
Negociação dos frentistas do RJ será retomada sexta, 11
A diretoria do Sinpospetro-RJ luta para conquistar aumento real nos salários e nos benefícios para os cerca de oito mil trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro, representados pela entidade.
A comissão de negociação, liderada pelo presidente Eusébio Pinto Neto, se reunirá com o RJ Postos (sindicato patronal) na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, às 10 horas.
Eusébio Neto convoca os trabalhadores para participar do processo negocial e lutar por um reajuste que contemple as necessidades da categoria.
Data-base
A data-base da categoria está assegurada, portanto, tudo que for negociado será pago retroativo a 1º de junho.
Isenção de descontos
O sindicato reivindica que as empresas forneçam vale-transporte ou vale-combustível, além de seguro de vida, sem qualquer tipo de desconto ou coparticipação dos empregados.
Ticket Refeição
O sindicato propõe a substituição do vale-alimentação para o ticket refeição. De acordo com a pauta de reivindicações, além do ticket refeição, o trabalhador teria direito a uma cesta básica.
Mais direitos às mulheres
Na Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2027, o sindicato cobra mais direitos para as mulheres. Na cláusula que aborda a concessão de folgas, o sindicato inseriu o parágrafo que estabelece a escala de revezamento, assegurando que as funcionárias de postos de combustíveis e de lojas de conveniência tenham direito a dois domingos de folga por mês, sem comprometer a folga semanal regular.
Saúde do trabalhador
Com o objetivo de proteger a saúde do trabalhador, o sindicato incluiu duas novas cláusulas na pauta de reivindicações: as empresas fornecerão aos seus funcionários assistência médica ambulatorial gratuita e a que determina a concessão de assistência odontológica gratuita. Os serviços deverão ser prestados por meio de empresas registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Leia também: Centrais Sindicais Lançam Plebiscito Popular em Rondônia