Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Fórum Social Mundial em defesa da Pessoa idosa
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Força
Saiba mais sobre o Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa em Porto Alegre. Movimentos sociais e instituições debatem a situação da população com mais de 60 anos.
A décima edição Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa teve início nesta segunda-feira (20) em Porto Alegre com a defesa dos idosos. O FSM é um evento que ocorre anualmente em janeiro na capital gaúcha, reúne movimentos sociais, estudiosos, cientistas e instituições sociais que debatem a situação da população com mais de 60 e apresentam propostas de políticas públicas para atender esse segmento que vem crescendo em todo o mundo.
Para o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, o Fórum promove um diálogo entre e sobre as pessoa idosa num momento muito importante, de muita discussão, um momento de crescimento da população idosa no País.
Durante a abertura, Cavalo ressaltou a importância dos Fóruns desde a primeira edição do evento em 2001, da qual ele participou como diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, e a importância de apoiar iniciativas como o foco na pessoa idosa. Para ele trata-se de uma oportunidade de pensar em um mundo melhor, com paz e harmonia, onde as desigualdades sejam diminuídas.
“Nós, idosos, buscamos uma vida digna. Por isso é importante trabalharmos juntos em iniciativas como esta. Que cada vez mais possamos fazer uma discussão de qualidade, para que um mundo melhor seja possível”, disse ele.
O FSM prossegue nesta terça-feira (21), com a mesa de debates do Sindnap, que contará com debatedores como Andrea Gatto, diretora de Assuntos Internacionais do Sindicato, João Pedro, o médico e diretor do Sindicato, Diógenes Sandim, e o responsável pela subseção do Dieese no Sindnapi, Airton dos Santos.