Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Alckmin mantém produtiva audiência com comerciários do Estado
quinta-feira, 7 de março de 2013
Força
|
Arquivo: Fecomerciários
|
O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira (7/3) os presidentes dos Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, no Salão dos Pratos, Palácio dos Bandeirantes. Vinte Sincomerciários e dois Sinprafarmas, que representam os práticos de farmácia, foram representados no encontro. Durante uma hora e meia (das 8h30 às 10h30), o governador ouviu e anotou as solicitações do presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, e dos Filiados e, diante de todos, fez ligações no sentido encaminhar, imediatamente, o início dos atendimentos possíveis apresentados pelos sindicalistas. Foi a primeira reunião do governador com um grupo de sindicalistas comerciários do Estado. Embreve haverá uma segunda.
Além do governador, encabeçaram a mesa o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, o secretário adjunto estadual do Trabalho, Aparecido de Jesus Bruzarosco, o presidente Motta e Maria Augusta dos Santos Marques, a Lia, presidenta do Sincomerciários de Votuporanga e integrante do Conselho Estadual da Condição Feminina.
Depois de explanar um perfil econômico positivo e de grandes realizações do governo – como, por exemplo, o crescimento de 1,3% com perspectiva de 4,0% em 2013, com geração de emprego e renda – Alckmin passou a palavra ao presidente Motta, que resumidamente apresentou cinco propostas para futuras parcerias entre o Estado e a Federação. São elas:
– Estreitar parceria por meio da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho com o Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Federação visando a qualificação de comerciários e comerciárias, estreitando, ainda mais, a estrutura da Secretaria e da Federação para este fim.
– Discutir com o Governo estadual, através da Secretaria e seus Postos distribuídos no Estado, a ideia de haver uma maior integração destes postos com as oito Regionais da Federação no sentido de combater irregularidades e, mais uma vez, juntamente com o Departamento de Educação e Responsabilidade Social, intensificar o combate aos trabalhos infantis, escravo e ao subemprego.
– Avançar nos debates em torno da interação da Cooperativa Habitacional da Federação dos Comerciários com a Secretaria Estadual de Habitação, com o objetivo de construir casas à categoria em todo o Estado. A saber: Capital, Grande São Paulo, Interior e Baixada Santista.
– Juntamente com a Secretaria de Esportes, construir um projeto conjunto com a Diretoria da Federação com vistas a conceber apoio estadual, concepção, ou ainda, a organização e a realização de um amplo projeto esportivo. Os 68 Sindicatos Filiados que representam mais de 2,5 milhões de comerciários são dotados de Clubes de Campo e, entre outras atividades esportivas, realizam, anualmente, a ‘Copa Futsal dos Comerciários’.
– Para estender o acesso à cultura à categoria comerciária, estabelecer parcerias com a Secretaria Estadual da Cultura com o propósito de conceder aos comerciários descontos e afins diante dos projetos culturais apresentados pelo Governo no Estado.
Sindicatos presentes
Sincomerciários: Botucatu, Bragança Paulista, Cruzeiro, Fernandópolis, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapeva, Itu, Ituverava, Lorena, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Ourinhos, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, Santo André, São Carlos, São do José do Rio Preto, Sertãozinho, Tupã, e Votuporanga. Sinprafarmas: Americana e São Paulo.
A maior parte desses Sindicatos manifestou ao governador Geraldo Alckmin os seguintes encaminhamentos.
– Fomentar diálogo com as Prefeituras a fim de construir e estender os horários das creches para os filhos das mães comerciárias, coincidente com suas jornadas de trabalho.
– Instalação de postos de Poupatempo fixo ou até mesmo móveis que poderiam ser abrigados na sedes dos Sindicatos.
– Inserir nas Fatecs a disciplina de farmácia.
– Nos Sindicatos que já contam com toda a infraestrutura montada para a realização de cursos, formar parcerias com o Governo estadual. Os professores seriam contratados pelo Estado e as aulas voltadas aos comerciários.
Motta agradece
O presidente Motta declarou: “O governador Alckmin atende a classe trabalhadora. Fomos muito bem recebidos por ele que, diante de todos os presentes, se comprometeu a dar os devidos encaminhamentos. Agradeço a deferência com a qual o governador nos recebeu e sua prontidão em atender as nossas reivindicações”.
Ao encerrar o encontro, Alckmin reconheceu o peso e o valor que o comércio tem na economia estadual. “Sob a liderança do meu amigo Motta, os 2,5 milhões de comerciários que vocês representam no Estado têm valor estratégico para o desenvolvimento da nossa economia que vai avançar, ainda mais, em 2013 e 2014. Sejam sempre bem-vindos a esta Casa e tenham certeza que já estamos trabalhando juntos, com o companheiro de vocês, o Bruzarosco na Secretaria do Trabalho, e considerem suas reivindicações já encaminhadas. Nosso objetivo é estabelecer as devidas parcerias para que sejam cumpridas”.
Em breve, haverá um segundo encontro dos Sindicatos Filiados à Federação que não participaram desta primeira audiência com o governador Alckmin, dado que são 68 Sindicatos Filiados.





























