Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Curso aprimora comunicação de dirigentes dos Sindicatos Filiados
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Força
|
Arquivo: Fecomerciários
|
O Curso “Falar em Público, Oratória e Media Training”, promovido pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, reuniu presidentes e diretores de 12 Sindicatos Filiados nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande.
Com duração de 18 horas, o curso visa aperfeiçoar o desenvolvimento profissional e pessoal dos dirigentes sindicais e foi ministrado pelos professores Rodrigo Prada e Maria Aimee, da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.
Segundo o professor Prada, “os participantes não tinham ideia de como seria proveitoso entender melhor sobre o tema”. Para ele e a professora Maria Aimee, o retorno do curso foi excelente, com ampla participação dos presentes.
Motta
Durante a atividade, o presidente Motta, da Fecomerciários, parabenizou os líderes sindicais presentes e destacou a importância em realizar cursos de capacitação. E anunciou: “Já estão sendo programados novos cursos que complementem os já realizados, voltados para aperfeiçoar cada vez mais a comunicação dos nossos dirigentes comerciários”.
Motta disse ainda que o curso é uma oportunidade para que cada um possa melhorar ainda mais sua gestão e que ele, assim como os demais diretores da Federação, reconhece a importância de se investir na formação permanente dos dirigentes comerciários.
“Continuamos investindo para melhorar aquilo que cada um já faz bem. E devemos estar preparados sempre, porque um dirigente tem um papel de destaque na sociedade e o curso tem ferramentas que nos ajudam nesse sentido”, afirmou.
Segundo o presidente Motta, “a capacitação, no caso em termos de comunicação, contribui para o desempenho dos presidentes dos nossos Sindicatos no diálogo com a categoria, nas mesas de negociações, no decorrer das mais variadas reuniões com os patrões, durante as entrevistas jornalísticas concedidas em suas bases, na abordagem editorial dos jornais e sites sindicais; além do preparo adquirido para falar em público”.
“A dinâmica sindical requer preparo constante e não somente em termos de oratória e ‘oficinas’ para futuras entrevistas em TV, rádio e jornais como vimos nestes dois dias de trabalho. Além do conteúdo que os presidentes detêm sobre as causas comerciárias, é de fundamental importância ele estar apto a passar suas mensagens por meio deste poderoso instrumento de luta que é a comunicação. Parabéns aos participantes e aos professores da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística”, finalizou.
Opinião
A presidente do Sincomerciários de Fernandópolis, Rosana Alarcon, disse que o curso foi muito produtivo para os dirigentes. “Visa facilitar a comunicação com a categoria, além de melhorar o relacionamento com dirigentes patronais, com autoridades executivas e legislativas, assim como ampliar as argumentações durante acordos trabalhistas e manifestações sindicais”.
Rosana afirmou ainda que ela e os demais participantes se sentiram prestigiados com a presença do presidente Motta no curso.
Próximas datas
A segunda etapa do Curso de Oratória acontece nos próximos dias 9 e 10 de abril. Em breve, a Fecomerciários divulgará novas informações sobre as próximas datas.
Participantes
Participaram do Curso de Oratória, presidentes e diretores dos seguintes Sindicatos Filiados: Americana, Assis, Caraguatatuba, Fernandópolis, Itu, Jaboticabal, Mogi Guaçu, Presidente Venceslau, Registro, São José do Rio Pardo, Taubaté (subsedes de Pindamonhangaba e Ubatuba) e Tupã, além de assessores da Fecomerciários.





























