Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Clementino Vieira é eleito presidente da CNTM
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Força
O ano de 2009 está sendo de fundamental importância para a CNTM. Com destaque para o processo eleitoral, com a formação de uma chapa única, a Chapa 1 -Ampliando Conquistas, que reuniu de forma democrática líderes dos metalúrgicos de todas as regiões brasileiras.
Já no último dia 18 de fevereiro tivemos o pleito que elegeu a nova diretoria (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e delegação representativa junto à Força Sindical) e Clementino Vieira presidente para o período 2009-2013.
O companheiro Clementino foi eleito por unanimidade pelos 150 delegados reunidos em plenária no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Força Sindical, em São Paulo.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, prestigiou o evento e destacou a liderança do companheiro Clementino Vieira e a importância da presença da CNTM, tanto nas lutas sindicais em defesa da categoria metalúrgica em âmbito nacional e internacional quanto nas ações políticas em defesa dos direitos trabalhistas no Congresso Nacional e do desenvolvimento econômico do País.
Plano de Ação
A nova diretoria, que tomará posse no dia 10 de março de 2009, em Brasília, definiu o seguinte Plano de Ação:
Ministra Dilma Rousseff
A ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que ministrou palestra sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a geração de empregos, esteve presente ao encerramento das eleições da CNTM, às 16 horas, no Auditório do Palácio do Trabalhador, parabenizou Clementino Vieira e a nova diretoria e destacou a importância histórica da categoria metalúrgica para o desenvolvimento do Brasil.
Para as principais lideranças da Força Sindical e da CNTM, a palestra colaborou com o debate sobre este momento de crise financeira global, fechamento de postos de trabalho em alguns setores econômicos do País e mobilização do movimento sindical em busca de alternativas para enfrentar e superar a crise.
Assembleia Geral do Conselho de Representantes da CNTM
Um dia antes das eleições (17/2), às 10h00 e às 14h00, a CNTM promoveu (também no Palácio do Trabalhador) Assembleias Gerais do Conselho de Representantes.
Os dirigentes sindicais da CNTM fizeram a leitura e votação do Balanço Financeiro, e demais peças que compõem o Processo de Prestação de Contas do Exercício do ano de 2008, e da Previsão Orçamentária para o Exercício do ano de 2010.
Na ocasião, os representantes da CNTM aprovaram por unanimidade a antecipação do processo eleitoral para o dia 18 de fevereiro de 2009, em São Paulo, e a posse da diretoria para o dia 10 de março de 2009, em Brasília/DF.
Saiba mais:
A CNTM representa 150 entidades sindicais e uma base superior a 1 milhão e 200 mil trabalhadores metalúrgicos.