Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Regional da Força de Marília e SEAAC participam de ato nacional pela prevenção do câncer de mama
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Força
No dia 29 de setembro, uma passeata marcou a participação da cidade de Marília no "Dia do Desafio - Um Beijo Pela Vida", mobilização nacional realizada pelo Instituto Avon, com o objetivo de detectar o câncer de mama precocemente e salvar vidas.
A Regional da Força Sindical Marília e o SEAAC – Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Marília e Região participaram do evento ao lado de outras entidades: Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Metalúrgicos, ACC – Associação de Combate ao Câncer de Marília; Lions Clube; Fundo Social de Solidariedade; Entidade Amelie Boudet; Casa do Pequeno Cidadão; funcionários da Santa Casa e da Secretaria Municipal de Saúde, além das revendedoras Avon e da população em geral.
A Força Sindical Regional de Marília, por meio dos seus sindicatos filiados, colocou toda a sua organização e complexa infra-estrutura para apoiar o evento, com a distribuição de panfletos em porta de fábrica, divulgação com carro de som e acompanhamento da programação na manhã de sábado, 29 de setembro.
Este ano a cidade foi uma das contempladas pela campanha promovida pelo Instituto Avon e recebeu cerca de R$ 200 mil, revertidos ao Programa de Detecção e Prevenção Precoce ao Câncer de Mama, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Marília.
Durante uma passeata que saiu do Terminal Rodoviário Urbano "Dom Hugo Bressane Araújo", houve distribuição de material informativo sobre o câncer de mama e o programa de Marília, além de uma agenda para controle dos exames das mulheres. Após a passeata houve uma concentração no Terminal Rodoviário, quando os interessados puderam tirar dúvidas nas barracas instaladas pela Secretaria Municipal de Saúde.
A responsabilidade social da Força Sindical
Rosangela Aparecida Rodrigues, presidente do SEAAC de Marília e diretora da Força Sindical Regional Marília destacou a importância do evento: "Este evento se reveste de grande importância, pois leva informação às mulheres de todas as classes sociais. Os índices de incidência de câncer de mama em nosso país são altíssimos e o melhor combate à doença está na prevenção, no auto-exame, e é isto que temos de incentivar. O SEAAC de Marília e a Força Sindical Regional Marília se orgulham em participar desta iniciativa", finalizou Rosangela.
Bons resultados
De abril a agosto deste ano, o programa de Marília, coordenado pelo médico mastologista Carlos Giandon, já capacitou 40 médicos e 59 enfermeiros das Unidades Básicas de saúde e das Unidades de Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde, atendeu cerca de 1.400 mulheres, fez quase cem exames de ultra-sonografia, além de biópsias. Foram detectados cinco casos de câncer de mama, cujas pacientes já se encontram em tratamento pelo SUS.