Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
29 ABR 2025

Imagem do dia

[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"]Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Normas são cruciais para o crescimento do País

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Artigos

Normas são cruciais para o crescimento do País

Por: Luis Carlos de Oliveira, Luisinho

Segundo o Secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, sua pasta estaria preocupada com a modernização da economia, justificando assim a necessidade de “customizar”, “simplificar” e “desburocratizar” as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho, as NRs.

Marinho afirma que as 6.800 linhas distintas contidas no texto destas normas permitem autuações passíveis de multas por parte dos fiscais do trabalho que, segundo ele, “demandam um enorme trabalho de percepção por parte da economia brasileira como um todo”. Diz ainda que as 37 NRs afetam a produtividade das empresas, desde uma padaria até um forno siderúrgico.

Estas declarações demonstram um forte tom “emocional” do secretário com o tema, que não lhe permite perceber que as mais de 6.800 linhas das NRs não são apenas indicações de autuações. São conhecimentos produzidos ao longo dos mais de 42 anos de estudos, análises, debates e negociações sobre meio ambiente do trabalho, meios de produção e modo de produção, como ritmo e intensidade, relação e higiene do trabalho, que se não forem respeitados ou levados em conta podem sim ser passíveis de autuações.

Estas linhas já tinham sido construídas de forma tripartite por empresários, trabalhadores e governo, portanto essa forma de negociação não é uma invenção do secretário Marinho nem uma prerrogativa de sua proposta de revisão das NRs.

O tripartismo é um método de construção de conhecimento e de negociação coletiva, faz parte da cultura da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), órgão coordenado pelo SITE, um departamento do extinto Ministério do Trabalho e Emprego, e uma orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Já nos anos 1970, constatamos que as NRs surgiram em razão de uma necessidade da própria economia brasileira, pois o Brasil carregava uma grande mancha em sua imagem no exterior devido aos altos índices de acidentes e doenças no trabalho e os governos na época estavam sendo pressionados internacionalmente.

Sendo assim, em pleno regime militar, o extinto Ministério do Trabalho, em cumprimento ao artigo 200 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), cria em 1978, através da portaria 3214, as Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança no Trabalho.

E a portaria, em seu artigo 2º, deixa claro que as Normas poderiam ser alteradas, desde que se levassem em conta a experiência e necessidade. Isto prova que estas Normas não foram nem são um “bicho-papão”, pois estão na sua natureza serem revistas, desde que as alterações não deturpem os objetivos que são garantir a saúde e a integridade física do trabalhador e nunca privilegiar os interesses econômicos sobre o direito à vida.

Rogério Marinho, envolvido emocionalmente por esta questão, devido talvez a interesses econômicos, esquece que o seu cargo como Secretário da Previdência e Trabalho não é para representar apenas uma parte dos envolvidos nas relações de trabalho e na assistência social.

Vale reafirmar que consideramos a extinção do Ministério do Trabalho um erro por parte do governo Bolsonaro, pois a pasta era uma instituição com prerrogativas demandadas constitucionalmente, guardiã das leis trabalhistas, com independência em relação aos interesses econômicos. Esperamos que a Justiça avalie se houve ou não inconstitucionalidade na extinção do Ministério.

Marinho precisa entender que os interesses econômicos não podem estar a frente dos interesses da vida e que, mundialmente, cresce entre os consumidores a necessidade de exigir das empresas a responsabilidade social. A Nike, por exemplo, ficou com uma péssima imagem de empresa exploradora por usar mão de obra escrava.

As nossas NRs são, enfim, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças do trabalho. Além disto, protegem o patrimônio das empresas e evitam problemas jurídicos devido a ações indenizatórias, evitam a perda de horas de trabalho e melhoram a imagem das empresas junto à opinião pública nacional e internacional, garantindo-lhes uma melhor competitividade no exterior.

