Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Trabalhador Aposentado é agredido em Jaú
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Força
O senhor José Baessa, 61 anos, aposentado, residente em Itapuí, foi agredido covardemente pelos proprietários da empresa Central Plast Embalagens Ltda / Maria Eusébia C. Verbena, que esta localizada na cidade de Jaú, na rua Ângelo Ometo, 248. A agressão foi constatada por volta da 13:00 h., desta quarta-feira, em frente a sede da empresa em Jaú.
O senhor Baessa, que é vice-presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, entidade filiada a Federação dos Trabalhadores nas Industrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos e a Força Sindical, que é responsável por representar os trabalhadores da região, entre elas os da empresa Central Plast Embalagens, declara que estava distribuindo Boletins com informações gerais, referentes a questões sociais e trabalhistas, quando o "dono" da empresa e seu cunhado (Élson e Pedro), começaram a agredi-lo com palavras de baixo calão. Em seguida, tomaram o material que ele estava distribuindo, culminando o ato, com uma agressão a pontapés, pelo cunhado do dono da empresa. Após o referido ato, a vitima foi encaminhada para o Distrito policial para elaboração de um Boletim de Ocorrência e posterior exame de corpo e delito.
No dia do Químico, uma atitude injusta e covarde contra um trabalhador representante do setor
O presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, o senhor Edson Dias Bicalho, declara que o ato de agressão ao senhor Baessa, um senhor aposentado, de respeito e mais idade, convalescente de cirurgias cardíacas, além de ser um ato covarde e injusto, também deve ser considerado como um ato de agressão a todos os trabalhadores e aposentados de Jaú e região, "Esses senhores se consideram acima da Justiça e de todos os trabalhadores.
Acham que para eles não existe Lei e autoridades. Agora chega, vamos fazer uso dos nossos direitos legais para que esses donos do poder sejam condenados. Não podemos mais permitir que atitudes reacionárias e arbitrarias como essa voltem a ocorrer. Ultimamente nosso Sindicato vem ouvindo uma série de reclamações de empregados da Central Plast, referente a agressões e violências contra os trabalhadores, cometidas pelos donos da empresa. Pelo visto eles achavam que o nosso material informativo, que estava sendo distribuído de forma civilizada e cordial pelo senhor Baessa, tivesse algum tipo de denuncia contra a empresa, e por isso agrediram o nosso companheiro. Mas agora basta, vamos mobilizar os trabalhadores da região e de todo o estado de São Paulo, sempre com o apoio de nossas entidades nacionais e internacionais, para nos próximos dias, realizar, um grande ato de desagravo ao senhor José Baessa, junto à sede da Central Plast.





























