Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Porto Alegre (RS): Força propõe projetos de qualificação em Ibirubá
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Força
O comprometimento de uma parceria entre prefeituras e entidades para dar início a projetos de qualificação profissional em Ibirubá foi o fruto da visita do presidente da Força Sindical-RS, Cláudio Janta, ao município na segunda-feira, 23 de novembro. Janta reuniu-se pela manhã com o prefeito Carlos Jandrey e os secretários de Assistência Social e Trabalho, Viviane Kanitz, da Saúde, Carlota Artmann, e do Desenvolvimento, Olindo de Campos.
A entidade vai intermediar junto ao Ministério do Trabalho projetos de qualificação propostos de acordo com a demanda da cidade e da região, seja Consórcio, Pró-Jovem ou Planseq, principalmente no setor metal-mecânico, mas também na área de informática e turismo. "Viemos dar sugestões e disponibilizar nossos técnicos para a criação dos trabalhos, mas para que isso saia do papel é preciso a união de todos, começando por um diagnóstico da região", disse Janta.
A Central ofereceu apoio também por meio da Comissão Estadual de Emprego, onde tem assento. "Em Ibirubá já existe demanda de emprego, mas não há pessoal qualificado", afirmou o prefeito. "Além disso, há a sinalização de empreendimentos e investidores que querem vir para cá, mas não encontram mão-de-obra".
Almoço – O presidente da Força almoçou com empresários e lojistas da cidade para discutir políticas públicas, quando ouviu demandas para interceder no BNDES, onde é conselheiro. Estavam presentes o presidente municipal do PDT, vereador Elói de Andrade, o diretor da Força Marcelo Furtado e o técnico em Segurança do Trabalho Osvaldo Pereira, acompanhados do assessor Marcelo Lopes.





























