Recebemos com muito pesar a notícia de falecimento nesta segunda, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, diz o comunicado do Vaticano.
Papa Francisco foi um exemplo de líder espiritual humanista, que ressaltava a justiça social, a solidariedade, a democracia, o desenvolvimento e a paz, defendia a classe trabalhadora e valorizava o movimento sindical.
Lamentamos profundamente sua morte e esperamos que a Igreja Católica e o próximo papa mantenham o seu legado de fé e de esperança em um mundo melhor.
E seremos eternamente gratos por suas sábias palavras sobre os sindicatos de trabalhadores:
Papa Francisco: “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, ‘justiça juntos’. Não há justiça se não se está com os excluídos”.
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical