Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Acordos mantêm emprego de metalúrgicos
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Força
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes firmou, até hoje, 16 acordos de redução de jornada de trabalho e de salário e dois acordos de suspensão de contrato de trabalho para evitar demissões.
Estes acordos envolvem cerca de 12.700 trabalhadores e são resultado de um processo de negociações que conta com a participação de trabalhadores das empresas e uma equipe de advogados, técnicos e economista do Dieese e diretores do Sindicato.
"Com esses acordos já evitamos a demissão imediata de cerca de 4.000 trabalhadores", afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Todos os acordos garantem estabilidade no emprego de 45 dias até 180 dias após o final do acordo. Eles se aplicam a todos os cargos das empresas e estabelecem o piso salarial como limite mínimo de redução dos salários, ou seja, nenhum trabalhador pode ganhar menos que o piso salarial.
NEGOCIAÇÕES
Cerca de 120 empresas já procuraram o Sindicato para negociar alternativas às demissões, alegando redução da produção. "Negociamos de acordo com a realidade de cada empresa, não abrimos mão de benefícios já conquistados pelos trabalhadores e só fechamos acordo depois que a empresa comprovar dificuldades e submetermos as propostas às assembleias", afirma Miguel Torres.
Entre as empresas com acordo fechado estão as autopeças Samot, Olimpus, Zanettini Barossi, MWM (motores), Novex, Rayton, York International, Sabó, Valeo, Knorr Bremse.