Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santo André (SP): Sindicato garante inscrição de trabalhador na CIPA
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Força
Foi em vão todas as manobras da empresa MRS para evitar a participação do trabalhador Josemar, o Faísca, a concorrer na próxima eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá interveio nas ações contra a empresa e garantiu o direito da inscrição do companheiro. Por conta dos boatos no chão de fábrica, o Sindicato decidiu realizar assembleia na segunda-feira, dia 03 de maio, para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e explicar os encaminhamentos para garantir a inscrição de Faisca na Cipa.
A empresa fez de tudo para tentar desmoralizar Faísca perante seus companheiros de chão de fábrica o que levou o Sindicato a convocar uma assembleia para tirar tudo a limpo. A perseguição de Faísca começou em abril, quando ele fooi demitido ainda durante a carência da Cipa. Isso tudo para que o companheiro não disputasse a eleição da Cipa.
Desesperado, o trabalhador Faisca procurou ajuda no Sindicato que imediatamente acionou o Ministério do Trabalho que cancelou a eleição da Cipa. O Ministério determinou nova eleição. Com isso, o Sindicato conseguiu uma liminar para que o trabalhador participasse da inscrição. No dia 29/04 o Departamento Jurídico do Sindicato e os dirigentes sindicais acompanharam Faísca na inscrição para disputar uma vaga na Cipa. A eleição está marcada para esta quarta-feria, dia 05 de maio. ‘O Metalúrgico’ trará na próxima edição os novos cipeiros para o mandato de 2010-2011.





























