Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Frentistas do Rio retomam negociação salarial hoje
terça-feira, 11 de março de 2025
Força
Frentistas do Rio retomam negociação salarial, nesta terça (11), por aumento real nos salários e reajuste no valor do TR e abono salarial

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro
A comissão de negociação salarial do SINPOSPETRO-RJ volta se reunir com os representantes do SINDCOMB (Sindicato Patronal) nesta terça-feira, 11.
Os trabalhadores de postos de combustível e de lojas de conveniência reivindicam aumento real nos salários e reajuste significativo no valor do ticket refeição e do abono salarial.
A diretoria luta para conquistar novos direitos para os frentistas. O sindicato reivindica a criação do Prêmio Natalidade.
A cláusula garante aos empregados que se tornarem mães ou pais, durante a vigência do contrato de trabalho, o pagamento de um piso salarial da categoria.
De acordo com a proposta, o pagamento será realizado em uma única parcela, no prazo de até dez dias úteis da data da apresentação de cópia da certidão de nascimento ou de adoção do filho.
Entre as reivindicações apresentadas, está o fornecimento gratuito pelas empresas do vale-transporte aos trabalhadores.
A pauta ainda prevê a criação de uma comissão para os trabalhadores por produtos comercializados no posto que não sejam combustíveis.
Dessa forma, o trabalhador receberia uma comissão pela venda de lubrificantes, acessórios, alimentos, bebidas e outros produtos comercializados nas dependências do posto de combustíveis ou lojas de conveniência.
Na primeira rodada de negociação, a diretoria conseguiu assegurar a data-base da categoria.
Dessa forma, tudo o que for acordado será pago retroativo a 1º de março de 2025, independentemente de quando a negociação for concluída.
Eusébio Pinto Neto, também manteve vigentes as cláusulas da Convenção Coletiva 2023/2025 até o final da negociação.





