Quando fala em nome das empresas contra as NRs, Rogério Marinho esquece que muitos sindicatos patronais, sensibilizados com o tema da Saúde do Trabalhador, participaram ativamente da construção de várias NRs como a NR 12, citada pelo secretário.

A NR 12 teve o total apoio, por exemplo, do sindicato patronal dos produtores de máquinas. Será que a modernização da economia não vai passar também pela modernização do parque industrial? Isto será ruim para economia?

As indústrias de automóvel apresentaram vários projetos de renovação da frota nacional, com o objetivo de melhorar as vendas. Isto é crime? O empresário prefere levar sua família para passear no final de semana em um carro seguro ou inseguro, moderno ou ultrapassado?

É necessário se levar em conta também que todo esse trabalho realizado, com estudos efetuados pelos grupos técnicos de trabalho, e os debates travados entre as representações, permitiu empoderar os empresários, principalmente os de pequenas empresas, com conhecimentos que nenhum empresário de forma individual poderia pagar para obter.

E hoje é possível a qualquer empresário acessar o site do extinto MTE e buscar informações necessárias para adequar as suas empresas para um trabalho seguro, de forma gratuita. É possível também que os empresários busquem ajuda dos seus sindicatos patronais, para resolver os problemas de adequações de seus ambientes de trabalho em relação à Saúde e Segurança do Trabalhador, e dos próprios sindicatos dos trabalhadores que, com certeza, irão ajudar como já temos ajudado com satisfação e dedicação há muitos anos.

Assim sendo, seria bom o secretário Rogério Marinho refletir melhor sobre estes pontos, antes que qualquer medida drástica possa se tornar um tiro no pé da economia brasileira.

Luís Carlos de Oliveira (Luisinho)
Secretário-adjunto de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes responsável pelo Departamento de Saúde do Trabalhador

Artigo em resposta ao seguinte comentário do Secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho:https://www.facebook.com/133104230098041/posts/2645044942237278/

Emprego formal cresce no Brasil: Setor Elétrico precisa acompanhar
Eduardo Annunciato, Chicão

Emprego formal cresce no Brasil: Setor Elétrico precisa acompanhar

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Mais empregos, melhores salários e uma produtividade virtuosa; Por Clemente Ganz Lucio
Clemente Ganz Lúcio

Mais empregos, melhores salários e uma produtividade virtuosa; Por Clemente Ganz Lucio

Mesa farta: mais direitos e dignidade
Eusébio Pinto Neto

Mesa farta: mais direitos e dignidade

Mulheres por igualdade, democracia e trabalho decente
Maria Auxiliadora

Mulheres por igualdade, democracia e trabalho decente

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Carta de Trump
João Guilherme Vargas Netto

Carta de Trump

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

O lado positivo das homologações sindicais; por César Augusto
César Augusto de Mello

O lado positivo das homologações sindicais; por César Augusto

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!
Cláudio Magrão

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites
Márcio Ferreira

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites

Pelo trabalhador
Lineu Mazano

Pelo trabalhador

Uma Análise da Retórica Populista à Luz do Pensamento Marxista
Diógenes Sandim Martins

Uma Análise da Retórica Populista à Luz do Pensamento Marxista

A realidade e o retrocesso no comércio mundial proposto por Trump
Eliseu Silva Costa

A realidade e o retrocesso no comércio mundial proposto por Trump

Unidos pela soberania
Força 15 AGO 2025

Unidos pela soberania

Sindicato mobiliza metalúrgicos com plebiscito e conquistas
Força 15 AGO 2025

Sindicato mobiliza metalúrgicos com plebiscito e conquistas

Carlos Galhardo canta: Canção do Trabalhador; música
Força 15 AGO 2025

Carlos Galhardo canta: Canção do Trabalhador; música

Centrais sindicais de SP reforçam agenda legislativa
Força 15 AGO 2025

Centrais sindicais de SP reforçam agenda legislativa

Miro é reeleito presidente do Sintraport com ampla votação
Força 15 AGO 2025

Miro é reeleito presidente do Sintraport com ampla votação

Nova diretoria assume o Sindicato dos Servidores de Itapira
Força 14 AGO 2025

Nova diretoria assume o Sindicato dos Servidores de Itapira

Presidente da FS Angolana visita Central
Força 14 AGO 2025

Presidente da FS Angolana visita Central

Portaria que regulamenta atividade de agentes de trânsito no Brasil será assinada dia 22
Força 14 AGO 2025

