Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Manaus (AM) 13-04-10:Sulivan reeleito presidente da Fitimn
terça-feira, 13 de abril de 2010
Força

A Federação Interestadual dos Trabalhadores Metalúrgicos e Magnéticos da Região Norte (Fitimn) elegeu e deu posse à sua nova diretoria, no dia 12 de março, com a presença de cerca de 160 líderes da categoria e trabalhadores. O evento, que aconteceu no clube Casota, no bairro de Val de Cans, em Belém, também contou com a presença de parlamentares e outros convidados.
Sulivan Santa Brígida, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Pará e primeiro presidente da federação, foi reeleito para conduzir a entidade durante os próximos cinco anos.
Os demais diretores são: Carlos Lacerda (Amazonas), Secretário de Finanças; Raimundo Nonato Brito (Pará), Secretário Geral; Edil Pinheiro da Silva (Barcarena/PA), Secretário de Minorias, Direitos Humanos e Ajuda Humanitária; Edivaldo Guimarães (Amapá), Secretário de Formação e Divulgação Sindical; Jeorge dos Santos (Tucuruí/PA), Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho; Jair Aquino de Lima (Manaus), Secretário de Meio Ambiente; Clovis Prado Gomes (Pará), Secretário de Ciências e Tecnologia; Odileno Meireles (Parauapebas/PA), Secretário Jurídico; Neiba Nunes Dias (Marabá/PA), Secretário Social e de Eventos, e Rosivaldo do Nascimento (Castanhal/PA), Secretário da Previdência Social.
Como diretores adjuntos também foram empossados Jucelio da Costa Cardoso, Ivo Borges de Freitas, Osvaldo de Castro Pacheco, Antonio Agnaldo Silva, Antonio Dias Vieira, João Trindade Lago, Josenildo Rodrigues Vilhena, Zeleimã Assis Rocha, José Otávio Souza Corrêa Jr, Éder do Socorro Leão Sacramento e Edilson Gonçalves da Silva.
Os membros titulares do Conselho Fiscal são: Walber Pinheiro (Pará), Orlando do Amaral Filho (Pará) e Jefferson Sarmento (Amapá), além de Alberto Carlos Duarte, Airton Lima da Silva e Jean Silva de Sena, que poderão substituir os primeiros, quando necessário.
A Fitimn, criada em maio de 2005, representa mais de 60 mil trabalhadores dos segmentos metalúrgico e magnético dos sete estados da região Norte, onde atuam onze sindicatos. Destes, seis estão no Pará.
que nos é reservado pela história: uma região rica com um povo rico.





























