Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Coletores de lixo protestam contra condições de trabalho em Sorocaba
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Imprensa
Grupo de 50 trabalhadores reclama também de falta de pagamento.
Empresa foi contratada emergencialmente pela prefeitura da cidade.
Funcionários da empresa contratada emergencialmente pela Prefeitura de Sorocaba (SP) para fazer a coleta de lixo na cidade paralisaram as atividades na noite desta quinta-feira (26). O motivo, de acordo com eles, são as más condições de trabalho.
Os coletores do último turno cruzaram os braços no início da noite. O grupo, com mais de 50 trabalhadores, se concentrou em frente a empresa e reclamou também de falta de pagamento.
O motorista de um dos caminhões de coleta, Jamil Mateus, conta que começou a trabalhar nesta quinta-feira às 7h e só encerrou o expediente ás 21h. ‘Meu horário certo é sair às 16h, mas eu acabo trabalhando até esse horário’, conta.
Um dos coletores alega que recebeu um cheque sem fundo da empresa neste mês de dezembro. Os funcionários contam que correm risco durante o trabalho, já que se seguram nos caminhões de coleta em cordas penduradas no veículo.
Alcides de Oliveira Júnior era encarregado dos coletores de lixo mas pediu demissão porque a empresa não atendeu as solicitações de melhorias para os trabalhadores. ‘ A empresa tem 36 caminhões e nós só conseguíamos soltar em condições normais de coleta no máximo 25. Os outros estão quebrados, em manutenção’, explica.
O secretário de Serviços Públicos, Clebson Ribeiro, foi até a sede da empresa e ouviu a reclamação dos funcionários. Ele disse que a prefeitura está acompanhando a situação. ‘Eles estão fazendo reivindicações trabalhistas e isso diz respeito ao contratante para o contratado. A nossa parte é tentar aproximar essas duas partes e resolver o problema o mais rápido possível pra poder efetivamente fazer o trabalho que a gente tem que fazer, que é coletar o lixo e dispor e local adequado’, frisa.
A equipe de reportagem do Bom Dia Cidade conversou por telefone com uma representante do sindicato da categoria que informou que a coleta foi retomada na manhã desta sexta-feira (27). Ela também disse que uma reunião está marcada para às 10h entre a prefeitura, a empresa e o sindicato.
A equipe também falou por telefone com Marcos Fernandes Vieira, representante do consórcio contratado emergencialmente pela prefeitura para realizar o trabalho de coleta de lixo em Sorocaba. Ele disse que só vai se manifestar sobre o assunto no fim da tarde desta sexta-feira.





























