Imagem do dia
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Navio prisão, ‘Raul Soares’, vira tema de filme e solenidade no Sindest
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Força
![]() |
Para falar sobre o assunto, o jornalista Francisco ‘Chicão’ Aloise, autor do livro ‘Cárcere flutuante’, que serve de base para o roteiro do filme, estará no Sindest, na noite desta sexta-feira (22).
Sindest é o sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos, cujo diretor financeiro, Carlos Roberto ‘Beto’ Santos, será um dos atores do filme.
A solenidade de lançamento de uma edição especial do livro, a partir das 19 horas, terá uma estrela, mas não de cinema, que é o médico norte-americano Thomas Maack, um dos presos no navio Raul Soares.
Ele será o principal personagem do filme, vivido pelo ator Alexandre Borges, e mora em Nova Iorque, onde buscou exílio após desativação do navio prisão.
Ele atendeu vários prisioneiros que adoeceram por causa das torturas e das péssimas condições de vida na embarcação, construído em 1900 pela empresa Hamburg Süd.
“Ele salvou a vida de muitos prisioneiros”, diz Aloise “ao recomendar que fossem retirados do navio e internados em hospitais da cidade. Foi um herói que preferiu o anonimato”.
Alemão de nascimento, Thomas Maack ganhou cidadania norte-americana e é professor emérito da Cornell Universidade, de Nova Iorque.
Para o presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, “é um orgulho participarmos da recuperação de memórias, embora repulsivas, de um período recente do país”.
O diretor Beto Santos está “bastante empolgado com a participação no filme.
Estou ansioso para atuar num enredo que faz parte da história do Brasil e mais precisamente da nossa cidade”.
O Sindest fica na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 73, Vila Mathias, Santos.