Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
NOTA OFICIAL: Fusão do Pão de Açucar e das Casas Bahia
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Força
Diante do anúncio da fusão do Grupo Pão de Açúcar com as Casas Bahia, a Força Sindical e a Fecomerciários, entidade representativa dos trabalhadores que representa 1,6 milhão de comerciários do Estado de São Paulo, divulgaram hoje a seguinte nota:
O anúncio da fusão do Pão de Açúcar com as Casas Bahia é motivo de preocupação. Em primeiro lugar, destacamos a importância da manutenção dos postos de trabalho. Os sindicatos não tolerarão qualquer iniciativa de corte de empregos nas empresas em via de fusão, pois consideramos que as empresas, mesmo as privadas, devem cumprir elevada função social de gerar empregos decentes e ofertar produtos e serviços acessíveis a todos os cidadãos. Queremos que os responsáveis pela fusão tenham sensibilidade social e evitem o fechamento de postos de trabalho.
Ressaltamos também que a fusão propicia uma maior concentração de mercado e de capitais nas mãos de poucos, com possibilidades de impactos negativos para a concorrência, o consumidor e os trabalhadores, visto que a experiência de muitas das fusões já ocorridas no Brasil indicam que tal processo se manifesta de forma perniciosa à manutenção dos postos de trabalho atualmente existentes em ambas as empresas.
Cabe ao poder público adotar as medidas necessárias à garantia da concorrência no setor varejista de comércio e a proteção ao consumidor. Um grande conglomerado na área do comércio varejista é uma ameaça aos micros e pequenos estabelecimentos comerciais, que em geral, sucumbem frente ao enorme poder de mercado dos conglomerados, levando milhares empreendedores à falência e de trabalhadores ao desemprego.
Diante da formação de um novo gigante no ramo varejista e sua importância para economia do setor, clamamos que o processo de fusão aconteça de forma transparente, com dialogo democrático com todos os trabalhadores das empresas e seus familiares.
Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical
Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários
(Federação dos Empregados no Comércio do Estado de SP)