Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP) Fetaesp participa dos Coletivos Nacionais da Contag
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Força
Evento prioriza avaliação e futuras ações para o MSTTR
Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) participa, de 23 a 25 de novembro, dos Coletivos Nacionais promovidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. O evento é dividido nas temáticas: Políticas Agrária, Agrícola, Social, Mulheres Trabalhadoras Rurais, Jovens Trabalhadores(as) Rurais, Assalariados Rurais e Finanças.
Dentro desses assuntos são discutidas as ações desenvolvidas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em âmbito nacional e estadual, além das definições das diretrizes de atuação para o próximo ano.
Segundo informações da Contag, a realização desses coletivos é a base para todo o debate político que acontece no Conselho Deliberativo da Contag, realizado no dia seguinte à finalização dos trabalhos, e desenvolvido em sequência nos demais Estados por seus representantes. O secretário geral da Confederação, David Wylkerson, aponta que o evento serve para amadurecer "toda estratégia e debate das frentes de lutas, bem como os temas e demandas do movimento sindical".
Visando uma participação plena em todas as temáticas do evento, a Federação mobilizou uma grande equipe, entre diretores e funcionários. Na esfera de Assalariados estão o 2º Secretário, Joaquim Dias Campos, e o advogado especializado na área, Dr. Tiago Sacco. Nas políticas sociais, a presença fica a cargo do 1º Tesoureiro, Issac Leite, e da Dra. Rosani Queiroz, que se dedica aos aspectos previdenciários. O vice-presidente, Elias David de Souza, e a representante do departamento de política agrícola, Érica Pereira, fazem parte do coletivo sobre a temática desta área, enquanto o secretário-geral, Waldomiro Cordeiro, e o engenheiro agrônomo, Júlio Cavalari, comparecem no debate agrário. Representando a Fetaesp na discussão de Finanças está a tesoureira-geral, Sônia Sampaio. O debate sobre Mulheres Trabalhadoras Rurais conta com a 2ª tesoureira, Valdirene Gomes da Silva, e a dirigente do departamento de jovens, Daiane Sampaio, que participa do coletivo de seu segmento.
Para o vice-presidente da Fetaesp a participação nos Coletivos da Contag deve ser significativa. "Como representantes de cerca de 600 mil assalariados rurais em todas as culturas e uma média de 200 mil famílias trabalhando na agricultura no Estado de São Paulo, nossa atuação é essencial para o desenvolvimento das ações e decisões que são tomadas em âmbito nacional", observa.





























