Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Juventude e Trabalho: A dificuldade do 1° emprego
segunda-feira, 12 de março de 2012
Artigos
Há mais de duas décadas que os jovens de 16 a 24 anos sofrem com a dificuldade em se inserir e se manter no mercado de trabalho. São vários os fatores que influenciam para esse acontecimento: A falta de experiência, os estudos ainda não concluídos e a má qualificação profissional.
Um dos conselhos que são dados aos jovens que buscam o primeiro emprego é que procurem aperfeiçoar ao máximo a sua formação. Existem numerosos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos por entidades do comercio e da indústria que acabam sendo uma grande saída.
A formação profissional especializada pode suprir a falta de experiência ajudando na procura do primeiro emprego numa área para a qual este qualificado.
Portanto a juventude necessita de uma preparação muito melhor para poder encarar a dificuldade do 1° emprego, porem o governo deve fazer a sua parte melhorando a qualidade do ensino nas escolas publicas, aumentando o número de escolas técnicas, criando cursos profissionalizantes gratuito que qualifiquem os jovens para o mercado de trabalho.
Jefferson Coriteac é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos SP