Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Vídeos
Balanço dos encontros e acordos fechados no Japão é positivo
quinta-feira, 27 de março de 2025
Vídeos
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, falou nesta quinta-feira (27), sobre o último dia da comitiva do presidente Lula no Japão, que seguirá ao Vietnã para Hanoi, aonde dará continuidade ao objetivo da viagem, que é fazer com que o Brasil participe mais do comércio entre esses países.
O sindicalista ressaltou que no Japão, os encontros foram muito produtivos, com mais de 10 acordos fechados com os empresários japoneses.
“Para se ter uma ideia, a Embraer vendeu 10 aeronaves aqui podendo chegar a mais de 100, então isso é muito importante, isso gera emprego”, comemorou o sindicalista.
Miguel afirmou ainda que um país desenvolvido comprando aeronaves do Brasil também ajuda que outros países comprem.
Além deste importante acordo, muitos acordos na área da alimentação, muitos avanços na área da compra da proteína animal bovina, operações técnicas, cooperação com universidades, troca de experiência na área de tecnologia.
“O Brasil avançou muito nessa viagem e mostra o respeito que o Brasil está readquirindo no governo Lula”, ressaltou o dirigente sindical.
“Terminando essa viagem, faremos um relatório mostrando cada área que foi atendida, a expectativa de outras também que não fecharam acordo neste primeiro momento, mas sinalizando para o futuro que sim”.
O líder sindical destacou a reunião com a presidente da Keiko, central sindical japonesa, onde foi possível a trocando ideias, experiências.
Na ocasião a presidente da central mostrou os avanços alcançados e as dificuldades que eles têm, muito semelhantes as enfrentadas no Brasil.
“Debatemos uma ideia de cooperação sindical Brasil-Japão, até porque nós temos muitas empresas japonesas no Brasil, muitos japoneses morando no Brasil, e o inverso também”, destacou Torres.
Leia também: João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, fala sobre a luta dos trabalhadores no GritaCast