimorar a prestação de serviços públicos, preparando os servidores envolvidos para atuarem na seara do mundo coletivo.
“Queremos aumentar a capilaridade, melhorar o atendimento e estreitar o relacionamento com o maior número de entidades sindicais locais”, afirmou.
Marcos Perioto, Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho estava no evento e ressaltou a importância de identificar as principais dificuldades e necessidades das entidades sindicais.
“O objetivo é sairmos deste evento com a indicação de possíveis soluções para os problemas apontados e identificação dos pontos positivos e da importância do nosso trabalho nas relações sindicais”.
Leia também: Frentistas estão expostos a riscos ocupacionais ambiente de trabalho