Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Engenheiros defendem maior aproximação entre universidade e mercado para solucionar problema de escassez de talentos
terça-feira, 28 de junho de 2011
Imprensa
Para o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, o Brasil necessita do intercâmbio com empresas para melhorar o ensino da engenharia e evitar fuga dos profissionais para outras áreas.
A aproximação entre universidade e mercado é uma das saídas apontadas pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) para melhorar o ensino da engenharia no Brasil. Para aprofundar esse debate, o sindicato promove, nesta quarta-feira (29/06), às 16 horas, um encontro sobre os desafios da relação universidades e empresas, com o tema inovação.
O debate integra uma série promovida pelo Seesp e tem o apoio do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) e da VDI, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha.
Segundo o presidente do Seesp, Murilo Pinheiro, o país precisa hoje formar profissionais para suprir as necessidades de um mercado aquecido com a instalação de novas empresas e com eventos como a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“Queremos discutir e propor ideias para alcançar excelência de ensino e qualidade nos serviços desenvolvidos. A educação em engenharia tem papel fundamental no sentido de responder de forma adequada às necessidades prementes da população por meio de ações de profissionais formados com competência e habilidades. Essas são adquiridas em todo o processo educacional, no qual o intercâmbio universidade-empresa é essencial”, afirma Murilo Pinheiro.
Participam do encontro o presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Edgar Horny; o diretor de tecnologia e inovação da Siemens, Ronald Dauscha; o diretor da Lanxess e vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Robert Madersdorfer; e o gerente de inovação e tecnologia da Robert Bosch, Bruno Bragazza.
Formação – Não é de hoje que o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) alertam para a necessidade de melhor formação e qualificação na área de engenharia.
Uma das iniciativas do sindicato é a criação do Instituto Superior de Inovação Tecnológica (Isitec).
A instituição, que deve começar a funcionar em 2012, terá como meta oferecer um ensino de excelência, tanto na formação de novos profissionais, quanto na especialização e requalificação dos engenheiros. Para isso, vão ser oferecidos cursos de graduação, pós-graduação, pós-doutorado e especializações. O Isitec terá parcerias internacionais e vai proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre países, como Brasil e Alemanha.
Serviço:
Dia: 29 de junho – quarta-feira
Local: auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo)
Horário: 16h às 19h
Programação:
16h-Abertura
Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
16h10-Instalação dos trabalhos
Coordenador: João Sérgio Cordeiro, consultor pedagógico do SEESP
Moderador: Edgar Horny, presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha
16h15-Palestra “Inovação e sustentabilidade”
Robert Madersdorfer, diretor da Lanxess e vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha
16h45-Palestra “Inovação e tecnologia na Siemens”
Ronald Dauscha, diretor de tecnologia e inovação da Siemens Ltda
17h15-Palestra “Inovação e tecnologia na Bosch”
Bruno D. Bragazza, gerente de inovação e tecnologia da Robert Bosch Ltda
17h45-Palestra “Pesquisa e inovação na universidade brasileira”
Mario Neto Borges, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa
18h15-Debates
19h-Encerramento





























