Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A importância da escola na formação profissional
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Artigos
Muito se tem falado sobre a necessidade de as estruturas sindicais investirem na qualificação dos trabalhadores, de modo a permitir que os mesmos tenham acesso a postos mais elevados dentro das estruturas onde prestam serviços e – por decorrência – a melhoria nas suas condições salariais.
É obvio que um trabalhador qualificado tem perspectiva de ser aproveitado em novos empregos que alavanquem sua carreira, permitindo sua ascensão dentro da sociedade em que vive.
No entanto, conforme discutido e proposto no último Congresso da Força Sindical de São Paulo, o trabalhador, por mais qualificado que seja, pode encontrar obstáculos no seu ingresso, em detrimento de outro, talvez não tão experiente, porém, habilitado para o exercício da profissão, mercê do competente diploma, expedido oficialmente.
Desta forma, ficou como sugestão, no Congresso, que a nossa Central, bem como as entidades a ela filiadas, buscassem, independentemente da ministração de cursos profissionalizantes, totalmente práticos, a celebração de convênios com instituições de ensino e com Sindicatos e Federações vinculadas à área do magistério, para que as mesmas, devidamente credenciadas pelos órgãos competentes, participassem dos programas de capacitação de mão de obra, expedindo, ao final, os competentes certificados de conclusão, dotados da legalidade de habilitar os concluintes.
Com a palavra, pois, a nossa Central que, a tantos e tão relevantes serviços que vem prestando às classes trabalhadoras, poderá acrescentar mais este.
Mara Lúcia Bito Legatzki, é Professora, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e Educação de Rio Claro e Região e Secretária Geral da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.