Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Segurança
IV Marcha Azul Marinho Paulista de Itapira foi um sucesso
terça-feira, 12 de maio de 2015
Segurança
Guardas Municipais de diversas cidades participaram na sexta-feira (08/05) da IV Marcha Azul Marinho Paulista realizada na cidade de Itapira.
A Macha Azul Marinho é um movimento pela aprovação da PEC 534, que regulamenta a constitucionalidade das Guardas no que tange garantir a proteção da população e dos bens, serviços e instalações em âmbito municipal.
“Nossa marcha pelas ruas da cidade serve justamente para chamar a atenção do público, mas não é um movimento reivindicatório, não tem bandeiras políticas e não tem discursos inflamados”, comentou Lucival de Sousa Ferreira, 42, coordenador regional da ONG (Organização Não-Governamental) SOS Segurança da Vida.
Além da marcha, os guardas participaram de curso que abordou assuntos específicos, entre eles: Polícia Completa e Diferentes Polícias nos Estados Unidos; Guardas Municipais, Lutas e Vitórias de uma Polícia Preventiva e Valorização dos Recursos Humanos.
Um dos pontos altos do evento foi a participação do Chefe de Polícia de Carolina do Norte – EUA, Marcos Bonfim, ele que foi guarda municipal metropolitano de São Paulo.
No sábado (09/05), ocorreu o curso de Imobilização e Condução com Bastão Tonfa. O curso foi destinado ao aperfeiçoamento dos guardas e foi ministrado pelo professor GCM de São Paulo, José Valter dos Santos.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapira e Coordenadora da Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical, Cristina Helena Gomes, o evento alcançou seu objetivo no que diz respeito à conscientização da população sobre a importância das Guardas Municipais na segurança da população. “Sempre buscamos o melhor, é preciso que os municípios invistam nas guardas e nos guardas. No ano passado, foi promulgado o Estatuto das Guardas, o prazo para a adequação ao Estatuto termina em junho de 2016 e até agora poucas cidades se mobilizaram. O que vemos são guardas sem qualquer estrutura, viaturas em estado precário, armamento ultrapassado e patrulheiros sem valorização. Mas a cobrança existe em todos os sentidos”.
Participaram da IV Marcha Azul Marinho Paulista de Itapira guardas municipais de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Campinas, Boituva, Tatuí, Leme, Avaré, Taquaritinga, São José do Rio Preto, Mococa, São Paulo, Socorro, Lindóia, Amparo, Estiva Gerbi, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Arujá, Itapira, Sumaré, Santa Gertrudres, Espirito Santo do Pinhal, Caconde, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucai.