O Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do(a) Trabalhador(a), em parceria com o Dieesat – Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente do Trabalho e o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realizaram, nesta terça-feira (30) a Conferência Livre Nacional "Saúde como Direito Fundamental para Todas às Pessoas: Fortalecendo a Participação do Movimento Sindical no Controle Social do SUS".
Luis Carlos de Oliveira (Luisinho), secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical ressalta que esta Conferência foi uma etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá pela plataforma zoom. "Foi um importante encontro importante onde debatemos ações para promover e proteger a saúde da classe trabalhadora com políticas públicas de qualidade, integral e universal", afirma Luisinho.
O diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar – Federação dos Trabalhadores em Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, João Donizete Scaboli, destaca que vivemos um momento histórico porém de muita reflexão. “Precisamos resgatar o artigo 196 da CLT, que este ano completa 80 anos. A saúde é um direito de todos e todas e um dever do Estado”, afirma Scaboli.
Luisinho e Scaboli, que representaram a Força Sindical no encontro, defenderam que é fundamental fortalecer o controle social e ocupar os espaços em defesa de um tema tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras. “Os dirigentes sindicais precisam ocupar espaços nos conselhos e comissões e fortalecer ainda mais o SUS – Sistema Único de Saúde que é uma referência para o mundo”.
Eles alertaram que, se não forem adotadas medidas, os trabalhadores vão cada vez mais adoecer nos ambientes trabalho. “É fundamental exigir das empresas planejamento, organização no local de trabalho e treinamentos e gestão de pessoal para evitar que esses números aumentem”.
Na ocasião foram eleitos três delegados para representar o Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do(a) Trabalhador(a) na 17º Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que vai acontecer de 2 a 5 de julho, em Brasília.
Um dos delegado será um dirigente da Força Sindical que também estava presente no encontro desta terça-feira (30) representando a Central, Luís Bitencourt, da Secretário Estadual de Saúde e Segurança dos Trabalhadores e das trabalhadoras da Força Sindical SC.