Portaria que regulamenta atividade de agentes de trânsito no Brasil será assinada dia 22

Sintrabor denuncia descaso com alimentação na Prometeon
Força 14 AGO 2025

Sintrabor denuncia descaso com alimentação na Prometeon

Eusébio Neto firma parceria com Fundacentro para proteger trabalhadores
Força 14 AGO 2025

Eusébio Neto firma parceria com Fundacentro para proteger trabalhadores

Sindnapi convida para a Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa
Força 14 AGO 2025

Sindnapi convida para a Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa

Federação dos Trabalhadores do Vestuário de MG se filia à Central
Força 14 AGO 2025

Federação dos Trabalhadores do Vestuário de MG se filia à Central

Luiz Arraes denuncia preconceito contra gestantes frentistas no Senado
Força 14 AGO 2025

Luiz Arraes denuncia preconceito contra gestantes frentistas no Senado

Ajudando às empresas e repudiando o agressor
Artigos 14 AGO 2025

Ajudando às empresas e repudiando o agressor

Mulheres frentistas exigem direitos e dignidade no Senado
Força 14 AGO 2025

Mulheres frentistas exigem direitos e dignidade no Senado

Governo anuncia medidas para defender empresas de tarifaço dos EUA
Força 13 AGO 2025

Governo anuncia medidas para defender empresas de tarifaço dos EUA

Em plenária intersindical, Feessemg inaugura sede moderna em Contagem
Imprensa 13 AGO 2025

Em plenária intersindical, Feessemg inaugura sede moderna em Contagem

Centrais se organizam por campanhas e manutenção de empregos
Força 13 AGO 2025

Centrais se organizam por campanhas e manutenção de empregos

3ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica será em setembro
Mulher 12 AGO 2025

3ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica será em setembro

Marcha das Margaridas reforça luta por direitos e igualdade
Mulher 12 AGO 2025

Marcha das Margaridas reforça luta por direitos e igualdade

Centrais sindicais retomaram articulação no Congresso Nacional
Força 12 AGO 2025

Centrais sindicais retomaram articulação no Congresso Nacional

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro
Imprensa 11 AGO 2025

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Sindicalistas iniciam Jornada Nacional sobre reforma do IR
Força 8 AGO 2025

Sindicalistas iniciam Jornada Nacional sobre reforma do IR

Centrais sindicais SP e Dieese se reúnem para alinhar agenda legislativa
Força 8 AGO 2025

Centrais sindicais SP e Dieese se reúnem para alinhar agenda legislativa

Entidades gaúchas defendem empregos frente ao tarifaço dos EUA
Força 8 AGO 2025

Entidades gaúchas defendem empregos frente ao tarifaço dos EUA

Alerj cria grupo para debater segurança nos postos de combustíveis
Força 8 AGO 2025

Alerj cria grupo para debater segurança nos postos de combustíveis

Encontro Regional fortalece inclusão de pessoas com deficiência
Força 8 AGO 2025

Encontro Regional fortalece inclusão de pessoas com deficiência

Sindicalistas debatem desafios do setor papeleiro
Força 7 AGO 2025

Sindicalistas debatem desafios do setor papeleiro

Força e ADS pedem justiça por morte de líder da CROC
Força 7 AGO 2025

Força e ADS pedem justiça por morte de líder da CROC

Viva a Lei Maria da Penha!
Força 7 AGO 2025

Viva a Lei Maria da Penha!

Aguarde! Carregando mais artigos...