O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou um aumento significativo na renda dos trabalhadores brasileiros em 2023 em comparação com 2022.A renda média real habitual dos trabalhadores em dezembro de 2023 atingiu R$ 3.100,00 representando um aumento de 3,1% em relação a 2022.De acordo com o levantamento, as mulheres registraram um crescimento interanual maior na renda do que os homens ao longo de todo o ano de 2023.Miguel Torres, presidente da Força Sindical ressalta que vale procurar este recente estudo do Ipea, divulgar.
“É importante ajudar a população a entender a diferença entre as políticas de desenvolvimento e inclusão e as politicagens que só trazem retrocessos”, acrescenta o líder sindical.
O sindicalista destaca também os estudos importantes realizados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Eles demonstram que a maioria das campanhas salariais apresentaram conquistas relevantes como o aumento real.
Estas mudanças e avanços na distribuição de renda no Brasil só foram possíveis graças, especialmente, aos seguintes fatores:
- mobilização dos trabalhadores,
- ação unitária e
- as assembleias participativas
Os sindicatos organizados, fortes, com associados organizados nos locais de trabalho, são a base de melhoria de salários e de condições de trabalho.
É fundamental que os sindicatos representativos e atuantes, tenham condições de manter sua estrutura de luta e negociações coletivas para garantir estes avanços à classe trabalhadora.
Veja o vídeo a seguir:
Texto publicado no site Rádio Peão Brasil





























