Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Relações Internacionais Força Sindical
Visita de sindicalistas chineses reforça intercâmbio Brasil-China
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Relações Internacionais Força Sindical
República Popular da China, com população superior a 80 milhões de habitantes, cuja capital é Nanquim, cidade-irmã de Belo Horizonte, que abriga cerca de sete milhões de habitantes. Hai defendeu o fortalecimento das relações entre os sindicatos das duas nações, “pois os trabalhadores são um componente importante na consolidação das economias”, disse. Para ele, as diferenças entre as duas nações sugerem um aprendizado mútuo, fato que justifica a presença da delegação chinesa no Brasil.
SEMELHANÇAS ENTRE OS DOIS PAÍSES
Antevendo o desafio colocado para os países que integram o BRICS (Brasil, Rússia, India, China e África do Sul), o presidente da Força Minas, Vandeir Messias, acredita que as semelhanças existentes entre Brasil e China – tais como potencial econômico, além da persistência e da capacidade de organização – são instrumentos capazes de promover a superação dos problemas.
Entre os mecanismos disponíveis, o líder sindical citou as redes mundiais de trabalhadores e lembrou a razão de ser do intercâmbio com os chineses, já que as empresas adotam políticas comuns em todo o globo. Exemplos são encontrados nas transnacionais de gases industriais, montadoras automotivas e indústrias farmacêuticas.
O presidente da Força Sindical de Minas Gerais frisou a importância dos acordos bilaterais entre China e Brasil nas áreas de transportes, ferrovias, energia e infraestrutura, expressando a fé na produção de progresso, estabilidade no emprego e nas garantias sócias, “especialmente para a juventude”, declarou.
SINDICALISMO BRASILEIRO NA CHINA, NA REUNIÃO DO L20
Enquanto os sindicalistas do Brasil recepcionam os colegas chineses, o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Minas Gerais (FEESSEMG), Rogério Fernandes, participará da Reunião dos Ministros do Trabalho dos Países integrantes do G20 (Governos) e do L20 (Trabalhadores), que acontecerá em Pequim, entre 12 e 14 de julho de 2016.
As reuniões de trabalho do G20 e do L20 são preparatórias para o próximo encontro de cúpula dos presidentes do G20, que acontecerá em setembro de 2016, também na China. O sindicalista Rogério Fernandes ainda representará a Força Sindical no Encontro Sindical de Intercâmbio Bilateral do Setor da Saúde, que será realizado em Paris, na França, entre 18 e 19 de julho de 2016.