Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Palavra do Presidente
MDIC: indústria forte gera empregos
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
MIGUEL TORRES
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do ministro Geraldo Alckmin, tem sido o exemplo de trabalho e realizações em prol da retomada e fortalecimento da indústria brasileira, sustentável e geradora de empregos no País.
Além de se consolidar como exemplo de execução de programas e propostas viáveis, o MDCI se destaca pelo diálogo aberto com todos os segmentos da sociedade – representantes dos trabalhadores, dos empresários – bem como as instâncias de poder, tanto municipal, estadual e seus pares em nível federal.
Um dos exemplos a ser citado – a Nova Indústria Brasil (NIB), que avançou na direção do fortalecimento industrial sustentável, com inovação tecnológica, capacidade exportadora e geração de emprego e renda. Nessa questão foram estabelecidos eixos voltados para o desenvolvimento como inovação, sustentabilidade, exportação, competitiva e inclusiva. Ressalta-se que todo o processo está em constante diálogo com os segmentos envolvidos.
E com indústria forte e produtiva, há geração de postos de trabalho de qualidade, com ganhos em salários, distribuição de renda e aumento de serviços de qualidade para todos.
É importante destacar também o aprimoramento de políticas voltadas para a inclusão social, com mais participação feminina no comércio internacional e arranjo global sobre comércio e gênero.
Houve grande esforço com resultados positivos na integração de políticas industrial e de comércio exterior, aumento com qualificação nas exportações. Depois de 25 anos de negociação, o governo do presidente Lula, junto com o ministro Alckmin, anunciou a conclusão do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia. Com isso, avançamos na desburocratização para simplificar processos e reduzir custos para a indústria, com medidas como o Portal Único do Comércio Exterior. O MDCI intensificou medidas rumo à economia verde, como a formalização do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), e a reestruturação do Centro de Bionegócios da Amazônia, com aprimoramento de políticas de inclusão social.
Isso leva ao entendimento e ao fortalecimento da democracia, com decisões que visam um Brasil mais justo, sustentável, com emprego e renda para todos.
O esforço de todos, o diálogo democrático e participativo só trará benefícios para a sociedade. O MDCI é um exemplo de Brasil no rumo certo!
A luta faz a Lei!
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical